x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 36

acessos 279.735

Lançamento do Capital Social

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 16:04

Olá, tenho uma dúvida, pois uma empresa que veio de outro escritório, não tinha movimento nenhum, e agora passou a ter...
Como faço o lançamento do capital social no ano de 2008, sendo que a empresa está aberta desde 2000?
Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!

Obrigada, Anna Paula.

Anna Paula
ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 16:35

A empresa teve seu contrato social feito em 2000 normalmente, no entanto não teve movimentação de Notas e outros...
E no ano de 2008 passou a emitir notas e ter despesas...
O que gostaria de saber é em que data faço o lançamento do capital social, sendo que a empresa é aberta desde 2000, porém só começou a ter movimento em 2008?

Anna Paula.

Anna Paula
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 16:43

Anna Paula Correia, boa tarde.

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, necessita manter escrituração contábil completa, inclusive do Livro Diário, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os seus negócios.
Entretanto, não se trata, exclusivamente, de uma necessidade gerencial, o que já seria uma importante justificativa.
A escrituração contábil completa está contida como exigência expressa em diversas legislações vigentes

ABERTURA DA ESCRITURAÇÃO

Empresa Nova ou em Implantação

O início da Escrituração Contábil terá por base o instrumento de constituição da empresa que, dependendo de sua natureza jurídica, será:

a) a Declaração de Firma Individual;
b) o Contrato Social;
c) a Ata da Assembléia de Constituição.
O Capital Social subscrito ou comprometido pelos sócios é que dá origem ao patrimônio da sociedade, nascendo ali um direito da empresa em relação aos seus participantes.
A integralização do Capital, ou seja, o cumprimento da obrigação pelos sócios, pode se dar de várias formas, sendo mais comum com dinheiro, com bens e/ou com direitos.
O correto é registrar, com a data da assinatura do instrumento de constituição, o compromisso assumido através do seguinte lançamento no diário:

D - Capital a Realizar Sócio "a"
C - Capital Subscrito Capital Social
Valor do capital subscrito......................R$

Por sua vez, na data da integralização, pelos sócios, proceder-se-ia ao seguinte registro:
Observe-se que a conta a ser debitada vai variar em função da forma de integralização.

No exemplo, a integralização ocorre em dinheiro, porém, se fosse com um prédio, debitaríamos "Imóveis" e assim por diante.

D - Caixa
C - Capital a Realizar Sócio "a"

Recebido para integralização do capital subscrito...........R$

Empresa sem Escrituração Contábil ((( no seu caso)))

Por desconhecimento da obrigatoriedade e da utilidade da escrituração contábil, existem casos de empresas que funcionam há vários anos e, no entanto, não mantêm escrituração regular.

Constatada a impossibilidade de se proceder à escrituração de períodos anteriores, na forma convencional, a alternativa é a preparação de um Balanço de Abertura.

O Balanço de Abertura consiste na realização de um inventário físico e documental que permita identificar os bens, os direitos e as obrigações da empresa em determinado momento.

Conhecidos os bens, os direitos e as obrigações e estabelecidos os respectivos valores, deverá o Contabilista estruturar o Balanço de Abertura, que será sintetizado com base no ordenamento feito previamente num "elenco de contas" ao qual fazemos referência adiante.

No Ativo, serão devidamente agrupados os bens e os direitos.
No Passivo, figurarão as obrigações.
Para se obter a igualdade : ATIVO = PASSIVO, deve-se considerar, juntamente com o Passivo, o valor do Capital registrado.

Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver maior, a diferença deverá ser denominada "Lucros Acumulados".

Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver menor, a diferença deverá figurar como "Prejuízos Acumulados", como redutora do Capital.

Qualquer que seja a forma de escrituração, há a necessidade de se proceder ao registro dos elementos Ativos e
Passivos para abertura da escrita, o que pode ser feito através dos seguintes lançamentos no diário:

A) Registro dos Elementos Ativos

D - Caixa
C - Balanço de Abertura
Saldo existente em ..../...../........................ R$ 2.000,00

D - Bancos Conta Movimento
C - Balanço de Abertura
Saldo existente em ..../...../.........................R$ 10.000,00

D - Estoques de Mercadorias
C - Balanço de Abertura

Estoque existente em ...../....../.................R$ 80.000,00
D - Móveis e utensílios
C - Balanço de Abertura
Móves e utensilios existentes conforme relação.......R$ 4.000,00

