Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.965

Publicidade e Propaganda - contabilização

Rodrigo Nascimento

Rodrigo Nascimento

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2015 | 17:40

Bom dia,
Minha empresa contratou uma agência de publicidade para uma campanha publicitária e essa agência, contrata serviço de terceiros.

Supondo que o serviço ficou R$ 16.000,00, a empresa terceirizada emitiu uma nota em nome de minha empresa aos cuidados da agência.

A contabilização ficaria:
D - Despesa
C - Fornecedores a pagar

Contudo, a agência cobra um valor de R$4.000,00, e na nota dela emitida para minha empresa vem da seguinte forma:
Valor total da Nota: R$20.000,00
Deduções: R$16.000,00
Base de Calculo: R$4.000,00

Questionei a agência, o porque somar os dois serviços e depois lançar em dedução, e a resposta foi que é um trâmite comum em agências. E que as empresas apenas contabilizam a nota da agência.
Gostaria de saber se a informação procede?
Caso contrario, qual o trâmite correto e base legal?

Muito obrigado.

Renata Mazzali

Renata Mazzali

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 14:03

Oi Rodrigo, boa tarde.

Você deve ter pago por esse serviço o valor de R$ 20.000,00, correto? Nesse caso, entendo que você deva lançar o valor total da NF:

D- Despesa
C Duplicatas a pagar R$ 20.000,00.

Para a sua empresa, no meu entendimento, não vai fazer diferença nenhuma o fato de R$ 16.000,00 ser ref. serviços de terceiros (contratado pela agência) e R$ 4.000,00 ser, de fato o serviço da agência que você contratou.

Atenciosamente,

Renata Mazzali
Analista Contábil Pleno

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.