x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 579

Ausência de SEFIP

Felipe

Felipe

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 17:32

Boa tarde,

Estou precisando de uma grande ajuda.

Acabamos de receber um cliente em nosso quadro e descobrimos que ele nunca declarou nenhuma informação SEFIP (desde 1991 que foi a abertura da empresa).
Quando ele nos entregou suas informações descobrimos que ele tem um INPS ao inves de INSS, gostaria de saber qual a diferença entre os dois.

E como eu poderia resolver essa situação?
(sei que é pedir muito, mas realmente nao sei como agir nesse situação).

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 17:53

Felipe

INPS é uma nomenclatura antiga da previdência (Instituto nacional da previdência social), que passou a ser INSS (Instituto nacional do seguro social).

Dê mais detalhes a respeito dessa empresa: já teve funcionários? Faz retirada pro labore?

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 10:43

Felipe, se foi feito retirada pro labore deveria ter sido informada a GFIP, e recolhido INSS sobre as retiradas. Entendo que você deveria fazer estas informações desde a abertura,por vários motivos:

Se houver alguma fiscalização, pode trazer transtornos;
A empresa pode precisar de certidões negativas;
Estes recolhimentos vão integrar o tempo de contribuição para fins de aposentadoria, e dará a eles a condição de segurado do INSS a partir da quarta competência paga em dia, caso necessitem de um auxílio doença.

Vai lhe dar algum trabalho, pois é um período muito longo. Comece daqui pra frente informando as GFIP's no prazo e vá informando as outras e gerando os impostos gradativamente. Converse com os sócios da empresa sobre a possibilidade de pagar estes recolhimentos.
Espero ter ajudado.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 14:32

Boa tarde Felipe!

Tire uma CND ou então a pesquisa da Empresa na Receita Federal... assim com isso em mãos, você saberá como proceder, pois já que está pago, você só deverá informar a SEFIP. ..


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 14:33

Você observou se o valor das guias está correto? Na GFIP os valores tem que coincidir com as guias, caso contrário terá pendências. Quando gerar as GFIP's use a opção "simulação" no SEFIP para comparar o valor gerado e o valor pago.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.