Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 2.197

Inscricao de primeiro estabelecimento

Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 14:14

Segundo a IN DNRC 104 de 30 de abril de 2007 no seu srtigo 14 determina que deve ser acrescentada a denominação as expressões "microempresa" ou "empresa de pequeno porte" ou as suas respectivas siglas. Sendo essas siglas incorporadas e fazem parte do nome empresarial.

É bem verdade que sua omissão não enseja o indeferimento do DBE na Receita Federal, mas a bem da clareza e exatidão e em respeito a IN do DNRC que dever ser observada pelos colegas contadores e profissionais afim, entendo ser o mais correto o emprego das siglas apostas ao nome empresarial.

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
Ciro Ferreira Maldonado

Ciro Ferreira Maldonado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 15 anos Sábado | 26 julho 2008 | 00:30

Junta Comercial: Contrato sem ME ou EPP.
No cadastro web vc marca a expressão e o nome sairá com ela no fim do processo.

A junta comercial registrará o contrato e o enquadramento de ME ou EPP.

Quando transmito os dados para a receita federal eu incluo a expressão ME ou EPP e envio o documento do enquadramento junto com o contrato, afinal a expressão está fazendo parte do nome empresarial.

Se por um acaso vc fizer uma alteração contratual futuramente, vc deverá incluir a expressão ME ou EPP no contrato.

Talita L Massaro

Talita L Massaro

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sábado | 26 julho 2008 | 17:54

Nos processos que já dei entrada na Junta Comercial do meu Estado (firma individual) na inscrição não coloca ME posteriormente qndo fui fazer alguma alteração precisei colocar, pois, a empresa já se encontrava enquadrada como ME. Com relação a Receita Federal e Estadual nunca exigiram! Mas estou padronizando .... estou incluindo em todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.