Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 9

acessos 25.220

ADMINISTRAÇÃO VS CIÊNCIAS CONTÁBEIS Qual a diferença?

Thiago Igor

Thiago Igor

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Administrativo
há 8 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 14:22

Boa tarde!

Gostaria de saber a diferença nestes cursos pois conclui técnico em administração e estou iniciando a faculdade de contabilidade, mas várias pessoas me falam que contabilidade é melhor, alguém poderia me informar o mais indicado ou me explicar quais as diferenças, desde já agradeço!

"É o respeito pelo próximo que se constrói a sua imagem"

Viana's Contabilidade
Whatsapp: 85 9-9603-9462
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 08:33

Bom dia Thiago,

são profissões que embora semelhantes em alguns aspectos, são distintas. O administrador fica mais na parte de gestão da organização, sugerindo novidades e tal. O contador por sua vez faz a parte burocrática e tem várias áreas pelas quais pode optar e atuar e este como tem números em mãos também atua ou pode atuar auxiliando na tomada de decisão.

Não existe o mais indicado (até porque eu seria suspeita e qualquer um aqui no fórum em indicar rsrs), porém analise a ementa de cada curso e veja as opções de atuação, de acordo com o que mais se identificar faça sua escolha.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 08:49

Bom dia,

É exatamente isso que nossa colega Geórgia Beatriz Pereira descreveu. E é uma verdade hoje que o contador está um pouco mais na parte estratégica e gerencial das empresas. Mas só para questão de curiosidade, em muitos países Administração e Ciências Contábeis são um curso só nas cadeiras das universidades, sendo que você decide o que vai ser apenas nas ultimas disciplinas do curso.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 08:54

Marcos,

até no Brasil já temos isto, por exemplo na USP e acho que é uma ideia da FGV são 02 anos de disciplinas comuns e no final cada um opta pelo curso que considere melhor.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
MATOS

Matos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 11:17

A figura do contador atualmente está relacionada a parte gerencial de uma organização, ele gera informações, apresenta soluções, contribui na tomada de decisões, intermedia a relação empresa x governo, entre outros; já o administrador é o tomador de decisões. Sobre ele está a responsabilidade de fazer a empresa dar resultados a partir de suas habilidades administrativas e conhecimentos técnicos para tal objetivo. Interessante é que o contador pode ser um administrador, mas o administrador não poderá ser um contador por razões técnicas, a menos que aquele busque uma especialização na área deste.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 18:42

boa tarde


um contador "pode" ser um administrador
mais um administrador "nao" pode ser um contador

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 08:42

Geórgia Beatriz Pereira ,

Na Usp não pode optar de curso assim no final, é necessário fazer transferência interna e além disso adequar à grade do curso.

Joao Calandreli

Joao Calandreli

Iniciante DIVISÃO 2, Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 09:33

Gente, orientem direito o rapaz! Thiago, vamos lá:
O curso de Ciências Contábeis tem como tema principal, esse sistema de mensuração patrimonial conhecido mundialmente como Contabilidade. Você vai entender mais a fundo o que é o débito, crédito, passivo, ativo, resultado, intangível, imobilizado, regime de competência, regime de caixa, centros de custo, etc, etc, etc. Você vai aprender sobre os conceitos da contabilidade, sobre como é feita a escrituração contábil e vai aprender também a fazer a análise do resultado final do trabalho do contador, as demonstrações financeiras. Mas para isso é necessário que se tenha alguma noção de como funciona uma empresa, pois como você vai registrar as atividades de uma coisa que você não sabe o que é? Como vai analisar o resultado sem saber o que analisar? Por isso os cursos de contabilidade possuem algumas matérias de administração, para contextualizar o trabalho do contador.

O curso de Administração vai falar sobre as teorias e práticas vigentes atualmente na gestão das empresas, começando com Taylor e Ford, passando por modelos como o Toyoda, melhoria continua, kaizen, 5S, entre outros. Para você saber administrar uma empresa, é preciso conhecer os departamentos e um pouco dos processos, por isso o curso te dá algumas noções de marketing, publicidade, logística, RH e também, contabilidade. Contabilidade para que o administrador entenda o que significa o balanço e a DRE da empresa dele e também de uma forma um pouco mais gerencial, como a contabilidade de custos, para ajudar o administrador nas tomadas de decisões.

Por isso, os dois cursos tem alguns pontos em comum, pois ninguém gere uma empresa sem informações, principalmente as informações financeiras que advém da contabilidade e ninguém também consegue registrar (contabilizar) algo do qual não tenha nenhum conhecimento de como funciona.

O curso de contabilidade vai falar mais sobre "a contabilidade" em si, não vai te ensinar a fazer folha de pagamento, imposto de renda, apuração de impostos e algumas outras coisas que o contador acaba fazendo, mas ele te dá uma formação que não restringe-se ao trabalho de contador apenas, hoje em dia há campo na área financeira, auditoria, controladoria e também na área de perícia.

Sobre o contador poder ser administrador, na verdade, qualquer um pode ser administrador, até um pedreiro, a questão é perfil e conhecimento. Geralmente quem faz o curso de contabilidade não tem muito perfil de administrador.

Acho que é isso,
abraço!

Thiago Igor

Thiago Igor

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 10:01

João Calandreli,

Muito obrigado por sua opinião gostei muito, e obrigado a todos que deram tbm suas opiniões gostei muito tbm

"É o respeito pelo próximo que se constrói a sua imagem"

Viana's Contabilidade
Whatsapp: 85 9-9603-9462
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2016 | 08:48

Bom dia Joao Calandreli,

As universidades que eu conheço aqui do sul ensinam a contabilidade em si, ou seja, a sua teoria e um pouco da prática desenvolvendo o pensar crítico e a melhor forma de evidenciar os fatos ocorridos nas empresas. E também ensinam o básico de folha de pagamento, tributação, apuração de impostos, imposto de renda pessoa física e jurídica, abertura de empresas. Claro que é ministrado o básico em sala de aula, pois se não fosse dessa forma o curso teria de ser de 10 anos de duração.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.