Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.620

Contabilização - ISS a recuperar de uma empresa de Simples N

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 15:02

Boa tarde.

Tenho uma empresa do Simples Nacional que presta serviços com o código 06130 – Corretagem de seguros. Ela prestou um serviço no valor de R$ 498,25, porém, foi retido o valor de ISS (2%) de R$ 9,96. Ou seja, ela receberá de seu cliente o valor líquido de R$ 488,29.

Contabilmente, o valor de R$ 9,96 vai ser lançado da seguinte forma: D – ISS a recuperar C – Clientes a receber - O ISS da NFS-e será retido pelo tomador de serviço que deverá recolher através da guia. Meu questionamento é: O que farei com o valor de ISS a recuperar, já que ela é do Simples Nacional?

Att.

César Augusto Soares Leite

César Augusto Soares Leite

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 15:25

olá Juliana,

não sei se a empresa em questão está estabelecida em São Paulo, mas se a sua empresa é optante pelo simples, não caberia a retenção do ISS pelo
cliente, porém, como já foi feita a retenção, acredito que você possa fazer a compensação deste imposto na guia de pagamento do simples que você
efetua todo mês.

segue abaixo o manual de compensação do Simples

clique aqui


espero ter ajudado.

abs,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.