Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.662

Contabilização de bens totalmente depreciados.

IGOR AYRES HEMETRIO

Igor Ayres Hemetrio

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 17:38

Boa tarde prezados amigos!

Estou com algumas dúvidas a respeito do seguinte assunto: Um cliente falou que na relação de imobilizado da empresa dele, na contabilidade, estava faltando algumas máquinas e me enviou as notas fiscais das respectivas aquisições. Só que muitas dessas máquinas já tem mais de 5 anos. Como devo dar entrada na contabilidade dessas notas? Pelo fato de já estar totalmente depreciado, eu posso fazer um D na conta do imobilizado e um C na conta de depreciação acumulada? Quanto as máquinas que ainda não estão depreciadas totalmente, como posso proceder? Eu posso, também, dar entrada na contabilidade deste imobilizado e começar a depreciá-lo a partir de algo?

Abraços!

Igor Ayres Hemetrio
CRC/MG 105.791
Flávio Quirino do Nascimento

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 12:51

Boa tarde Igor

Você tem a opção de efetuar esses registros em 2015 e especificar bem no histórico. Para os bens totalmente depreciados é mais tranquilo, pois você não precisa efetuar o cálculo, é só lançar o valor total do bem na depreciação. Porém, deve reconhecer a despesa de depreciação. Nesse caso, deverá utilizar a rubrica "Ajustes de Exercícios Anteriores". Ficaria da seguinte forma:

Quanto da entrada do bem

D- Imobilizado (ANC)
C- Caixa (AC) - Subentende se que a conta "Caixa" ficou com saldo a maior ao longo do tempo, já que esses bens não foram lançados na época.

Quanto da depreciação

D- Ajustes de Exercícios Anteriores (PL)
C- (-) Depreciação Acumulada (ANC)

Em relação aos bens não totalmente depreciados, você vai ter que criar uma planilha de excel, jogar a data de emissão da NF e vir efetuando o cálculo mensal até hoje. Quando achar o valor, o lançamento será conforme acima demonstrado (pode fazer um só do total). Nos meses posteriores, a depreciação será reconhecida no resultado normalmente.

Se algum colegar tiver outra forma de acertar essa situação sem precisar retroagir para não precisar mexer nos livros registrados e nas obrigações acessórias, fiquem a vontade.


Abraço

att.,

Flávio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.