x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 763

Operação Triangular - NF - Simulação

Rodrigo Silva

Rodrigo Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2016 | 11:12

Prezados,

Boa tarde,

Um colega administrador me sugeriu fazer uma "operação triangular" da seguinte forma: minha empresa no RJ adquire as mercadorias de SP, recolhe o tributo e pede para que o fornecedor em SP envie as mercadorias direto para minha outra empresa em MG, com uma NF de "Simples Remessa". A questão é que não há revenda entre RJ e MG.

Estranhei essa operação pois já trabalhei em empresas que faziam a venda por conta e ordem, mas necessariamente haveria de ter uma revenda entre RJ e MG para que o fornecedor em SP entregasse diretamente em MG.

Para mim é simulação e essa nota que acompanhará as mercadorias entre SP e MG não pode ser de "Simples Remessa", certo? Nem pode ser de outras saídas.

Estou correto?

Na hipótese de isso ser feito, teria lógica em enviar as mercadorias de MG para o RJ por nota de Simples Remessa para legalizar a operação?

Conforme mencionei, um colega tem feito isso, mas tenho 99% de certeza que se trata de uma operação simulada e que vai gerar uma autuação para a minha empresa se eu optar por esse procedimento.

Abraços

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 07:30

Mas essa "simples remessa" é para que? qual a finalidade? já que não é venda, para que é? demonstração? garantia? doação?

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 10:47

Rodrigo Silva,

Existe esta possibilidade através de uma "venda a ordem", mas teria que analisar qual a finalidade desta venda, bem como as empresas envolvidas.

Sds

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade