x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 971

Lucro Real Anual - Compensação

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 16:42

Pessoal, estou com a seguinte dúvida, deixa eu ver se consigo me explicar.

Tenho uma empresa que é Lucro Real Anual, e certamente neste ano terá prejuizo.

2:º A empresa porém apresenta lucro no mês de janeiro e assim estaria obrigada a recolher por estimativa ou por lucro real, mas ela tem em seu ativo IR e CSLL de anos anteriores suficientes para abater este valor a pagar. Posso utilizá-los e não pagar nada?

Ao fim do ano terá prejuizo e fica a dúvida: este valor que foi pago utilizando o ir e csll a recuperar de anos anteriores será restituido de novo? Em dinheiro ou crédito? Qual declaração deveria preencher para ficar tudo certo?

Não sei se expliquei de forma clara. Obrigado.

André Alves
Contabilidade
Bruno Hanauer Balbinot

Bruno Hanauer Balbinot

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 18:43

Olá o IRPJ e CSLL pago em um ano, caso a empresa tenha apresentado prejuízo fiscal no final do ano, vira Saldo de Negativo de Irpj e CSLL no ano seguinte. Portanto, podes compensar sim com o imposto devido em janeiro (mediante Per/Decomp). Caso no final deste ano a empresa apresente prejuízo, no ano que vem o procedimento será o mesmo (tratamento como saldo negativo). Podes, opcionalmente, solicitar ressarcimento deste saldo negativo, porém, se tens imposto a pagar é aconselhável usar para compensá-lo.

Sandra Silva

Sandra Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 13:21

Caros, estou com dúvida similar porém utilizando o prejuízo fiscal.

Estou analisando uma empresa do lucro real. Em janeiro a mesma teve lucro porém em 2015 obteve prejuízo anual superior ao lucro mensal de janeiro/2016

Na apuração de janeiro, posso compensar 30% DO LUCRO com o prejuízo de 2015? ok?

No caso da empresa ficar com prejuízo em janeiro teria que mesmo assim pagar sobre apuração por estimativa mensal?

Grata pela atenção de todos.

Sandra Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.