x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 775

Ivanir

Ivanir

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 09:26

Bom dia,

Preciso que me ajudem com uma dúvida:
Tenho uma empresa de Lucro Presumido que em 2012 adquiriu um terreno e este foi pago em parcelas no banco, porém estas parcelas não foram lançadas em imobilizado e sim em despesas bancárias.
Hoje a empresa quer vender este terreno e não estou sabendo como reverter esta situação. Não estou achando uma maneira de resolver, alguém poderia me ajudar?















Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 09:45

Não entendi muito bem, más vê se ajuda rs.

Porque quando compra fica assim.

D- Imobilizado 100.000
C- Financiamentos a Pagar 100.000

Quando paga fica assim:

D- Financiamento
C- Banco

Agora se vocês querem vender, usa a conta do imobilizado da aquisição no valor do custo histórico do terreno que seria os 100.000. ( exemplo)

Se poder me passa os lançamentos que vocês fizeram para eu entender melhor rsr más a priori é isso que falei.

Fábio Trindade

Fábio Trindade

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 09:55

A solução que eu vejo e re-ratificar o fechamento do ano de 2012 pra frente, para assim, corrigir os lançamentos que foram feito errado. Ao contrário você não conseguirá reverter a situação porque as parcelas foram lançadas em conta da despesas e com certeza o grupo já foi encerrado.

Fábio Trindade
Assistente Contábil
(027) 3239-2961
E-mail: [email protected]
Skype: contabilcalvi
Ivanir

Ivanir

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 10:14

Marco Antonio,

Correto sua resposta, eu sempre lancei imobilizado da maneira que vc explicou, porém como sou nova nesse escritório e em 2012 foi outra pessoa quem fez os lançamentos, usando a conta despesas e não Terrenos(imobilizado) e hoje eu preciso consertar este erro.

Com estes lançamentos, no final do exercício/2012 foram para DRE e zeradas. Acredito eu, que não tenho muito o que fazer com estes lançamentos, mas eu apenas precisava de uma segunda opinião.

Obrigado.
Ivanir.



Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 14:59

Boa tarde Srª. Ivanir, tudo bem?

Aconselho a leitura do CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.

Pois deverão ser feitos lançamentos que corrigirão erros de exercícios anteriores.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
DAVI JOB GALATTI CALVI

Davi Job Galatti Calvi

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 16:06

Boa tarde,
A segunda opção que você teria, é fazer um Ajuste do Exercício Anteriores .

Ex:
02/01/2015

1º D : IMOBILIZADO
C : AJUSTE DO EXERCÍCIO ANTERIORES

31/12/2015

2º D: AJUSTE DO EXERCÍCIO ANTERIORES
C: LUCROS/PREJUÍZOS ACUMULADOS

Sendo que em 2012 a despesa foi fechada com um saldo maior, automaticamente o lucro fechou com um saldo menor, então esse lucro está sendo compensado agora no 2º lançamento.

OBS: Lembrando que o ajuste deverá ser esclarecido em nota explicativa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.