Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 17.968

SPED CONTRIBUIÇÕES - Não consigo assinar e transmitir

Pedro Bastos

Pedro Bastos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 10:47

Bom dia, colegas de profissão!
Estou desde ontem tentando enviar o SPED de uma empresa do lucro presumido, que iniciou suas atividades em julho/2015. Em julho e em agosto não obteve receitas, portanto está desobrigada ao envio do SPED contribuições para esses meses. Em setembro a mesma teve receitas, então há a necessidade do envio para esse mês.
A questão é que já tentei enviar o SPED Contribuições para todos os meses que mencionei acima, e mesmo o arquivo sendo validado normalmente e não possuindo nenhum erro, ou seja, está no ponto para assinatura e transmissão, o que ocorre é que os "botões" de "Assinar escrituração" e "Transmitir escrituração" ficam indisponíveis para clicar. Os únicos botões dentro do SPED que consigo mexer são: "Editar escrituração"; "Fechar escrituração" e "Sair".
O que pode estar acontecendo? Já procurei pela internet inteira e não acho nada parecido.
Nunca vi isso, o arquivo ser validado e não permitir assinar.
Agradeço desde já pela predisposição que muitos têm de vir ajudar sem nada em troca àqueles que buscam auxílio, neste fórum.

Abraços,
Pedro Bastos.

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 11:01

Pedro, bom dia

Realmente não me deparei com esse problema, vamos aguardar algum colega que possa lhe ajudar, você transmiti SPED Contribuições habitualmente, certo? Não corre o risco de ter pulado nenhuma etapa?

Apenas expondo aqui que mesmo sem movimento eu faço o envio do SPED, temos empresas abertas em 2014 que iniciaram movimento em 2015, transmito todos os meses desde a abertura normalmente e sem movimento.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Pedro Bastos

Pedro Bastos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 11:14

Fernando, obrigado pela colaboração.
Como mencionei, estou enviando o SPED contribuições dessa empresa pela primeira vez, pois a mesma iniciou as atividades em 07/2015 e de acordo com a IN RFB 1.252/2012 que em seu § 7º, expõe:

"A pessoa jurídica sujeita à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real ou Presumido ficará dispensada da apresentação da EFD-Contribuições em relação aos correspondentes meses do ano-calendário, em que:

I - não tenha auferido ou recebido receita bruta da venda de bens e serviços, ou de outra natureza, sujeita ou não ao pagamento das contribuições, inclusive no caso de isenção, não incidência, suspensão ou alíquota zero;"

Acredito não ter pulado nenhuma etapa, até porque o arquivo .TXT veio importado do FOLHAMATIC e as inconsistências que inicialmente foram apontadas, já estão corrigidas. Não há nenhum erro. Não dá pra entender.
To ficando maluco!!!

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

Pedro Bastos

Pedro Bastos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 11:25

Sim, Fernando. Toda vez q envio o SPED, eu baixo a versão disponibilizada pelo site da RF, mesmo que aparentemente seja a mesma que eu possuo instalada.
Vc tem como simular um envio de SPED contribuições e verificar se vai possibilitar assinar?
Estou pensando até que pode ser um erro geral. rsrs

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 11:45

Pedro,

Exatamente por isso perguntei, simulei por aqui e está tudo aparentemente normal.

Sinceramente nunca vi nada parecido. Estou pensando até que possar ser alguma coisa relacionada a sua versão do JAVA ou até mesmo um erro no próprio arquivo vindo do seu software.

Após o arquivo estar correto, você clica no "X" laranja (Fechar escrituração), a opção "Gerar Arquivo para Entrega" continua em cinza para você?

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Pedro Bastos

Pedro Bastos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 11:53

Fernando, se eu clicar em "Fechar escrituração", ele volta pra tela inicial do SPED, com tudo liberado. Eu vou em "Abrir" e clico na escrituração desejada. Aí abre novamente com praticamente tudo cinza, menos "Fechar escrituração", "Sair" e "Editar escrituração".
E eu clicar em "Editar escrituração", ele libera os botões "Gerar apuração das contribuições" e Verificar Pendências da Escrituração". Aí eu clico no primeiro botão e depois no segundo. Aí aparece uma mensagem dizendo: "A escrituração está pronta para ser gerada para entrega/assinatura", mas fica tudo cinza de novo.

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 13:05

Pedro,

Não vi você citar uma etapa, de qualquer forma veja os procedimentos: quando você clica no "verdinho" (verificar pendências), quando estiver OK, feche no "X" laranja ao lado, feito isso você deve na aba EFD Contribuições e "Gerar arquivo para entrega" e lá sim estará o arquivo que você deverá gerar.

Posteriormente aos passos acima é que você fará a assinatura e a transmissão.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Pedro Bastos

Pedro Bastos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 22:59

Fernando, sua postagem anterior foi decisiva para que eu lograsse êxito no envio do SPED em questão.
Como estou começando meu estágio na área fiscal agora, coincidentemente, este SPED que relatei acima foi o meu primeiro enviado.
Eu estava pulando a etapa a qual vc percebeu e relatou acima. Muito obrigado pela atenção e pelo auxílio. Parabéns!
Espero um dia ter conhecimento para poder ajudar, da mesma forma que fui ajudado hoje.
Forte abraço.

Atenciosamente,
Pedro Bastos.

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 07:30

Bom dia, Pedro

Inicialmente, obrigado pelo reconhecimento.

Fico muito feliz em poder ajudar e saber que o envio deu certo.

Quanto a área fiscal/tributária, bem-vindo, é uma vertente fascinante!

Tenho certeza que com a vivência prática, a busca por pesquisas e leituras para lhe auxiliar, cursos e o próprio fórum, você irá adquirir muito conhecimento.

Forte abraço!

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
lizandra benedito sammarco

Lizandra Benedito Sammarco

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 15:48

Boa tarde.

Estou com um grande problema e preciso de uma ajuda rápida.

Meu cliente desenquadrou do Simples Nacional por opção para se enquadrar no regime de lucro presumido, porém quando vou fazer o credenciamento dele no SPED aparece a seguinte mensagem de erro "[ERRO – 0209] CNPJ inválido", eu liguei para minha consultoria e informei esse problema e eles me disseram que poderia ser por causa da IE, porém as atividades desse cliente não são obrigadas a ter IE. então ela me informou que isso já ocorreu outras vezes com outros clientes, mas que foi um problema na SEFAZ, pois quando a empresa desenquadrou a SEFAZ não desenquadrou no sistema. Tem algum processo que pode ser feito para levar até a SEFAZ? ou como eu posso proceder?


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.