Boa tarde!
Empresa comprou imobilizado e carteira de clientes, exemplo: "preço do negócio": R$ 2.000.000,00, sendo R$ 1.000.000,00 pelo ativo imobilizado (instalações) e R$ 1.000.000,00 pela Carteira de Clientes. Ira pagar da seguinte forma: Uma entrada de R$ 500.000,00 e 30 parcelas de R$ 50.000,00.
Como proceder com os registros contábeis?
Seria essa a melhor forma:
D - Imobilizado (Não estou considerando, aqui, se houve "ganho" ou "perda" na aquisição do imobilizado) - R$ 1.000.000,00
D - Ativo Intangível - R$ 1.000.000,00
C - Passivo Circulante (vendedor) - R$ 2.000.000,00
Ou eu poderia tratar diretamente no resultado:
D - Imobilizado - R$ 1.000.000,00
D - Despesas Não Operacionais (Gastos com Aquisição Carteira de Clientes) - R$ 1.000.000,00
C - Passivo Circulante (Vendedor) - R$ 2.000.000,00
Mais:
Se eu considerar a segunda opção, uma vez que a empresa é tributada pelo "Lucro Real", posso utilizar como despesas dedutível da base de calculo do IRPJ e CSLL?
Aguardo as considerações dos colegas.
Obrigado!