Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 657

Calculo Simples

STEFANE MOURA

Stefane Moura

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 12:21

Trabalho no fiscal de um escritório, e tenho um cliente no ramo de comércio de vidros e esquadrias em alumínio, ele é comerciante para consumidor final. Revende com ST e sem ST. Minha dúvida é a seguinte:

1. Para mercadoria com Substituição tributária que ele comprou como 5.401, a saída é como 5.403 ou 5.405? Eu sei o que cada CFOP diz, só não estou conseguindo interpretá-lo claramente.

2. Na apuração do Simples, tenho que fazer tudo como revenda sem ST? ou separar? O que é mercadoria com substituição e o que é mercadoria sem substituição? Porque como disse acima, não estou conseguindo interpretar se ele é o substituto ou o substituído.

Obrigada.
Stefane Moura

Diego Monteiro

Diego Monteiro

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 13:32

Boa Tarde Stefane,
Vou tentar de ajudar;

No caso do seu cliente, o recolhimento de ICMS ST, o fornecedor dele substituiu ele sobre a obrigatoriedade de recolhimento, pois o fornecedor que pagou o imposto ST (mesmo que seu cliente tenha restituído o fornecedor, quem pagou a guia foi ele), com isso seu cliente foi substituído com relação ao recolhimento.

Sobre a apuração do Simples, você deve informar separadamente as receitas com substituição tributaria, visto que já foi recolhido o ICMS, não será necessário recolher novamente no DAS , evitando a duplicidade de recolhimento.

Espero ter ajudado.


Att.
Diego Monteiro
(34) 9 9149-7576 
Uberlândia/MG
[email protected]
Skype : dimonteiro



"Dar de si, antes de pensar em si"
STEFANE MOURA

Stefane Moura

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 14:14

Oi Diego, Muito obrigada pela resposta, entendi perfeitamente!

Só mais uma questão, então o CFOP a ser utilizado é o 5.405 e não o 5.403.

Obrigada mais uma vez.

Att.,
Stefane Moura

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 14:26

Stefane Moura, o CFOP correto é 5405, ou seja, a grosso modo já foi recolhido anteriormente.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.