x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 50

acessos 97.440

Erro que impede validação da ECF: bloco M410

GINA

Gina

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 17:21

Pessoal boa tarde!!
Gostaria de saber como validar uma empresa que apura pelo lucro real anual, já faz tempo que tento validar más sempre da erro no mesmo problema.
A Base de Cálculo negativa antes da compensação de BC negativa de períodos anteriores deve ser igual ao valor registrado na conta referente à base de cálculo negativa do próprio período na parte B do e-LACS.( ELACS E ELALUR).
No caso a empresa deu prejuizo todo o ano menos em janeiro, quando fui visualizar os dados da ecf reparei que no mes que tive lucro em janeiro, tinha vindo preenchido no m300 e 350 cod. 170 compensação rural do proprio periodo isto é possivel ja que nao preenchi e minha empresa é comercio? Já que na ecd 2013 foi sem o lalur, fora que nao consigo nem editar pelo menos pra fazer o relacionamento com a parte b, porque pensei que esse deve ser o motivo para nao validar minha ecf; Porque ja fiz de tudo, criei no M010 conta de saldo anterior, e referente a cada mes que deu prejuizo, no m410 lancei os pejuizo de forma acumulada por mês, as contas contabeis no m010 é uma para todas? tanto para o elalur como e-lacs por mes? e sempre que vejo o erro e clico a ecf puxa no m410 a aba do anual .. é pra preencher também? Porque ate agora tinha preenchido de janeiro a dezembro só dentro do m410..
Agradeceria muito quem puder me ajudar, não sei mais o que fazer...
Grata

WESLEY ASAMI DEMENCIANO

Wesley Asami Demenciano

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 08:43

Olá Gina, bom dia.
Segue conforme preenchi, contudo, o meu é trimestral.
Espero que ajude.

Exemplo: conforme minha situação. Aplicar ao LALUR e ao LACS (ao LACS, no M410, Indicador do lançamento indicar como base de cálculo negativa, conforme instruções RFB no link http://www1.receita.fazenda.gov.br/noticias/2015/julho/noticia-20072015.htm


Registro M300 (POR TRIMESTRE)
Campo 02; Lucro liquido antes do IRPJ -6.374,44
Campo 08; (+)Despesas operacionais - parcelas não dedutíveis 515,60
Campo 175; Lucro real -5.858,84
*caso esteja compensando prejuízos, preencher o campo 173

Registro M010 (POR TRIMESTRE)
Código da Conta: a numeração fica à seu critério
Descrição: preenchi do meu jeito "PREJUIZO 1o TRIM 2014"
Data de Criação: 31/03/2014
Saldo inicial: 0,00 (não havia prejuízos acumulados anteriormente)

Registro M410 (POR TRIMESTRE)
Código do lançamento: seria a conta que criei em M010
Valor do lançamento: 5.858,54
Indicador do lançamento: PF (Prejuízo do exercício)
Histórico: preenchi do meu jeito "PREJUIZO NO TRIMESTRE"
Realização de valores ...: Não (no meu caso)

Como eu tive apenas um trimestre de prejuízo e não compensei nada durante os próximos trimestres, não foi necessário preencher 2o, 3o e 4o trimestres e, meu saldo final no M500 seria 5.858,54.

Para o seu caso, não fiz o teste, mas levando em consideração que o M410 seria o controle de saldo de prejuízos acumulados, eu tentaria lançar todos os meses que tiveram prejuízos no M410 (levando em consideração o campo 175 do registro M300). Após os prejuízos mensais (no seu caso), caso tenha compensado prejuízos, também lançaria no M410 cada mês que houve compensação, chegando dessa forma no saldo final que você ainda teria de prejuízos acumulados à compensar. Quero deixar claro que não fiz os testes, estou achando que seria isso ok.

Exemplo: Compensando prejuízo no exercício - M410 (POR MÊS)
Registro M410 (POR MÊS)
Código do lançamento: seria a conta que criei em M010
Valor do lançamento: 1.000,00
Indicador do lançamento: CR (Crédito)
Histórico: preenchi do meu jeito "COMPENSACAO DE PREJUIZO NO MÊS/TRIMESTRE"
Realização de valores ...: Não (no meu caso)
*se você analisar o M500, meu saldo final dessa conta, após a compensação seria 4.858,54.

