x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 7.326

Adicional Noturno + DSR

Renata

Renata

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 8 anos Domingo | 5 julho 2015 | 14:18

Por gentileza, preciso de um auxílio com o cálculo de Adicional Noturno + DSR, procurei em vários lugares, porém cada lugar aparece um cálculo diferente. Se puderem me ajudar ficarei muito grata.
Meu marido tem sua jornada de 12X36 e começou a trabalhar no horário noturno das 18:00 às 06:00 desde o dia 23/05/2015.
No salário referente à maio não veio nada de Adicional Noturno e disseram que viria junto com o de junho, pois a folha já estava fechada.
Sendo assim ele teria 5 dias de maio + 15 dias de junho + DSR dos dois períodos.
Ao receber seu holerite, vimos o valor de 34,23 de Adicional Noturno e 6,85 de DSR sobre o Adicional Noturno.
De todos os cálculos que eu vi, nenhum chega neste valor que foi pago, que certamente está errado.
Por favor, me ajudem a calcular o valor corretamente para que ele possa falar com a empresa e assim receber o valor correto.
Antecipadamente agradeço.

Jannaina Fernandes

Jannaina Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 20:10

Boa noite,

Alguem sabe me informar se o adicional por tempo de serviço (bienio - trienio etc) devo somar ao salario para calculo do adicional noturno?

Exemplo - salario 1000,00

Trienio 100,00

Base para calculo do adicional noturno = 1100,00?


Obrigada

Melissa Lousada Rocha da Silva

Melissa Lousada Rocha da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 17:42

Boa tarde,
Renata,segue abaixo um exemplo que consta na fonte citada abaixo:
Fórmula do Adicional Noturno
Para saber o valor do adicional noturno, divida o Salário Base Mensal pelas Horas Contratuais, e depois multiplique o valor da Hora Normal pelo Percentual do Adicional Noturno (20%), caso seja esse o percentual da sua CCT.
Exemplo:
Salário mensal: R$500,00
Horas Contratuais: 220h
R$500,00/220h = 2,2727 (valor por hora diurna) x 20% = 0,45 (valor do adicional noturno)
Agora multiplique R$0,45 pela quantidade de horas noturnas trabalhadas no mês.
Exemplo:
180 horas noturnas x R$0,45: R$81,00 (adicional noturno)
O pagamento do adicional noturno deve ser discriminado na folha de pagamento e no recibo de pagamento de salário, assim como também deve estar incorporado nos outros recebimentos como: Férias, 13º Salário, FGTS

Fonte: http://trabalho-noturno.info/regras-do-trabalho-noturno.html
http://adicional-noturno.info/o-que-e-adicional-noturno.html

Melissa Lousada Rocha da Silva

Melissa Lousada Rocha da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 10:01

Bom dia,

Iolanda Oliver, segue abaixo um exemplo que consta na fonte citada abaixo:
No caso em que o empregado trabalhe em um período que compreenda tanto o horário diurno quanto o noturno, somente após as 22h é que o adicional noturno deverá ser contabilizado e pago. Sua comprovação se faz por meio da folha de registro de ponto. E para casos de horas extras noturnas, o valor da hora extra a ser paga será calculada com base na aplicação do percentual (que pode ser de 50% ou 100%) sobre o valor da hora diurna, somando o valor ao adicional noturno.
Por exemplo, se João trabalhou 180 horas noturnas em um mês, recebe um salário de R$ 500,00 e tem uma jornada de trabalho de 40 horas semanais (200 horas mensais).
1. Adicional Noturno (20% sobre o valor da hora)

Salário – R$ 500,00

Jornada de Trabalho – 200 horas

Valor da hora – 500/200 = 2,5

20% do valor da hora – 2,5 x 0,2 = 0,50
2. Valor do Adicional Noturno

20% do valor da hora – 0,50

Horas noturnas – 180 horas

Adicional noturno – 0,50 x 180 = R$ 90,00

Não esqueça do D.S.R sobre essas horas.

Fonte: http://adicional-noturno.info/o-que-e-adicional-noturno.html
http://trabalho-noturno.info/regras-do-trabalho-noturno.html

Renata

Renata

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 8 anos Sábado | 11 julho 2015 | 18:33

Boa tarde Melissa,

Se você puder calcular para mim....não entendo muito disso e não sei se estou fazendo corretamente. Também tem a DSR.
Você pode fazer esse favor por gentileza??
O valor do salário é de R$ 1.075,38, 12X36, das 18hrs às 06hrs.

Antecipadamente agradeço.

Eduarda

Eduarda

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 16:34

Boa tarde!
Estou calculando as férias de uma funcionária cujo período aquisitivo é de 01/12 a 30/11 e ela recebeu adicional noturno por 4 meses (de dezembro a março do período aquisitivo) e depois passou a trabalhar durante o dia. No meu entendimento deveria fazer a média do adicional noturno dos meses trabalhados e pagar nessas férias, porém meu programa está zerando o campo do Ad. Noturno e fazendo a média apenas do D.S.R. , então fiquei na dúvida se incluo a média do adicional noturno ou não e se tiver de acrescentar divido com base nos meses onde houve trabalho noturno ou por 12?
Qual seria o procedimento correto?

Desde já agradeço muito!

Alexandre Alceu

Alexandre Alceu

Iniciante DIVISÃO 2, Operador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 04:17

Boa noite,

Recebo R$ 1.580,00 + 30% (que em setembro com 21 dias úteis foi de R$ 398,16), só que nunca pagaram DSR com adicional noturno para mim.

Antes trabalhei por 1 ano e 2 meses à noite, fui trabalhar de dia fiquei 1 ano e 3 meses, e agora estou há 2 anos trabalhando à noite sem interrupções.

Minhas dúvidas são as seguintes:

a) Eles não teriam que pagar meu DSR com adicional noturno?

b) Minha média de férias dá sempre diferente do que eu calculo, a média não é a soma dos últimos 12 meses trabalhados divididos por 12? Esse ano me pagaram menos do que eu ganho mensalmente, ou seja uma média que não ficou na média.

c) E eles fazem o cálculo de adicional assim: R$ 1.580,00 : 200 horas = 7,90 / hora X 30% = 2,37 / hora adicional noturno X 8 horas por noite X 21 dias úteis (setembro). Tá certo. Minha dúvida é que trabalho todos os dias do ano à noite, eu não tinha que receber um valor fixo de adicional todos os meses iguais?

Agradeço desde já,

Alexandre Alceu

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.