Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 9.488

Quem paga o Dae a empresa fornecedora ou o consumidor?

MARCOS ANTONIO ANDRADE SILVA

Marcos Antonio Andrade Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Eletricista Manutenção Industrial
há 8 anos Sábado | 1 agosto 2015 | 21:05

Boa noite .
Gostaria de saber quem deve pagar o DAE.
Meu filho tem uma oficina de manutenção em maquina de lavar roupa, onde ele é cadastrado pelo MEI, ele fez uma compra de peça em uma fornecedora em recife,onde a SEFAZ-SE, reteve essa mercadoria alegando antecipação de ICMS" DAE". Nesta compra foi gerada nota fiscal onde esta cobrando todos os tributos legais. esta compra, já com os impostos ficou em torno de 1.586,00 A SEFAZ esta cobrando do DAE. 229,89 Quem deve pagar? a empresa fornecedora ou o comprador?

ATT: Marcos

João Henrique

João Henrique

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sábado | 1 agosto 2015 | 23:59

Preciso saber o valor correto do total da nota pra te responder isso...
Mas vou te adiantar no que você pode ser obrigado a paga que é o ICMS FRONTEIRA(antecipação).

Quando o seu fornecedor de PE emiti uma nota, ele vai ter que pagar de ICMS apenas 12% e o resto 5% é você que vai ter que pagar. (12% + 5%= 17%).

Exemplo: Tenho uma empresa em SE e comprei uma mercadoria no valor total de R$1.000,00 lá em PE. O meu fornecedor pernambucano vai emitir a nota com a base de cálculo de R$ 1.000,00 e vai ter 12% de ICMS que é R$ 120,00. Eu vou ter que pagar o restante do ICMS devido a SE que é de 5% de R$ 1.000,00 que é R$ 50,00.

Espero ter ajudado!!

MARCOS ANTONIO ANDRADE SILVA

Marcos Antonio Andrade Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Eletricista Manutenção Industrial
há 8 anos Domingo | 2 agosto 2015 | 09:17

bom dia

Bom pessoal o valor do produto, 1.510,00 valor total da nota 1.586,00, na nota esta dizendo que: calculo de ICMS, 1.531,52 valor do ICMS, 160,73 valor do PIS, 26,05 valor do IPI- 8,19 valor do confins, 119,96.
aqui em Aracaju a SEFAZ esta cobrando 229,86 de DAE. Eu ainda tenho que pagar? já mandei um email pra a empresa fornecedora e ela disse que eu tenho que pagar.


Gostaria da ajuda de vocês, pos sou leigo nesse assunto :

att: marcos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.