Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 20.725

Ajuda para entender o encerramento do exercicio social

michael

Michael

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 12:24

Bom quando tiro o balancete ate o mês de novembro o ativo esta dando maior que o passivo e a receita maior que a despesa, minha duvida é como que a contabilidade faz a distribuição no encerramento do exercício para o ativo bater com o passivo.

Obs: usamos o programa Prosoft, fazemos a digitação do estoque no final do exercício, colocamos uma conta de lucro e outra de prejuízo do passivo e uma conta de c/partida da despesa na tabela de contas para encerramento.

Minha duvida é nunca fiz o encerramento quero saber como funciona para entender o que o sistema vai fazer.

rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 13:18

Boa tarde Michel,

No encerramento do exercício o sistema era zerar todas as receitas e despesas, a fim de cálcular o resultado do exercício e deixar para o próximo exercício apenas os saldos patrimoniais.

O que o sistema faz é pegar as receitas e:

D- receitas
C- encerramento do exercício

Pega as despesas e :

d- encerramento do exercício
c- despesas

assim as receitas e despesas sao zeradas e o saldo do execício fica nessa conta de encerramento do exercício que é uma conta transitória.
O saldo dessa conta é passada para a conta : " lucros/prejuízos acumulados " , se o saldo for credor é porque a empresa teve lucro se foi devedor é porque ela teve prejuízo.

No caso de saldo credor:

D- encerramento do exercicio
C- lucros/prejuízos acumulados do exercicio

No caso de saldo devedor:

d- lucros/prejuízos acumulados do exercicio
c- encerramento do exercicio

No caso de lucros acumulados por exemplo voce deve passar o saldo para uma conta de reservas de lucros.

Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 17:55

Michael, boa tarde!

O programa Prosoft faz toda essa rotina de encerramento, o único lançamento que vc tem que fazer e transferir o resultado (se lucro) para uma conta de reserva de lucros, conforme o colega explicou acima.
Veja a pessoa que recebeu o treinamento para utilizar o módulo contábil, ela vai saber se toda a amarração foi realizada para que vc possa rodar o encerramento.

Att.

Gilberto Alves

michael

Michael

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 09:07

''o único lançamento que vc tem que fazer e transferir o resultado (se lucro) para uma conta de reserva de lucros''

Bom como eu faço esse lançamento, quais contas usar?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 10:03

Bom como eu faço esse lançamento, quais contas usar?


Sua pergunta já foi respondia meu caro. Veja a mensagem do Rafael.

michael

Michael

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 10:26

Bom se foi respondida me desculpe eu não entendi pq pelo que parece aquele lançamento que ele falou o meu programa efetua.
O programa pega o lucro e lança nos lucros acumulados no ato do encerramento do exercício mas minha duvida é como fazer o lançamento manual de lucros acumulados para reserva de lucros, desculpe a falta de malícia pois sou novo em contabilidade.

Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 10:29

Michael, bom dia!

Como fazer o lançamento já foi explicado pelo colega Rafael, agora o código da conta vc tem que olhar no plano de contas da empresa. Para vc entender melhor veja uma empresa que já tenha sido encerrada, mesmo que seja do ano 2014.
Se toda a amarração estiver pronta o encerramento no sistema Prosoft é muito simples e rápido, inclusive para imprimir o Balanço, DRE, CMV e demais relatórios.
Conforme falei veja com o responsável pela parametrização e treinamento do programa.

Att.

Gilberto Alves

michael

Michael

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 11:21

Gilberto eu estou sendo o precursor nunca foi feito o encerramento pelo Prosoft Windows aqui no escritório, ou seja não houve encerramento
em 2014 pelo prosoft.

Bom minha duvida é se esse lançamento manual esta correto após o encerramento do exercício:

D - Reservas de lucro

C - Lucros Acumulados

São duvidas iniciais pois nunca fiz e nunca foi feito aqui e o suporte é mais parametrização e informática.

Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 11:40

Michael,

Quando o encerramento for efetuado pelo sistema o lançamento de lucro ou prejuízo será gerado automáticamente...

Exemplo:

Encerramento Prosoft

D - 58201 Resultado Exercício
C - 28053 Lucros Acumulados

Lançamento Manual

D - 28053 Lucros Acumulados
C - 28060 Reserva de Lucros

* Os códigos das contas são apenas exemplos.

Att.

Gilberto Alves

michael

Michael

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 12:01

é bom troca essa ideia com você pois segundo o programa prosoft essa conta resultado de exercicio é uma conta de despesa.

exemplo

D - Resultado do exercicio ( despesa )

C - Lucros acumulados ( passivo/pl)

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 18:01

Pessoal,
aproveitando a oportunidade sobre o assunto queria fazer apenas uma perguntinha ao transferir da conta lucros acumulados para reservas de lucros, que tipo de documento devo ter para fazer esta contabilização,,,, estive num escritório dia desses e não havia nenhum documento que comprove que a diretoria ou conselho administrativo, ou alguma ata descrita para que o valor seja transferido. a partir disto passei a não transferir mais na contabilidade aonde trabalho, alguém tem alguma ideia como fazer?

Gilmar Jesus Mendes
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 31 dezembro 2015 | 08:51

Bom dia Gilmar,

você deve obedecer o embaçamento legal ou seja a lei. Não existe um documento específico para fazer essa transferência.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Marcio Rodrigues

Marcio Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 7 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 11:18

Bom dia,

Preciso de ajuda para contabilizar o encerramento e a restituição do capital social.

O balanco patrimonial da empresa esta assim:
ATIVO 70.000
* BANCO 70.000

PASSIVO 70.000
* PATRIMONIO LIQUIDO 70.000
*** CAPITAL SOCIAL 100.000
** LUCRO E PREJUIZO (30.000)

Preciso devolver o capital social para uma empresa que esta com prejuízo em relação ao capital social, como liquidar?

Grato
Marcio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.