Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.403

Qual o melhor regime de tributação.

RENATO WIGANDO DA SILVEIRA SCHOLZE

Renato Wigando da Silveira Scholze

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 24 julho 2015 | 15:22

gostaria de um auxilio em definir qual a melhor tributação a escolher para uma empresa, segue dados logo abaixo.

ela é ltda me.

cnae: 4712-1/00 comercio e varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios minimercados mercearias e armazéns.

faturamento mensal: 150.000,00

despesas com folha de pagamento: 12.000,00


atualmente ela esta no simples nacional, porem foi feito um questionamento se o lucro real ou presumido não seria a melhor opção de tributação.


gostaria de ajuda de vocês!


Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 8 anos Sábado | 25 julho 2015 | 12:19

Bom Dia,

creio que se essas despesas com folha e as demais dedutiveis não atingerem pelo menos 80%, nao compensaria o LR. A despesa com folha representa 8% desse faturamento.

O LP nem sempre é viável, e nesse caso creio que não será, pois o faturamento é alto para tal regime sem deduções como o LR.

No Simples você está pagando UNICAMENTE em impostos federais algo em torno de 9%.

Abçs.

RENATO WIGANDO DA SILVEIRA SCHOLZE

Renato Wigando da Silveira Scholze

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 08:49

dentro do simples eu não poderia me beneficiar de alguns produtos que são isentos de ICMS, monofásicos ou alíquota zero de PIS e COFINS, para mim ter 100% de certeza de que o simples é mais vantajoso, no caso, eu teria que fazer um levantamento de toda receita gerada através destes produtos e ver se compensaria.
olhando pelo fato das despesas com folha no simples é mais vantajoso, mas comparando com os benefícios desses produtos, só através de um levantamento correto?!

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 10:33

Sim.
Tem que pegar aí os ultimos meses, ver qual a porcentagem que consegue de crédito nas entradas, qual porcentagem que dá de benefício nas saídas, fazer uma apuração mais completa.
Fazer uma simulação dos ultimos meses apurando como se fosse Lucro Real por exemplo.

A diferença maior é realmente na tributação dos impostos referente a mercadorias.

Abçs.

Paulo Suzuki

Paulo Suzuki

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 10:48

Prazado Renato, empresa optante pelo SImples pode sim se beneficiar dos produtos sujeitos a tributaçao monofásica e susbtituição de ICMS. Deverá segregar as receitas e apurar as devidas aliquotas. Isso fará com que o imposto fique muito menor e ratifica ainda mais que a melhor opção é o simples. Pense que se ela for lucro presumido os encargos sobre a folha serão muito maiores alem de que deve-se atentar para o cumprimento de varias declarações acessorias a nivel estadual e federal por exemplo

RENATO WIGANDO DA SILVEIRA SCHOLZE

Renato Wigando da Silveira Scholze

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 11:54

então, em relação ao PIS e COFINS, a lista que permite se aplicar a regra do monofásico é pequena para empresas do simples nacional, e a parte o ICMS que me refiro é alguns produtos que se enquadram em alguns convênios exemplo convênio 100/92 que fala sobre isenção de ICMS. a parte de substituição já se é utilizado.

tem alguém que tem alguma empresa parecida com a citada logo acima e que já tenha feito algum levantamento qual foi a melhor opção?

desde já agradeço a participação de todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.