GINA

Gina

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 11:24

Obrigado pela ajuda Wesley, mas já consegui solucionar.
O meu problema não estava no preenchimentos do m410 e sim numa conta contabil que foi refenciada no plano de contas rural indevidamente sendo que era comércio, isso alterou na ecf o resultado e deu divergência no valor dos prejuízos. Que no primeiro momento no m300 não conseguia visualizá-la más depois nas demonstrações contábeis que nao tinha visto notou-se a divergência, que vinha alem de contas erradas referenciadas, lançamentos contábeis indevidos que pude visualizar graças a ajuda de uma pessoa aqui do forum

ERICA MAIA

Erica Maia

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 16:00

Queridos amigos estou desesperada.

Alguém pode me ajudar dando o passo a passo para acertar o Erro M410.

Pois, no ano de 2013 fechou com prejuizo.

Em 2014 ficou assim: 1º trimestre - lucro

2º trimestre - prejuizo

3º trimestre - prejuizo

4º trimestre - prejuizo


O que faço????

Eduardo Miranda

Eduardo Miranda

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Sábado | 26 setembro 2015 | 21:34

Solução para o erro Registro M410 Sped ECF

- Espero que ajude, este vídeo foi criado por Elquimin Moreira. O objetivo é ajudar
a resolver este problema que está deixando o pessoal sem dormir.

Video explicando sobre Sped ECF Registro M410

OU copie e cole na barra de endereço do seu navegador: https://www.youtube.com/watch?v=hd5ablZ0kmA&feature=youtu.be

Qualquer dúvida envie um email para: @Oculto

RENAN MOULAIS PECCINI

Renan Moulais Peccini

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:10

boa tarde a todos... até uma hora atraz não conseguia resolver esta pendencia do Lucro Real Anual ! porém fiz uma coisa simples que acertou meus erros. talvez seja de valia a alguém !

Se for Lucro Real Anual; aonde o IRPJ e CSLL é calculado no balancete acumulado; na própria ECF (ao lado do ícone de recuperar ECD) tem a opção Replicar Demonstrações Estimativa para Real.

é simples de mais; porém sem isso; continuava meu erro no M410 comparando ao M 300!! Repliquei e deu tudo certo!

Como o material sobre ECF de empresa Lucro Real Anual é muito pouco na internet; não sabia de sua necessidade.

Saudações.

Renan Peccini

LORETTA ANNE CLEMENCE VALLE

Loretta Anne Clemence Valle

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 14:21

Sofri com esse erro e finalmente ontem consegui resolver e validas minhas declarações.
Abaixo, passo a passo, considerando uma empresa de Lucro Real trimestral.

LALUR
1- LALUR/ PARTE B / IDENTIFICAÇÃO DA CONTA NA PARTE B:
Criar conta : Código da conta 1 / Descrição Prejuízos / Data da criação 31/12/2013 / Código do lançamento de origem da conta 173 / Tipo do tributo I / Saldo inicial 7.000,00 (no meu caso a empresa possuía prejuízo de 7.000,00 para compensar nos demais exercícios, MAS se sua empresa não possui saldo informar 0,00 ) / D/C D

2- LALUR/ PARTE B / LANÇAMENTOS SEM REFLEXOS NA PARTE A:
Criar lançamento APENAS NOS TRIMESTRE QUE APRESENTARAM PREJUÍZO.
Código da Conta do Lançamento 1 / Tipo do Tributo I / Valor do lançamento 16.327,65 (no meu caso a empresa apresentou 16.327,65 de prejuízo no 2º trimestre) / Indicador do lançamento PF / Código da conta de contrapartida NÃO PREENCHER / Histórico Prejuízo do 2º trimestre / Realização de valore... N

3- LALUR/ PARTE A / DEMONSTRAÇÃO DO LUCRO REAL
Criar lançamento APENAS NOS TRIMESTRE QUE HOUVE COMPENSAÇÃO DE PREJUÍZO ANTERIOR.
Na linha 173 – Clicar 02 vezes sobre o campo valor. Clicar em + . No campo lançamento informar o valor que será compensado naquele trimestre. (no meu caso compensei R$ 6.968,27 dos 7.000,00 que estavam disponíveis.


