x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 12.916

Mudança de plano de contas

Ricardo Alves

Ricardo Alves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2008 | 16:07

Boa Tarde

Sr(s) Contadores

Gostaria de uma informação, tenho uma empresa que foi encerrado e registrado o livro 01 de 2006, diario, razão em um tipo de plano de contas verificamos que este plano não esta correto, posso dar continuidade nos encerramentos dos livros 02 de 2007 com um plano de conta diferente (correto ) tenho que registrar alguma coisa ref o plano de conta de 2006 estar errado

Quem puder me ajudar agradeço de coração

Att

Ricardo
@Oculto

Wellington Luiz Nunes

Wellington Luiz Nunes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2008 | 16:32

A Convenção Contábil da Consistência (ou Uniformidade) significa que todos os critérios utilizados contabilmente em determinado período contábil devem ser mantidos ao longo do tempo para que as demonstrações contábeis dos diversos períodos e das diversas datas seqüenciais sejam comparáveis entre si, permitindo ao leitor a extração de informações úteis e com alguma capacidade de apontar tendências futuras.


A existência da Convenção da Consistência não significa que a empresa não possa mudar de critérios de avaliação, classificação, períodos etc. Significa que eles não devem ser mudados continuamente, apenas quando houver necessidade imperiosa. É fundamental que nas primeiras demonstrações publicadas após a mudança sejam fornecidas informações sobre o que mudou; é muito importante e não se pode jamais esquecer de colocar, em notas explicativas, quais os efeitos em reais trazidos por essas modificações introduzidas em todas as demonstrações contábeis (balanço, resultado, origem e aplicações de recursos etc.), para que o leitor possa avaliar o seu efeito e comparar com o que seriam as novas peças contábeis, se essas modificações não tivessem sido introduzidas.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 2 agosto 2008 | 10:52

Bom dia amigos.


Beleza Wellington Luiz, seu cometário sobre a questão está perfeito. é isso ai, Ricardo Alves, não só pode como deve fazer as devidas correções no seu Plano de Contas, tudo de acordo com o que explanou com muita propriedade, nosso amigo Wellington Luiz.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sábado | 2 agosto 2008 | 13:45

Boa tarde, amigos


Tentarei acrescentar algo mais ao tópico.

Neste contexto, sim, contabilmente é valido promover algumas alterações no plano de contas mediante a transferência de saldos, visando o aperfeiçoamento do conteúdo das informações intrínsecas.

O que não é correto é a prática que já persenciei, onde quando na passagem de um ano para outro apenas "mudam" o nome das contas ou apenas cancelam alguns débitos incorretos com outros créditos dispensáveis, refazendo um balanço "maquiado". Desta maneira, é importante mencionar que todas as reclassificações só podem ocorrer mediante lançamentos contábeis e históricos muito bem detalhados.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
NANCI ELIZABETH SOARES

Nanci Elizabeth Soares

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 10:47

oi pessoal tenho que criar um plano de contas de uma empresa nova que trabalha com importação quem tiver por gentileza me envia através do e-mail @Oculto pode me adicionar.
obrigada
Nanci

Favor preciso de uma orientação como posso contabilizar Franquias, quando o cliente vende uma franquia como contabilizar e quando o franquiado dexiste da franquia e tem acordo de devolução parcial.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.