Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 2.056

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 15:18

Boa tarde By!

O Livro Caixa, adotado por muitas empresas do Lucro Presumido, serve para lançar todos os recebimentos e gastos da empresa de uma forma global, é como se fosse um diário contábil.

A Conta Caixa está inserida na contabilidade, onde ela representa os valores recebidos ou pagos em dinheiro (espécie) apenas.

No Livro Caixa, até os pagamentos efetuados via banco são lançados.... é o balancete da empresa.



espero ter ajudado

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2016 | 16:00

Bom By, é assim!

você está confundindo Regime de Caixa com o Livro Caixa (pelo menos foi isso que eu entendi);

LIVRO CAIXA é feita na Tesouraria, se a mesma não tem programa de contabilidade (o que eu duvido nos dias de hoje), então na verdade a Contabilidade tem que "contabilizar/lançar" as despesas pagas pelo caixa da empresa, não tendo que ter um livro especifico para isso.

REGIME DE CAIXA -> É quando a empresa opta por efetuar os lançamentos apenas nos dias que eles acontecem (muito pouco utilizado pelas empresas), porque o mais utilizado é o Regime de Competência


Esperto ter ajudado

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 14:57

Para complementar a grande resposta do colega Eduardo,

Regime de Caixa- Sim é utilizado nos dias de hoje, mas não apenas para lançamentos, normalmente o regime de caixa é para apuração de impostos onde que é calculado apenas em cima do que é recebido. Já em relação de lançamentos contábeis todos são seguidos por regime de competência pelo fato das provisões e lançamentos, onde mesmo as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro válido, portanto, de utilização compulsória no meio empresarial.

Sob o regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.
Este método é frequentemente usado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas. Isto é devido ao fato de que o objetivo principal da contabilidade governamental é identificar os propósitos e fins para os quais se tenham recebido e utilizados os recursos, e para manter o controle orçamentário da citada atividade.
Alguns aspectos da legislação fiscal permitem a utilização do regime de caixa, para fins tributários. Porém, de modo algum o regime de competência pode ser substituído pelo regime de caixa numa entidade empresarial, pois se estaria violando um princípio contábil.
Se a legislação fiscal permite que determinadas operações sejam tributadas pelo regime de caixa, isto não significa que a contabilidade deva, obrigatoriamente, seguir seus ditames. Existem livros fiscais (como o Livro de Apuração do Lucro RealLALUR) , que permitem os ajustes necessários e controles de tal tributação, á margem da contabilidade.
O que não se pode nem se deve é submeter a contabilidade a uma distorção, apenas para cumprir a necessidade de informação de um único organismo, como é o caso do fisco.


--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2016 | 16:33

Grande Kaik!

Parabéns, virou Articulista agora......

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
zaida maria

Zaida Maria

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 12:34

Boa tarde.
Sobre o Livro Caixa peço que me ajudem.
Fui procurada por uma empresa que esta sendo cobrada da mesma o livro caixa, que deve ser apresentado na secretaria da fazenda estadual.
Pergunto, esse livro caixa é feito pelo contador ou pela empresa?
E nele vai registrado suas receitas e despesas?
Obs: a empresa é optante do simples nacional, no ramo da venda de confecções.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 12:44

oi, sugiro de que em vez de se fazer o livro manualmente, utilize o aplicativo *carne leão, além de mais rápido, prático, podendo ser impresso (contendo os termos de abertura e encerramento) ou por meio arquivo magnético, e ainda pode-se fazer cópias de segurança (back up's):

>> para este exercício de 2016:

idg.receita.fazenda.gov.br

>> para o exercício de 2015:

idg.receita.fazenda.gov.br

* pode ser usado para pessoa jurídica também.

boa tarde e uma ótima páscoa a todos!

zaida maria

Zaida Maria

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 17:26

Olá Telmo, já verifiquei o programa carnê leão, e não compreendi como pode ser utilizado por empresa se no inicio pede o CPF e se vai poder apresentar o mesmo para o fisco. Estão cobrando dessa empresa o livro caixa do ano de julho de 2015 até fevereiro de 2016.

Boa tarde!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.