LACS
1- LACS/ PARTE B / IDENTIFICAÇÃO DA CONTA NA PARTE B:
Criar conta : Código da conta 1 / Descrição Prejuízos / Data da criação 31/12/2013 / Código do lançamento de origem da conta 173 / Tipo do tributo I / Saldo inicial 7.000,00 (no meu caso a empresa possuía prejuízo de 7.000,00 para compensar nos demais exercícios, MAS se sua empresa não possui saldo informar 0,00 ) / D/C D

2- LACS/ PARTE B / LANÇAMENTOS SEM REFLEXOS NA PARTE A:
Criar lançamento APENAS NOS TRIMESTRE QUE APRESENTARAM PREJUÍZO.
Código da Conta do Lançamento 1 / Tipo do Tributo I / Valor do lançamento 16.327,65 (no meu caso a empresa apresentou 16.327,65 de prejuízo no 2º trimestre) / Indicador do lançamento BC (ATENÇÃO POIS NO LACS UTILIZAMOS O BC AO INVES DE PF)/ Código da conta de contrapartida NÃO PREENCHER / Histórico Prejuízo do 2º trimestre / Realização de valore... N

3- LACS/ PARTE A / DEMONSTRAÇÃO DO LUCRO REAL
Criar lançamento APENAS NOS TRIMESTRE QUE HOUVE COMPENSAÇÃO DE PREJUÍZO ANTERIOR.
Na linha 173 – Clicar 02 vezes sobre o campo valor. Clicar em + . No campo lançamento informar o valor que será compensado naquele trimestre. (no meu caso compensei R$ 6.968,27 dos 7.000,00 que estavam disponíveis.


Espero ter ajudado.

Att, Loretta

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 09:53

Primeiro SPED de Lucro Real

Tenho dois erros, se alguém puder me ajudar....

- o prejuizo fiscal após as compensações do período deve ser igual ao valor registrado na conta referente ao prejuizo fiscal do próprio período na parte B do e-LALUR

- a base de cálculo negativa antes da compensação de BC negativa de períodos anteriores deve ser igual ao valor registrado na conta referente à base de cálculo negativa do próprio período na parte B do e-LACS


Trimestralmente a empresa obteve lucro nos 1º 2º e 3º trimestres, 4º trim deu prejuizo, anualmente deu prejuizo

Resumindo.... Estou perdida e me desesperando!!!

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 10:41

Bom dia Hildjardes

Criei uma conta e mencionei cód 173 no campo código lançto de origem da conta (prejuizo anterior)
Para lançar prejuizo 2015 não sei qual cód devo colocar nesse campo

O erro aparece no 1º trimestre apenas
Empresa teve prejuizo em 2014 mas ainda não era LR, preciso lançar?
Primeira ECF dessa empresa
ECD recuperada normalmente

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 11:10

Hildjardes para lançar prejuizo de 2015 qual codigo devo usar no campo código lançto de origem da conta na hora da criação da conta no M010?

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 11:35

Entendi

Na verdade os dois erros que tenho nem são referentes ao trimestre que tem prejuizo e sim ao 1º trimestre, que deu lucro...

Não sei mais o que verificar

Estou quase desistindo e arcando com a multa

Uma coisa que fiquei na dúvida também...
Nos trimestres que tive lucro foi calculado IR e CSLL, está correto?
Não houve nenhum recolhimento em 2015 referente tais impostos, quando cruzar na Receita poderá ter problemas ou está aparecendo apenas porque ECF é trimestral e ECD anual?

Balanço foi apurado anualmente e cliente "pediu" prejuizo para não arcar com tais impostos

LORETTA ANNE CLEMENCE VALLE

Loretta Anne Clemence Valle

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 15:59

Daniely Assis,

Hildjardes para lançar prejuizo de 2015 qual codigo devo usar no campo código lançto de origem da conta na hora da criação da conta no M010?
DANIELY - PODE USAR QUALQUER UM - EU POR EXEMPLO USO 001

VOCÊ PRECISA VERIFICAR SE REALMENTE O 1º TRIMESTRE ESTÁ APRESENTANDO LUCRO - NO REGISTRO N500 VOCÊ CONSEGUE VISUALIZAR RESULTADO POR TRIMESTRE.

