Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 3.027

advertências na ecf

MILENA MARTINEZ

Milena Martinez

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 15:16

Boa Tarde!!

Alguém quando validou a ECF deu muita Advertências sobre o registro K155?

Pois as empresas que estou fazendo esta dando muito essas advertências. Fiz a recuperação do ECD e não era para vir com esses avisos. Estou achando muito estranho.

Grata;

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 16:55

Parecer da Receita Federal sobre essa advertência:

Recuperação de ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF

Os encerramentos do exercício na ECF seguem o período de apuração do tributo. Por exemplo, se a empresa é do lucro presumido, os encerramento do exercício da ECF serão trimestrais.

Caso a ECD recuperada tenha encerramento diferente (por exemplo, a ECD recuperada tenha apenas um encerramento anual), no momento da validação no programa da ECF, poderá aparecer uma mensagem de advertência, com o valor da diferença entre os saldos finais credores e os saldos iniciais credores. Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração no registro K155 (alteração de saldo de uma ou mais contas).

Também há a opção de criar uma nova conta do plano de contas da pessoa jurídica (J050) para fazer o ajuste. Contudo, neste caso, também será necessário fazer o mapeamento desse conta para o plano de contas referencial (J051).

Att

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 17:08

Não entreguei assim, eu corrigi.

A receita federal disponibilizou um esclarecimento sobre essa advertência k155, conforme a colega mencionou.

Sugiro que você reabra e encerre a contabilidade no seu sistema como trimestral, exporte o arquivo e ao importar para o PVA, selecione somente o Bloco J, o arquivo que exportou do seu sistema tem que estar configurado com o plano referencial do ECF, pois o PVA irá consolidar com as informações recuperada da ECD.

Mas só isso não resolve a advertência, tive que fazer ajustes direto no PVA, criei uma conta genérica no PL para informar o "Lucro ou prejuízo" de cada trimestre, não utilizei as que tinham no plano para não dar inconsistência com a ECD, mapeai essa conta com o plano referencial. E tive que mapear a também a conta de encerramento só assim resolvi a inconsistência.

Um outro conselho pra ir verificando, é comparar as informações de cada trimestre do Balanço e DRE do Bloco P, se estão de acordo o Balanço e DRE de cada trimestre com seu sistema contábil, se a cabeça do grupo não bater, vc já consegue descobri qual conta está dando inconsistência.


Espero que ajude!

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 19:23

Daniela, Isabela e Milena estou com o mesmo problema, não quero entregar assim, nem sei se é correto entregar com essas advertencias...
Poderiam me dar um exemplo da forma mais prática de eliminar as advertencias por favor?
Pelo que a Isabela disse, creio que a forma mais prática seria criar uma conta de ajuste

Verifiquei que as diferenças são exatamente os resultados dos períodos trimestrais

Assisti um treinamento que dizia que não devo mapear a conta de resultado, mas verificando DRE não aparece o resultado do período (óbvio)
Hoje já me desesperei por não conseguir entregar....

Aguardo retorno por favor
Muito obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.