x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 13

acessos 10.281

Escrituração de CTRC

Andressa Malinverni Duarte

Andressa Malinverni Duarte

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Processos
há 15 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2008 | 15:13

Boa tarde Pessoal

Minha duvida é o seguinte.

Tenho uma Industria que contrata uma transportadora para fazer fretes de seus Produtos para seus Clientes. Essa industria paga os fretes.

Devo Escriturar esses Conhecimentos de Transportes nas Entradas ou nas saidas da minha industria? Se sim nas Entradas ou nas Saídas?

Se alguem tiver algum material sobre Escrituração de Fretes e puder me passar eu Agradeço!!

Obrigada!!

Andressa!!

Edimilson Campos Inacio

Edimilson Campos Inacio

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2008 | 15:38

Andressa

Se a indústria contrata o serviço de frete, ela é tomadora do serviço, portanto, este deve ser emitido no desta industria e obviamente ela deve registrar o CTRC da transportadora no Livro de Entradas.

Espero ter ajudado.

Boa tarde!

Edimilson Campos Inacio
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2008 | 11:43

Bom dia,
Minha empresa é RPA, comercio varejista de peças automotivas. Recebi 2 conhecimentos de frete de uma mesma empresa, foi feito transporte de peças automotivas. Em um deles esta com CFOP 5.360, total da prestação R$ 21,06 - total a receber R$18,54 -no corpo da nota a base de calculo R$ 21,06 e valor do icms R$ 2,52 e a frase ICMS substituição tributaria Art 317 do ricms.
Já no ourtro conhecimento de frete com CFOP 5.353, total da prestação R$ 21,06 - bc 21,06 -aliquota 12% - icms 2,52.

Como devo esriturar essa notas no registro de apuração de entrada e na GIA?
Tenho que escriturar de modo diferente as duas?
Devo recolher o icms destas notas?

Grata

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Fabiana Rodrigues Brandão

Fabiana Rodrigues Brandão

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2008 | 13:20

Boa tarde, Tita,

Você pode escriturar as duas da mesma forma como escritura transporte com o CFOP 2.353 (se entrada fora do estado), a diferença é que como o transporte foi de produto substituído você deverá fazer a substituição do frete também.
Peças automotivas também é substituído aí em São Paulo, né? O MVA de peças automotivas é 35%, salvo engano. Sendo assim, é devido esse imposto sobre o frete.

Abraços.

Dorideikson Bonadiman

Dorideikson Bonadiman

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 13 dezembro 2010 | 17:38

Boa tarde,

Tenho uma duvida na seguinte situação:

Eu Constitui uma empresa transportadora, ate então nunca havia trabalhado come esse tipo de empresa, ela foi contratada pela uma empresa "A" do meu estado para fazer frete destinado a empresa "B" em estado. O ctrc foi preechido com o cfop 6353, o remetente sendo a empresa "A" e o destinatario a empresa "B".


Minha duvida é a seguinte, quando for regitrar o livro Fiscal de Saidas da transportadora quem é o cliente e qual o cfop que usarei ?

ANDREIA DE OLIVEIRA

Andreia de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 09:34

Bom dia!

Tenho um cliente que começou a emitir CTRC. E uma empresa estabelecida em Minas a contratou para transportar a carga do Rio de Janeiro.
Ou seja, no meu entender o cliente é quem contratou, logo seria o destinatário. Mas se eu escrituro dessa forma, o CFOP, fica incorreto. Por que na verdade o serviço teve início no Rio de Janeiro com destino a Minas Gerais. Saliento que o ICMS, foi devidamente recolhido antecipadamente através do DARJ.
Se alguém puder me ajudar...
Desde já agradeço.

Dei@.

ANDREIA DE OLIVEIRA

Andreia de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 10:24

Obrigada Carlos!

Mas minha dúvida não é exatamento sobre qual CFOP devo usar. Eu compreendo que dentro do estado é 5.353 e fora 6.353.
A questão é que o cliente é estabelecido em MG e o transporte iniciou no RJ. Os dados são os seguintes:
Empresa Transportadora: MG
Remetente: RJ
Destinatário: MG
E nesse caso o destinatário é quem contratou o serviço.
E o CFOP discriminado é o 6.353. Mas não consigo escriturar dessa forma, entende? Quando eu seleciono o cliente, o CFOP passa automáticamente para 5.353.
Será que devo mudar a escrituração selecionando o remetente (RJ) como cliente?

Carlos Arthur Barbosa Guedes

Carlos Arthur Barbosa Guedes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 13:06

entendo,
no campo "cliente" escrituramos o tomador, quem está comprando esse serviço (no caso MG), porém o seu cliente (transportadora) está cadastrado em seu sistema como UF MG, que é justamente a causa desse choque e mudança de cfop; sugiro que vc confirme cfop 6353 mesmo que dê determinado aviso, porque de fato ocorreu a operação externa.

Carlos Arthur B. Guedes
Aux Carteira Fiscal
Enconta - Empresa Nacional de Contabilidade e Assessoria - Recife PE
Contatos: (81) 99722-8246
Email: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.