OS LANÇAMENTOS DO M410 DEVEM SER FEITOS APENAS NO CASO DE PREJUÍZO NO TRIMESTRE, NO SEU CASO APENAS NO 4º TRIMESTRE.

ACIMA, PASSEI O PASSO A PASSO PARA CONSEGUIR SANAR OS ERROS DO M410 E M010. EXCLUI TUDO E COMEÇA NOVAMENTE.

SUCESSO!!!!

Wander sarto

Wander Sarto

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 17:13

Pessoal, estou com erro na validação da ECF de uma empresa de lucro real trimestral no registro M410, onde lê-se o erro: "o prejuízo fiscal após as compensações do período dever ser igual ao valor registrado na conta referente ao prejuízo fiscal do período na parte B do e-Lalur." O mesmo erro também na parte do e-Lacs, se alguém já passou por esse mesmo erro e conseguir me ajudar ficarei grata. São somente esses dois erros, mas se me auxiliarem em um o outro será da mesma forma.
Obrigada
Rita

PAULA NEVES DE OLIVEIRA

Paula Neves de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 12:01

Bom dia pessoal,

Acabei de conseguir entregar, estava com o mesmo erro. Para corrigir esse erro olhem com calma os registros m010, m410 e m500, que tem que estarem alinhados para não gerar erro. No registro m010 declarem mês a mês de acordo com o regime mensal ou trimestral e depois só corrigir os demais registros validar novamente que o erro some.

Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 14:07

Boa tarde,

talvez isto possa ajudar...

Em relação ao registro do “Prejuízo Fiscal do Período” na Parte B do e-Lalur, quando ocorrer um prejuízo fiscal no período (Registro M300) e se tratar dos períodos anual (A00) ou trimestrais (T01, T02, T03 e T04), o procedimento obrigatório será verificar os valores do prejuízo fiscal nas linhas 175 (atividade geral) e 349 (atividade rural) do PVA. Se houver compensação de prejuízo do próprio período da atividade rural com o lucro da atividade geral, ou compensação de prejuízo do próprio período da atividade geral com lucro da atividade rural, só haverá registro a fazer se sobrar saldo de prejuízo do período, que será o valor a ser registrado.

Em seguida, deverá ser criada uma conta de Prejuízos Fiscais de Períodos Anteriores no registro M010 e registrado o saldo do Prejuízo Fiscal do período no registro M410 (Colocar o indicador de lançamento como “PF” – Prejuízo do Período). Se houver compensação de prejuízos fiscais em períodos posteriores, deve ser utilizada essa conta criada na parte B para compensação no registro M300 (Linhas de código 173 e 174 do M300), com tipo de relacionamento “1” (com conta da parte B).

Quanto ao registro da Base de Cálculo Negativa da CSLL do Período na Parte B do e-Lacs, quando ocorrer uma base de cálculo negativa da CSLL no período (Registro M350) e se tratar dos períodos anual (A00) ou trimestrais (T01, T02, T03 e T04), o procedimento obrigatório é verificar os valores da base de cálculo negativa da CSLL nas linhas 175 (atividade geral) e 349 (atividade rural) no Registro M350. Se houver compensação de base de cálculo negativa do próprio período da atividade rural com a base de cálculo da atividade geral, ou compensação de base de cálculo negativa do próprio período da atividade geral com a base de cálculo da atividade rural, só haverá registro a fazer se sobrar saldo de base de cálculo negativa do período, que será o valor a ser registrado.

O próximo passo é criar uma conta de Base de Cálculo Negativa de Períodos Anteriores no registro M010 e registrar o saldo da Base de Cálculo Negativa do período no registro M410 (Colocar o indicador de lançamento como “BC” – Base de Cálculo Negativa da CSLL). Se houver compensação de base de cálculo negativa da CSLL em períodos posteriores, deve ser utilizada essa conta criada na parte B para compensação no registro M350 (Linhas de código 173 e 174 do M350), com tipo de relacionamento “1” (com conta da parte B).

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.