x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 68

acessos 107.646

NILVA MARIA RIBEIRO

Nilva Maria Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 14:30

Boa tarde

Gostaria de ajuda sobre SPE. Um cliente me perguntou se ele pode abrir uma SPE um grupo de pessoas comprou um terreno e vão construir um empreendimento residencial, passando a ser um condominio eles podem constitui uma SPE se sim como ficaria o contrato? Todos participariam?

Nilva

Urley Luca

Urley Luca

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 10:35

Nilva Maria,
observe a IN DREI nº 26 DE 2014. A SPE é constituída sob uma das formas societárias previstas (LTDA, S/A). Tendo em vista que o legislador do Código Civil não tipificou a Sociedade de Propósito Específico, a mesma ficará subordinada à aplicação das normas compatíveis com o tipo societário por ela adotado.
O capital social poderá ser integralizado pelos sócios com dinheiro, bens ou direitos, desde que seja possível a atribuição de valor econômico aos mesmos. Ocorrendo a integralização do capital, as contribuições dos sócios passam a compor o patrimônio comum da Sociedade de Propósito Específico, que se torna sua titular e proprietária.
Seguindo o mesmo raciocínio, a responsabilidade dos sócios da Sociedade de Propósito Específico será determinada pelo tipo societário escolhido: se constituída sob a forma de limitada, a responsabilidade de cada sócio será restrita ao valor de suas quotas, mas todos responderão solidariamente pela integralização do capital social; enquanto que, sob a forma de sociedade anônima, a responsabilidade dos acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

Urley Luca - Contador
Continental Organização Contábil Ltda
https://www.conticonta.com.br
(61) 3037-7700
Brasília - DF
PALOMA

Paloma

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 20:43

Boa noite!

Minha dúvida com relação a SPE é se pode ser feito um novo empreendimento. O contrato social mencionava a obra e o local, a mesma foi concretizada.
Houve um reunião e ele decidirem fazer um novo empreendimento. Isso seria possível? O mesmo CNPJ? Se sim eu faria uma aditivo acrescentando esse novo empreendimento???

me ajudem

Dennis Nunes Almeida

Dennis Nunes Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 19:30

Olá Jane de Castro Coelho, poderia compartilhar comigo este modelo de contrato da SPE? estou a procura de um para abertura. Se puder fazer esta gentileza meu email é @Oculto

Muito Obrigado..

LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 22:42

Paloma,

Nunca vi uma situação assim. Por via das dúvidas, pra evitar perca de tempo e dinheiro, sugiro abrir um novo CNPJ pra essa nova obra.


Atenciosamente,

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes
RACHEL ZANARDI FONSECA

Rachel Zanardi Fonseca

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 12:11

Bom Dia, prezados

Preciso constituir uma sociedade com o objetivo de lotear uma área de propriedade dos sócios e vender os lotes, apenas dessa única propriedade que estarei integralizando o capital, alguém sabe me responder se pode ser uma spe? Se sim, alguém pode me enviar o modelo. @Oculto.


Obrigada, desde já.

Paula Roberta Palma

Paula Roberta Palma

Bronze DIVISÃO 1, Encarregado(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2016 | 10:29

Bom dia

Na constituição de uma SPE, 3 sócios integrarão o capital social em dinheiro e 1 sócio integrará com a área onde será feito o empreendimento.
Como ficará a cláusula do capital social no Contrato de Constituição?

Aguardo

Paula

Ro

Ro

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 10:26

Bom dia,

Alguém conseguiu modelo de contrato SPE, se sim poderiam enviar ou disponibilizar aqui no tópico?

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.