B) Registro dos Elementos Passivos

D - Balanço de Abertura
C - Duplicatas a Pagar
Duplicatas existentes conforme relação.....................R$ 20.000,00

D - Balanço de Abertura
C - Obrigações Sociais
Obrigações a pagar conforme relação e cópias..............R$ 7.000,00

D - Balanço de Abertura
C - Obrigações Tributárias
Obrigações a pagar conforme relação e cópias..................R$ 4.000,00

C) Registro do Capital Social (Registrado)

D - Balanço de Abertura
C - Capital Social
Valor do Capital Social registrado conforme Contrato Social. ............R$ 30.000,00

D) Registro do Lucro Apurado

D - Balanço de Abertura
C - Lucros Acumulados
Valor do lucro apurado no Balanço de Abertura.......R$35.000,00

Efetue todos lançamentos, com a data igual ao do Balanço de Abertura.

BALANÇO DE ABERTURA EM: ____/____/______

Empresa:______________________________

CNPJ: ______________________

ATIVO CIRCULANTE R$ 92.000,00
- Disponibilidade R$ 12.000,00
Caixa R$ 2.000,00
Bancos Conta Movimento R$ 10.000,00
- Estoques R$ 80.000,00
Estoque de Mercadorias R$ 80.000,00

ATIVO PERMANENTE R$ 4.000,00
Ativo Imobilizado R$ 4.000,00
Móveis e Utensílios R$ 4.000,00
TOTAL DO ATIVO R$ 96.000,00
=============================================
PASSIVO CIRCULANTE R$ 31.000,00
Obrigações a Curto Prazo R$ 31.000,00
Obrigações Sociais R$ 7.000,00
Obrigações Tributárias R$ 4.000,00
Fornecedores R$ 20.000,00

PASSIVO LÍQUIDO R$ 65.000,00
Capital Realizado R$ 30.000,00
Capital Subscrito R$ 30.000,00
Reservas R$ 35.000,00
Lucros e/ou Prejuízos Acumulados R$ 35.000,00

TOTAL DO PASSIVO R$ 96.000,00
____________________________
Proprietário
_______________________________
Contabilista
CRC/Categoria

Depois que forem realizados os lançamentos acima e elaborado o balanço conforme o modelo exposto, tudo devera ser transcrito no livro diário, sendo que as relações, cópias de documentos assim como as memórias de calculos deverão ficar arquivados a disposição de eventuais fiscalizações que vierem a acontecerem.

Nota: Como você mesmo diz que a aludida empresa opera com movimento em 2008, então em 31/01/2008 faça o balanço de abertura, entendido? proceda assim, na oportunidade se melhor for, sempre pesquise no banco de dados do Forum.

Bons estudos!!!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 17:04

Olá Claudio...acho q entendi o que tenho q fazer...mas restaram algumas dúvidas:
Essa conta "Balanço de Abertura"...tenho que criar no plano de contas?

( No caso da empresa que citei, ela não tem movimento de ativo ou passivo, somente consta a abertura da empresa com o capital em favor do caixa...assim informado pelos sócios. )

E referente a esse modelo de balanço que vc deu...no caso da empresa em questão só entrará as contas de caixa e capital social?
Esse modelo de Balanço de Abertura tenho que lançar no sistema, no 1° dia do mês que houve a movimentação, certo?

Agradeço o auxílio, e se puder me ajudar novamente, ficarei ainda mais grata...

Anna Paula.

Anna Paula
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 17:17

Veja bem.

A conta "balanço de abertura" é apenas transitória e poderá ser criada no passivo(no grupo do pl) ou nas contas de resultado(lá no final).

Então como você terá apenas o capital x caixa deverás proceder da seguinte forma:

Pelo registro do elemento do passivo:

c = capital social(PL)
d = balanço de abertura(PL[ou resultado]) 100.000,00
valor do capital social conforme contrato social registrado na jucesp em sessão do dia tal sob numero tal.

Pelo registro do elemento do ativo:

d = caixa(AC)
c = balanço de abertura(PL[ou resultado]) 100.000,00
valor do capital social conforme contrato social registrado na jucesp em sessão do dia tal sob numero tal.

Após essa contabilização, sua empresa ficará com o seguinte balanço patrimonial.

Ativo
Circulante
Disponibilidade
Caixa........... 100.000,00

Passivo
Circulante

Patrimonio liquido
Capital
Capital Social........ 100.000,00

Nota: Faça abertura no primeiro dia útil do ano em curso, não há problema algum e em meses em que houve as movimentações vá fazendo aquilo que você já sabe. ok?

