Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.367

Regime de Caixa X Demonstrativos Contabeis

JOSE INACIO DE BORTOLI FILHO

Jose Inacio de Bortoli Filho

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 15 anos Sábado | 9 agosto 2008 | 18:50

Suponha um exemplo hipotético que uma empresa escritura pelo regime de CAIXA, e, considerando as peculiaridades deste regime, como faço este lançamento?

Dia 1: Compra de 10 pc produto a R$3.000 (total) com 30 dias de prazo
Dia 2: Venda das 10 pc do produto acima à vista

Supondo estoque ZERO antes da compra acima, a minha conta de estoque no Balanço PAtrimonial ficaria negativa, já que pelo regime de caixa a transação no dia 1 só seria contabilizada em 30 dias, e a transação do dia 2 se daria no proprio dia 2 com baixa no estroque ainda inexistente. Estou certo?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 10:08

Bom dia, José Inácio


Seria importante observarmos que o regime de caixa não se comunica com o regime de competência, desta maneira gravemente comprometendo a confiabilidade de seu exemplo.

Um dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é taxativo quanto ao regime de competência.

De acordo com o Código Civil (artigos 1.179 a 1.195) a escrituração contábil completa é obrigatória, e a manutenção do livro caixa é uma alternativa facultativa oferecida pelo fisco às microempresas. Segundo meus critérios, em meu trabalho é feita a contabilidade completa de todas as empresas que cuido, indiscrimadamente, visto que as Leis Fiscais não têm poder suficiente o bastante para contradizer o Código Civil (sem falar ainda da lei falimentar).

Portanto, uma empresa que escritura apenas o livro caixa não teria subsídios suficientes para levantar um balanço patrimonial. O livro caixa destina-se unicamente ao controle de entradas e saídas de numerários, tanto em caixa como também em conta corrente bancária (de acordo com os ditames legais do fisco). Nesa situação, conceitos acerca de Balanço Patrimonial são incabíveis.

A partir da escrituração contábil completa o livro caixa poderia ser obtido a partir das páginas do Razao atinentes ao caixa. Falando-se do livro razão, neste mesmo livro estariam as páginas inerentes às demais contas da empresa, inclusive aquelas que se comunicam com a movimentação de caixa e estoques.

Persistindo as dúvidas, volte a postar.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.