Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 20

acessos 3.189

Assinatura Sped Ecf

SILVIA PATRICIA ROCHA SOARES

Silvia Patricia Rocha Soares

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 10:39

Bom dia


Tenho a procuração eletrônica que uso para passar as declarações como a efd Contribuições e dctf, e tentei assinar o arquivo do sped ecf.
Mas ele só "puxa" o certificado digital do contador na assinatura dele, e na hora da assinatura da empresa ele não "puxa" o certificado do contador novamente, mas como a procuração eletrônica é para o CPF do contador creio que deveria "puxar" porque é como se ele fosse assinar duas vezes.


Alguém já passou por isso?


Bruno Aparecido Coelho

Bruno Aparecido Coelho

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 11:46

A Assinatura digital da Empresa tem que ser do E-CPF do representante legal responsável na RFB.
Ele não vai permitir que o Contador assine duas vezes.
Lembre-se que a procuração que o cliente lhe passou tem que estar ativa a opção de ECF, caso não esteja,
peça que revogue e emita uma nova procuração com a opção marcada.

SILVIA PATRICIA ROCHA SOARES

Silvia Patricia Rocha Soares

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 11:56

Mas minha procuração eletrônica é para:


" Todos os serviços existentes e os que vierem a ser disponibilizados no sistema de Procurações Eletrônicas do e-CAC (destinados ao tipo do Outorgante - PF ou PJ), para todos os fins, inclusive confissão de débitos, durante o período de validade da procuração"


Será que mesmo assim não vale?

Andréia Lenzi Marassi

Andréia Lenzi Marassi

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 13:57

Boa tarde à todos!
Acredito que eu vou conseguir sanar uma dúvida de vários colegas que vão assinar a ECF com procuração do contador:
Contador deve ter e-cpf
2º Contador deve ter uma procuração que permita a assinatura da ECF, como um colega já disse anteriormente, para procuração antiga, talvez seja necessário revogar e fazer uma nova.
3º Gerar o arquivo não esquecendo de colocar a qualificação 309 - procurador.
4º depois que importar o arquivo para o pva antes de validar, clique em escrituração (na faixa laranja que tem em cima) escolha a opção visualizar dados da ECF, clique em cima do + em cadastro e depois clique 2 vezes em 0930 -signatários da ECF. Ao lado vai abrir uma tela com a identificação dos signatários. Nessa tela deverá aparecer 2 vezes o nome do contador, uma vez com qualificação de contador e outra com qualificação de procurador, depois disso, valide o arquivo, siga os passos exigidos no PVA, e quando for assinar, selecione o contador procuração, dê ok, e depois selecione o contador.
Pelo ao menos pra mim funcionou... boa sorte!

IGOR ERNANE

Igor Ernane

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 10:44

Bom dia colegas

vocês me ajudaram muito com as informações acima
agora gostaria de saber se podem me ajudar com outra duvida

as empresas que estão sem movimento (não são empresas paralisadas)
tem que apresentar o ECF?

ainda não conseguir entender essa informação

se puderem ficarei grato

Igor Ernane
Auxiliar Fiscal
CLAYTON MENDES DE OLIVEIRA

Clayton Mendes de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 13:19

Boa tarde, gente.

Estou com uma duvida referente as assinaturas.

Eu, como contador, tenho procuração de todas as empresas (E-CNPJ). Tentei transmitir o ECF assinando como contador e procurador da empresa, mas deu erro dizendo que eu não tinha procuração.
Para eu assinar como procurador vou ter que ter uma procuração eletrônica dos responsáveis legais pelas empresas ?

ailton balbino de lima

Ailton Balbino de Lima

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 14:57

Boa tarde colegas.

Sobre a assinatura da ecf, veja se desta forma consigo assinar. Pois tenho em meu poder o certificado digital dos meus clientes e-cnpj

1 - Assinatura - Nome so signatário - Nome da empresa
CNPJ da empresa
Qualificação do assinante (999)- Outros

2 - Assinatura - Nome do contabilista
CPF - contabilista
Qualificação do assinante (900) contador/contabilista
Desta forma será que consigo enviar, não enviei ainda pois tenho que esperar o e-cpf do contador ficar pronto.
Se puderem me dar uma luz ficarei grato.
Ailton de Lima

Maria Daiane

Maria Daiane

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 16:38

Igor,

As empresas sem movimento tiveram de apresentar a DSPJ Inativa no mês de Março/2015.
Quando apresentada a mesma, ficam dispensadas da ECF.

Clayton, você verificou se na hora de preencher os dados do contador e do procurador colocou seus dados pessoa física ou os dados do seu e-cnpj?
Se observar bem no campo onde preenche o CPF também é cabível a opção do CNPJ.

Aqui no escritório transmitimos via e-cpf do contador assinando como contador e como procurador conforme explicou a Andreia e deu certo, transmitiu normalmente.

MARIA DO CARMO DELFINO SANTOS

Maria do Carmo Delfino Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 12:24

Sou escritório contábil e tenho procuração digital completa (todos os serviços) dos clientes para meu e_CNPJ.
Agora, pra assinar o ECF preciso fazer procuração para o e_CPF do contador.
Vou ter que revogar a procuração completa do e_CNPJ e passar tudo pro e_CPF ?
ou posso fazer uma procuração nova para o e_CPF incluindo apenas o item ECF.Neste caso, quais itens devo sinalizar??
Como é difícil ser cidadão, profissional e trabalhado,r neste país das invenções inúteis!!!!!!
Agradeço a ajuda.

Marcelo Augusto Milani

Marcelo Augusto Milani

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 14:06

Boa tarde amigos!!

tenho uma única empresa que é EIRELI que deverá transmitir o sped ECF, porém quando vou transmitir a declaração ela dá erro e aparece a mensagens de que "O signatário da declaração não consta consta como responsável do cnpj na receita federal ou não tem procuração", estou assinando como contador e como procurador a mesma pessoa com certificado digital e-CPF A3, e refiz a procuração eletrônica para poder incluir o serviço na mesma.

alguém já passou por isso? conseguiu resolver?

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 14:20

Boa Tarde Marcelo,


tenho 2 casos igual ao citado por vc, estou refazendo a procuração. Voce já transmitiu depois que refez? deu certo?

Marcelo Augusto Milani

Marcelo Augusto Milani

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 14:27

Sandra e Silvia

esse erro acontece somente quando vou transmitir a declaração, para assinar ela assina normalmente igual qualquer outra empresa que já enviei o arquivo.


esse erro ocorreu mesmo depois de refazer a procuração e incluir o serviço do sped ECF.

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 14:40


Ai Marcelo, fiquei preocupada agora. Assim que a procuração ficar pronta tento transmitir e te aviso se deu certo.

JOSIMAR VILELA DE OLIVEIRA

Josimar Vilela de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 15:21

boa tarde, meu cliente fez o Certificado do tipo A1, e tenho procuração, encontrei somente a procuração e assinei, fui assinar com o A1 da empresa que fica na maquina o PDV não encontra e nem reconhece o certificado do tipo. (obs: o certificado e A1 CNPJ) . Alguém está com esse problema?

Marcelo Augusto Milani

Marcelo Augusto Milani

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 15:43

Boa tarde

consegui enviar, eu estava assinando com o cpf do contador caso tenha procuração fiz como explica o manual, porém mudei, coloquei o cnpj do escritório e informei o cnpj do escritório e apareceu o e-CNPJ do mesmo e com isso consegui transmitir a declaração normalmente.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.