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 14 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2009 | 10:27

Claudio Rufino

Aproveitando o questionamento do amigo Benedito Vonildo de Oliv Eira, uma empresa que já tem movimento possuindo até RESERVA DE LUCRO, pode fazer um balanço de abertura?

Sds,

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 14 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2009 | 11:01

Claudio Rufino

Acho que não entendi a pergunta do amigo Benedito Vonildo de Oliv Eira, pois me parece que a empresa dele já tem movimento e conseqüentemente escrita contábil.

Então, como ele quer adequar o Plano de Contas, colocando uma Abertura de Balanço em Reserva de Lucros? Será isso?

Sds,

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
emerson garcia da silva

Emerson Garcia da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 14 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 21:18

boa noite a todos,minha duvida é a seguinte;
vou lancar no diario o capital de uma empresa. porem ela ja tem o capital social anterior, como posso expressar este fato no complemento
ex.

h=integralizacao do capital
d=caixa
c=capital social
complemento=

Editado por Emerson Garcia da Silva em 10 de setembro de 2009 às 21:20:18

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 08:58

Bom dia Emerson,

Se o aumento de capital se deu em moeda corrente do país e foi totalmente integralizado, o registro contábil será:

D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
C - Capital Social Integralizado (PL)

H - Subscrição e integralização de ..... quotas no valor unitário e nominal de R$....,... pelo sócio ....... ........ ..... em moeda corrente do país conforme ... Alteração do Contrato Constitutivo registrada na Junta Comercial do Estado de ......... sob Nº...... em sessão de..../...../.....

Repetir o lançamento para cada sócio

...

Phellipe Fernandes

Phellipe Fernandes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 11 junho 2010 | 09:31

Olá queria saber como faço a contabilização de transferência de quotas de um sócio existente para um novo sócio.


Os Fatos são estes:

1. Integralização do Capital

Data: 02/01/2002
Sócio A: R$30.000,00
Sócio B: R$30.000,00

2. 1ª Alteração Contratual

Data: 07/01/2004

O sócio A Transfere R$ 600,00 para o Sócio B, e após transfere R$ 21.400 para o novo sócio C.


Estou enpancado para fazer o lançamento.

Se alguém pude me ajudar, desde já agradeço.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 12:53

Boa tarde, Phellipe


A contabilização destes fatos é ensinada desde o curso técnico até os primeiros semestres do ensino superior:

1. Integralização do Capital

Data: 02/01/2002
Sócio A: R$30.000,00
Sócio B: R$30.000,00

1.a) Subscrição
D) Capital Subscrito
C) Capital Social
Subscrição do sócio A
R$ 30.000,00

D) Capital Subscrito
C) Capital Social
Subscrição do sócio B
R$ 30.000,00

1.b) Integralização (neste exemplo, em dinheiro)
D) Caixa (ou Bancos, se for por depósito direto em c/c)
C) Capital Subscrito
Integralização do sócio A
R$ 30.000,00

D) Caixa (ou Bancos, se for por depósito direto c/c)
C) Capital Subscrito
Integralização do sócio A
R$ 30.000,00

2. 1ª Alteração Contratual

Data: 07/01/2004
O sócio A Transfere R$ 600,00 para o Sócio B, e após transfere R$ 21.400 para o novo sócio C.

Nota: O capital social pertence aos sócios, e não à empresa; portanto, contabilmente devemos fazer lançamentos debitando e creditando a própria conta de capital social somente para fins de controle interno:

2.a) Transferência para o sócio B
D) Capital Social
C) Capital Social
2% de capital social transferido de sócio A para sócio B

2.b) Transferência ao sócio C por sua admissão no quadro societário
D) Capital Social
C) Capital Social
71,33334% de capital social transferido de sócio A para sócio C, ora admitido na sociedade
R$ 21.400,00


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Phellipe Fernandes

Phellipe Fernandes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 13:16

Muito Obrigado, eu até sei que é fácil só queria saber se na entrada de novo sócio com transferênica de quotas teria que contabilizar uma subscrição.


Abraços!

LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 10:59

bom dia ,pelo que entendi deve ser feito um balanço no caso da colega,ana paula,mas suponhamos que a empresa continuasse sem movimento,entao em 2009,seria ooutro balanço,e as obrigaçoes,aonde ficaria...exemplo caso a empresa dela estive no simples nacional, ou presumido...entao pelo que entendi entregaria todas zerada no fim do ano...

HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 24 junho 2010 | 16:43

Boa tarde colaboradores:

Meu problema é o seguinte:
Fechei o balanço de 2009...já fechei tambem a DIPJ p/ entregar até 30/06/2010..(empresa lucro presumido) ...Meu patrão não me informou que em 2009 teve alteração do capital social de 100.000,00 p/ 180.000,00
(a empresa tem saldo p/ esse aumento c/ a reserva dos lucros)...

Terei que refazer o balanço de 2009, pois ja imprimi os livros só ainda não registrei...ou poderia jogar esse aumento em 2010...e na DIPJ lançar o capital social correto..de 180.000,00
Sinceramente fiquei desesperada.

Desde já agradeço a atenção

Fabiana Mahon Mendes Oliveira

Fabiana Mahon Mendes Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Médico(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 6 junho 2011 | 14:49

Eu e mais 3 médicos vamos prestar serviços a um setor de um grande hospital, o hospital pagara a uma pessoa jurídica, a qual vamos abrir. Gostaria de saber qual será o valor do capital social, visto q nao entramos com nenhum investimento financeiro, e queremos arcar com um baixo imposto a pagar. Nao precisara os pegar empréstimos, já que quem paga tudo é o hospital.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 6 junho 2011 | 17:26

Boa tarde, cara Fabiana


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Em primeiro lugar, visto que este tópico pertence à sala de "contabilidade em geral" e tem o nome de "Lançamento de Capital Social", deduz-se que ele é direcionado aos lançamentos contábeis deste fato, e não a orientação de abertura de empresas, cuja sala mais adequada seria a de "registro de empresas".

Mesmo assim, como seu assunto requer orientações estritamente particulares, recomendo-lhe manter contato com um contador de confiança sua e seus futuros sócios.


Bons negócios.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Alexandro N. Santa Chiara

Alexandro N. Santa Chiara

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 10:27

Bom dia! Por favor, tenho uma dúvida quanto a utilização de Lucros Acumulados, ou seja, gostaria de saber se posso transferir saldos de lucros acumulados a qualquer momento para Reservas de Capital, e se tratanto de uma ME Optante pelo Simples Nacional, posso fazer essa transferência sem fechar balanço, fazendo somente os lançamentos contábeis inerentes? Desde já obrigado e estimas profissionais a todos!

Antonio Luis Ferreira da Silva

Antonio Luis Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 15 outubro 2011 | 09:26

Saudações a todos!

Claudio ou Ricardo;

Depois de efetuado os lançamentos de integralização de capital como fica a conta capital subscrito?
Exemplo:

01/10
D - Capital a Integralizar = 100,00
C - Cap. Subscrito = 100,00
25/10
D- Caixa = 50,00
C - Cap. Integralizar = 50,00
Qual lançamento faço para a conta Cap. Subscrito, para registrar que já foi efetuado uma parte da integralização?

Atenciosamente,

Antonio Luis

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 18:17

Boa noite, prezado Antônio Luís



01/10
D - Capital a Integralizar = 100,00
C - Cap. Subscrito = 100,00
25/10
D- Caixa = 50,00
C - Cap. Integralizar = 50,00
Qual lançamento faço para a conta Cap. Subscrito, para registrar que já foi efetuado uma parte da integralização?

O problema de seu lançamento está no fato de capital subscrito ser sinônimo de capital a integralizar.

Quando um sócio contrata com outro o estabelecimento de uma sociedade, ambos subscrevem, isto é assumem o compromisso de integralizar certa quantia a título de capital social, e quando cumprem esta promessa, o capital é integralizado.

Deste modo, para que a sua bateria de lançamentos fique correta, é necessário que oi primeiro fique da seguinte forma:

D) Capital Subscrito (ou Capital a Integralizar)
C) Capital Social (ou capital Integralizado)

(de resto, as coisas continuam de acordo com seus lançamentos conseguintes, e também conforme está exposto em minha postagem de 16/06/2010.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 08:44

Bom dia

Alguem por favor pode sanar essa duvida?
Uma empresa individual tem um capital social de R$ 10.000,00 e agora abriu uma filial com destaque de capital social de R$ 2.000,00.Agora pergunto essa empresa tem um total matriz e filial de R$ 12.000,00 de capital social ou ela tem 10.000,00 no total ou seja 2.000,00 da abertura da filial ela tirou da matriz?E onde se baseia essas informacao.

obrigada

Lucy

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.