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Abri meu escritório e agora?

SEVERO ASSESSORIA CONTÁBIL

Severo Assessoria Contábil

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 16:31

Boa Tarde!

Abri meu escritório no inicio deste ano mas não está sendo nada fácil sou técnica contábil e estou me formando em ciências contábeis, comecei sem nenhum cliente hoje tenho um ativo sem movimento mas pagando honorários, e duas empresas que estou fazendo a abertura, no momento estou pagando para trabalhar pois o que estou ganhando não paga os meus custos com o escritório, mas meu sonho é maior sempre quis ser contadora e ter meu próprio escritório (antes trabalhei por 10 anos em outros escritórios) faço divulgações pela internet, (tenho uma pagina), Facebook, e-mail, tudo que é possível já tentei mas o retorno tem sido muito lento, os três clientes que consegui até agora foram por indicação, porem não conheço muitas pessoas que tem um negócio próprio e as que tem já tem seu contador e eu não quero ser anti-ética.

Até tive propostas de clientes do ultimo escritório que trabalhei mas tudo que eles queriam era pagar uma valor minimo quase que uma esmola, me senti até ofendida em uma destas vezes.

Queria saber o que posso fazer para captar mais clientes para meu negócio?

Vejo muitas pessoas falarem em centralizar o serviço em um tipo de cliente especifico tipo só restaurante ou só industria, mas será que fazendo isto não vou estar limitando ainda mais os clientes que posso captar?


Att
Mayara Severo

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 16:55

Boa tarde Severo(a)...já que vc é mulher...

Bom, eu tive um escritório entre 1989 até 1994... tive 120 clientes... Foi a época em que as multinacionais em SP terceirizaram os setores de manutençao (Villares elevadores e Motorola)... e eu tinha 2 amigos que trabalhavam nas 2 empresas.. aí foi fácil para mim.. imagina.. 120 x 1/2 salario minimo cada um?
Emitiam uma nf de serviços por mês... mas aí veio a crise.. essas empresas faliram e junto com elas, os terceirizados e eu....

Foi um Deus nos acuda....

Hoje trabalho como funcionário (sou Controller de um Grupo de 7 empresas, incluindo uma S/A) e realmente não tenho vontade nenhuma de abrir um escritório novamente.... mas isso aconteceu COMIGO.. e não vai.. se Deus quiser acontecer com VOCÊ, muito pelo contrário...

Na minha opinião, você deveria inicialmente tentar um nicho conforme você postou, mas também você pode tentar junto à Junta Comercial ou ao Sindicato de Classe do seu nicho.. uma parceria... porque eles tem as informações de quem está abrindo empresas.. ou empresas recém abertas...

foque nos MEI. . que inicialmente não necessitam de contador, só que precisam emitir nota fiscal para transações interestaduais, no meu caso eles tem que emitir nf de devolução simbólica pois trabalham com consignação, ou seja. SOU EU QUEM DEDURO QUE ESTOURARAM o limite da receita.. pois com esse faturamento ridículo de 5.000,00 eles estouram rapidinho....
No Inicio, você não poderá cobrar nada ou muita coisa.. já que voce no maximo vai emitir uma NF por mes para eles e o DARF do imposto mensal..
Mas eles estourando, são obrigados a ter um contador...

É apenas uma idéia, para que você NUNCA desanime....

Desculpe a franqueza, mas voce, antes de abrir sua empresa, você mensurou os custos? Pois você sabe, pelo tempo que trabalhou em escritório que não é fácil arrumar clientes mesmo...

Também penso que mesmo que o valor seja pouco (como te ofereceram... e você ficou ofendida), você deveria refletir, pois imagina se quem te ofereceu o que te ofendeu, tenha uns 20 amigos na mesma situação? concorda que a soma deles iria ajudar muito não é mesmo?


Desculpe a franqueza.... Mas tenho certeza que você irá prosperar..... Confie em Deus e em VOCÊ.....


Boa sorte

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 18:57

Eduardo.

Essa sua resposta vou colocar em uma moldura aqui no escritório.

Resumiu tudo!

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2015 | 08:07

Bom dia meu caro Paulo Henrique!

Muito obrigado.....


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Meus filhos... minha vida
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2015 | 09:07

Bom dia Severo, Bom dia Eduardo, Bom dia Paulo,

Fico consternado sempre que tomo conhecimento da história de algum colega como a do Eduardo, realmente o mercado não é fácil, e é muito triste ver a coisa ruindo e não ter como segurar.

