x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 663

horario para receber meio salario sendo salario minimo R$788

Roseles

Roseles

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 11:57

Boa tarde,
Queria tirar algumas duvidas q estao me deixando confusa com tantas opinioes.
Comecei a trabalhar como assistente de escritorio,em geral em setembro de 2014 sem carteira assinada.
Engravidei no final de dezembro,comuniquei aos meus patroes e eles resolveram assinar minha carteira com meio salario(R$395,00) ou sendo eu passei a trabalhar meio expediente,porem trabalho 7h por dia,durante 6 dias da semana,tendo alguns dias q trabalho 30min a 40min a mais.
Todos estao dizendo que isso esta errado q o certo, pelas horas, deveria ser salario.
Agora estou de licença, pois minha bebe nasceu de 7 meses, e estou recebendo o salario maternidade no valor de R$395,00.

Tenho certeza q isso esta errado,mas nao conversei com eles pq os outros funcionarios trabalham 12h por dia durante seis dias da semana tendo meia folga em um dia da semana e recebem um salario minimo, entao eles tiram como base isto.


Queria uma ajuda profissional,uma opiniao do q posso fazer.

Desde de ja obrigada.

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 13:34

Roseles, boa tarde!

No meu entender há várias irregularidades nesta situação:

1 - Para assinar sua carteira com o valor de 1/2 salário você só poderia trabalhar 1/2 período, mas como você relatou trabalhar 07 horas/dia, o correto é você receber o salário integral, bem como sua licença maternidade
2 - Quantos aos outros funcionários, se trabalham 12 horas por dia, durante o6 dias na semana, perfaz uma jornada semanal de 72 horas, quando o permitido é uma jornada de, no máximo, 44 horas semanais.
O ideal é que estas jornadas sejam ajustadas à lei e que seja pago o salário de acordo com a jornada. Existe sindicato da categoria em sua cidade? Se tiver, procure orientação. Caso contrário você pode procurar o MTE ou um auxílio jurídico.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Roseles

Roseles

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 15:11

Obrigada Geovania,

Nao ,aqui na minha cidade nao tem sindicato dessa categoria, mas vou dar um jeito de resolver essa situacao usando outros recursos. Como vc disse esta situacao esta cheia de irregularidades,como meu marido ja havia me avisado.So queria outras opinioes pra saber o q deveria fazer.

Obrigada novamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.