x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 7.348

Posso excluir contas do plano de contas

SIDINEY Lopes

Sidiney Lopes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 09:04

Bom dia Pessoal,

Preciso de uma ajuda, não estou encontrando onde me fala se eu posso excluir ou não, as contas do plano de contas meu, pois estou trocando de sistema e preciso de atualizar meu plano de contas e tem muitas contas que não uso mais, eu posso excluir?
Tem alguma legislação que fala sobre este assunto?
Não acarretara nenhum problema com relação ao sped contabil e Sped ECF ?
Alguém sabe me falar,
abraços
obrigado a todos.

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 09:29

Sidiney Lopes
Desde que as contas que pretende excluir não possuam saldo registrado, não existe problema.
O plano de contas de atender as necessidades da empresa, de maneira a registrar as movimentações contábeis da mesma.

Exemplo: Tenho em meu plano de contas a conta DUPLICATAS A RECEBER, porém minha empresa não trabalha nem nunca trabalhou com vendas a prazo, logo não tenho saldo nesta conta nem tampouco necessidade dela. Posso excluir a mesma tranquilamente. ,

Fique apenas atento para que possua todas as contas necessárias ao correto registro de seus lançamentos. E evite sempre a utlização de contas genéricas... como por exemplo Despesas Diversas.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
SIDINEY Lopes

Sidiney Lopes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 10:37

Muito Obrigado Marllon

Entendido, no meu caso as contas nao tem saldo nao, ja foram usadas, porem a ano atras, entao vou excluir sabendo que nao vou usar mais.

Outro detalhe, e a edição da conta contabil e permitida? por exemplo:

Despesas com Combustíveis e lubrificantes eu edito ela colocando Despesas com Combustíveis e vou criar uma nova conta Despesas com com lubrificantes.

isso e permitido? desde que eu nao mude a característica da conta exemplo, despesa de com frete eu mudo e coloco despesa com material de escritorio, pois ai fica estranho, qual a sua opiniao?
obrigado

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 10:53

Sidiney Lopes
No caso de contas de resultado (Despesas, receita, etc.), você pode fazer a alteração tranquilamente, desde que o faça no início do exercício.
Essas contas não transportam saldos entre os exercícios, então não haverá problema em, antes de iniciar os lançamentos do exercício.
Caso tenha necessidade de fazer a alteração durante o período aconselho a não alterar a conta existente, mas sim criar 2 novas contas e transportar o saldo para elas.
Exemplo:
Conta Despesas com Combustíveis e lubrificantes = Saldo 10.000,00
Criar as contas Despesas com Combustíveis e Despesas com lubrificantes.
Lançamentos

Débito: Despesas com Combustíveis
Crédito:Despesas com Combustíveis e lubrificantes
Histórico: Valor referente reclassificação de despesas.
Valor: R$ 5.000,00 (fictício)

Débito: Despesas com Lubrificantes
Crédito:Despesas com Combustíveis e lubrificantes
Histórico: Valor referente reclassificação de despesas.
Valor: R$ 5.000,00 (fictício)

Em todo caso, o melhor a ser feito, é realizar a alteração no início do exercício, antes de iniciar os lançamentos contábeis.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 15:57

Sidiney Lopes
Contas Patrimoniais, que apresentem saldo, o procedimento correto é criar a conta com a Descrição que deseja e fazer o lançamento de reclassificação.
Uma outra opção, é alterar o nome da conta e fazer uma observação, quanto as alterações realizadas, em notas explicativas. Essa opção pode ser aplicada também, dependendo do caso, as contas de resultado.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Caroline Mota de Souza

Caroline Mota de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 16:35

Prezados,

Tem alguma legislação específica que trate da edição do plano de contas?

Eu tenho uma conta patrimonial Sintética titulada como EMPRÉSTIMOS EMPRESAS COLIGADAS (ANC) e para não criar outra conta sintética para mútuo, eu pensei em alterar esta conta apenas para EMPRÉSTIMOS e abaixo criar uma conta analítica de Mútuos.

Isso vai impactar no SPED ou ECF?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.