Bom, no meu caso, meu avô era contador, meu pai é contador, e por consequência, acho que as minhas primeiras palavras devem ter sido Débito e Crédito, rs. Meu avô não passou o escritório para o meu pai, que abriu o seu, e agora eu cheguei e daqui mais um tempo devo assumi-lo. Assim que eu cheguei ao escritório, tínhamos duas empresas que juntas representavam aproximadamente 40% do faturamento do escritório, e o pior, as duas eram do mesmo dono, e para ficar pior ainda, ela era genro de outro cliente com outras 2 empresas que pagavam bem e ex-sócio e amigo de outro que tinha 3 empresas que também pagavam bem. Juntas, representavam algo em torno de 60% do faturamento do escritório - não preciso dizer o risco que isto representava. Felizmente eles nunca agiram de forma conjunta, mas sozinho o dono das duas maiores, fazia algumas exigência que eu achei que estavam erradas, meu pai no entanto afirmava que não tinha jeito e tal. Foi então que fui a luta, consegui um crescimento de 40% no primeiro ano e coloquei a escrita do dito cujo à disposição. Hoje ele retorna ao escritório e pede para voltar, e até aceito, pelo dobro do preço.

Bom, porque esta história? Porque já no meu primeiro ano aprendi duas coisas importantes: diluir o risco e trabalhar sempre na captação.

Assim, como te recomendo o Eduardo, te recomendo a ter um nicho, isso é muito importante, não dá para querer abraçar o mundo. É triste, é duro abrir mão de tantas possibilidades de outros clientes. Mas na verdade você não está abrindo mão de nada, eles não são seus... Escolhendo o nicho você tem um foco, tem uma direção, tem "onde chegar". É mais fácil...

Bom, mas também te recomendo cuidado, escolher um nicho errado, ou se restringir demais ao nicho, ou depender demais dele pode ocasionar coisas como infelizmente aconteceu com nosso amigo.

Quanto à captação, a notícia boa é: todo mundo reclama do contador, ninguém está satisfeito com o contador. - ao menos no Rio.

A parte ruim, que também tive de aprender sozinho, é que o ciclo de vendas do serviço contábil é horrível. Demora, é cheio de entraves e tal. Mais um problema, contador não entrega valor. O contador não é valorizado simplesmente porque não demonstra o valor do serviço. Pergunta o que um contador faz para qualquer um... Calcula Imposto, faz folha de pagamento e resolve problemas. Não vai muito além disso. Por isso, muitas vezes, é que somos "obrigados" a ouvir coisas "humilhantes" por aí a fora. Ok, os problemas a gente já sabe, mas como eu faço?

Bom, eu atuo em algumas frentes, vamos lá:

1- Frequento a associação comercial do meu bairro e bairros vizinhos, me enturmo, quem não é visto, não é lembrado. Sempre que possível, ofereço uma palestra sobre um tema interessante - especialmente para o micro e pequeno empresário. Isto dá certo, já peguei clientes diretamente com isso, e ainda que não pegue, você vai se tornando referência, vai se tornando conhecido.

2- A indicação é SEMPRE a melhor forma de captação. Mas é muito difícil alguém indicar um serviço que não sabe o que é nem para que serve. Ainda mais o nosso, ninguém quer se comprometer. No entanto, existem formas de profissionalizar a indicação, procure fazer amizades com corretores de imóveis, advogados, gráficas e outros profissionais onde vocês possam trocar indicações e de alguma força se ajudar mutuamente. Ofereça vantagens... Lembrando que remunerar por indicação é infração ético-disciplinar.

3- Parcerias com órgãos de classe como CRECI, OAB, CORE, Sidicatos Patronais e outros mais, também podem ser bons... Oferecer palestras, descontos para os associados, enfim...

4- Você quer captar clientes, seu foco é clientes abrindo empresa, então o que você precisa descobrir? Onde as pessoas que querem constituir empresas vão. E apesar de todas as minhas reservas contra eles, muita gente vai ao SEBRAE. Assim, dentro do seu tempo, faça cursos do SEBRAE, eles tem cursos até sobre constituição de empresas... Estar lá, com alguns cartões no bolso, para ao final distribuir, pode gerar bons resultados.

5- Olha, "roubar" o cliente, oferecer o serviço a empresários que já tenham contadores e disputar com o preço são infrações ético disciplinares. Mas montar um material com informações sobre o seu escritório, os serviços que você oferece, os seus diferenciais e tal, e distribuir ao comércio local, não é infração ética. O material não pode ter coisas do tipo: "mude para nós" ou "troque de contador" ou "melhor preço"... Enfim, apenas discorrendo mesmo sobre o seu trabalho.

6- É permitido também fazer materiais informativos e distribuir. Nesse sentido, escreva sobre assuntos que você sabe que são o "calcanhar de aquiles" do povo e distribua, com os dados lá do seu contato também.

7- De uma olhada no Aplicativo IBPT Prospect.

Todo esse processo é desgastante e o retorno não é imediato, demora, dá trabalho... Mas o nosso ciclo de vendas é complicado mesmo. Isso tudo é marketing, não promoção. O retorno não é imediato, são sementinhas lançadas que um dia darão frutos... Pode ser que os frutos surjam na hora, mas também pode ser que demorem um pouco...

Mas mais uma vez citando o Eduardo, confie em Deus, confie em você, e mãos a obra.

Forte Abraço

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 12 outubro 2015 | 00:35

Caros colegas, Eduardo e Sérgio, vocês deram uma aula. Parabéns pelos comentários. Aprendendo sempre!

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
SEVERO ASSESSORIA CONTÁBIL

Severo Assessoria Contábil

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 13:37

Boa tarde!
Muito boa as respostas de vocês, acredito realmente que a captação de clientes vem aos poucos que os frutos podem surgir na hora ou podem demorar um pouco tudo é uma questão de fazer o meu nome e isto leva um tempo, já trabalhei por 10 anos na área mas sou nova no mercado com o meu próprio escritório, as coisas aos poucos vão melhorando...
Eu imaginei que seria assim me programei para isto só estou muito apreensiva e querendo ver o meu escritório "bombar" rs
Só não aceitei a proposta do cliente que me ofereceu uma valor muito baixo (R$50,00) pois este tinha 16 funcionários e tributava pelo lucro presumido alem de ter uma quantidade grande de notas mensais, achei abusiva a proposta já que no outro contador ele paga 2 salários mínimos, também não posso desvalorizar o meu trabalho e o tempo que estudei.

Agradeço as respostas e se alguém tiver alguma sugestão de nicho

Att
Mayara Severo

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 14:04

Boa tarde Severo!

Desculpa o rsrsrsrs... mas 50,00 com 16 funcionários e ainda Lucro Presumido? ??? Você deveria ter jogado uma bomba nesse cara....

Por isso é bom quando a gente esclarece as coisas como você fez.... Até nosso grande Lucca Pacholo deve ter se revirado na sua cova com uma afronta destas...

Vamos lá.. se você mensurou as coisas como postou e já tem experiência de 10 anos em escritório... você poderia começar tentando com seu antigo patrão se ele não poderia te ajudar.... às vezes um escritório já antigo assim, não interessa muito clientes novos...(isso logico se voce saiu de forma amigável).....

Conforme postei, o SEBRAE, SINDICATOS, AMIGOS, poderão te ajudar à encontrar nichos, porque agora é meio complicado vocÊ se ater à um tipo só de empresa (ME, SN, LP ou Lucro Real) , mas com 10 anos de escritório, tenho CERTEZA de que não estou falando asneira em procurar por ajuda...

Espero que você tenha boa sorte e precisando poste novamente...


Sdx

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Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
SEVERO ASSESSORIA CONTÁBIL

Severo Assessoria Contábil

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 14:05

Boa tarde!
Muito boa as respostas de vocês, acredito realmente que a captação de clientes vem aos poucos que os frutos podem surgir na hora ou podem demorar um pouco tudo é uma questão de fazer o meu nome e isto leva um tempo, já trabalhei por 10 anos na área mas sou nova no mercado com o meu próprio escritório, as coisas aos poucos vão melhorando...
Eu imaginei que seria assim me programei para isto só estou muito apreensiva e querendo ver o meu escritório "bombar" rs
Só não aceitei a proposta do cliente que me ofereceu uma valor muito baixo (R$50,00) pois este tinha 16 funcionários e tributava pelo lucro presumido alem de ter uma quantidade grande de notas mensais, achei abusiva a proposta já que no outro contador ele paga 2 salários mínimos, também não posso desvalorizar o meu trabalho e o tempo que estudei.

Agradeço as respostas e se alguém tiver alguma sugestão de nicho

Att
Mayara Severo

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 10:36

50 reais de honorários esse cara tem de ser banido, imagina a qualidade de cliente que deve ser. Fez bem em não aceitar.

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