Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 15.840

Balancete Consolidado SCP

Carlos Henrique de Sousa

Carlos Henrique de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2016 | 10:07

Olá Pessoal

Bom dia

Necessito de uma ajuda com relação a balancete de Sócio Ostensivo e SCP, se alguém puder.

Faço a contabilidade da Ostensiva, logo estou obrigado a cuidar da SCP também.

Estou fazendo a contabilidade em livros separados.

Minha duvida é a seguinte:

Será necessária uma consolidação da movimentação de minha SCP na minha Ostensiva, mas como se dá esse processo?

Poderia criar dentro do plano de contas da Ostensiva sub contas da SCP para a consolidação?
Exemplo:
1.1.1 - Caixa Geral
1.1.1.0001 - Caixa Ostensiva
1.1.1.0002 - Caixa SCP

Está correto?

E nos balancetes em separado vai existir
Exemplo:
1.1.1 - Caixa Geral
1.1.1.0001 - Caixa Ostensiva

1.1.1 - Caixa Geral
1.1.1.0001 - Caixa SCP

E todas as outras demonstrações contabeis devem ser consolidadas também da mesma forma?
Exemplo: DRE, Balanço Patrimonial, DLPA, e etc..?

Achei que poderia criar as contas da SCP dentro do plano de contas da ostensiva e contabilizar de forma unificada e vi que necessito de fazer separado e posteriormente consolidar como se fossem matriz e filial, e isso me causou certa confusão.

Desde já agradeço a atenção.

Rafael Pupo

Rafael Pupo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2016 | 17:26

estou com mesma dúvida.....visto que SCP foi criado um CNPJ deve ter balanço em separado, mas como separar se o imposto é recolhido pela Ostensiva e a Ostensiva foi criada exclusivamente para a SCP.....

Carlos Henrique de Sousa

Carlos Henrique de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 08:28

Oi Rafael

A solução que encontrei foi a seguinte:

Meu sistema não consegue consolidar as informações de modo que terei que fazer manualmente.

Então criei uma nova empresa em meu sistema com o nome da empresa e SCP na frente com seu devido CNPJ e faço os lançamentos dentro dela.

Estou fazendo o fechamento como se ela fosse uma empresa normal, gerando balancetes e balanços separados.

E na minha Ostensiva eu criei subcontas contendo a SCP, assim, quando terminar o encerramento da SCP e da Ostensiva eu vou consolidar os balancetes, ou seja, vou unir os valores dos balancetes das duas em apenas um, já que a Ostensiva responde por tudo e paga tudo.

Foi assim que encontrei a forma de apurar balanço e outras demonstrações, posteriormente se você ou alguém tiver alguma ideia ou descobrir como fazer por favor me informe, pois não sei se essa maneira esta correta, apenas foi a maneira que encontrei para contabilizar e apurar resultado.

Desde já agradeço sua atenção.

enilda de jesus modesto

Enilda de Jesus Modesto

Bronze DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 18:24


Carlos Henrique boa noite,

estou com SCP também e tenho algumas duvidas , também optei por fazer uma empresa a parte , faço todos os lançamentos e depois vou consolidar so que me surgiu um problema , sócio ostensivo tem uma conta bancaria , paga varias contas da scp nela , como seria estes lançamentos :
exemplo:

- banco (sócio ostensivo) pagou uma guia de darf da scp , tenho que fazer 4 lançamentos?

- banco (socio ostensivo) transferiu um valor para SCP

como e onde criar estas contas?

desde ja agradeço

Carlos Henrique de Sousa

Carlos Henrique de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 22 março 2016 | 09:26

Enilda

Bom dia

Me desculpe, pois só vi sua mensagem agora.

Também estava com essa duvida quando comecei a fazer a minha SCP.

Então resolvi fazer o seguinte:

Minha SCP é uma Incorporadora, então nela faço os lançamentos de venda e de recebimento destas vendas pelos clientes.

Os lançamentos de pagamentos de impostos e provisão de despesas com esses impostos, estou fazendo dentro da ostensiva diretamente, sem passar pela SCP.

O que faço na SCP são apenas lançamentos de vendas e recebimentos.

As despesas e pagamentos faço tudo diretamente na ostensiva, nas subcontas que criei para ela que compreendem a SCP.

Assim, quando você unir os balancetes e integrar as contas da SCP na Ostensiva, ficará descriminado e os valores baterão com as provisões, desde que fique tudo muito bem organizado em subcontas no balancete da ostensiva.

Decidi assim por conta da ostensiva arcar com todas as despesas e pagamentos relativos a SCP.

Volto a dizer, não sei se esse é o jeito correto, porém foi a forma que encontrei para contabilizar, pois esse tipo de empresa tem poucas informações práticas de lançamento e apurações, pois já pesquisei intensamente e o que encontro são teorias e conceitos.

De acordo com o que vi e interpretei, foi assim que decidi desenvolver minha empresa, porém não sei se é a forma correta.

E peço a alguém que se souber de uma forma melhor, ou puder nos orientar no sentido de que se estiver errado nos ajudar a consertar ficarei imensamente grato.

Qualquer duvida ou sugestão ou algo novo que você descobrir, por favor entre em contato comigo para podermos melhorar nossa forma de trabalhar.

Desde já agradeço.


Raquel Minhos Queiroz

Raquel Minhos Queiroz

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 11:51

Bom dia.
Também tenho muitas dúvidas sobre SCP, temos uma e não sabemos se estamos fazendo o correto.
Se a SPC não pode efetuar comprar, por não possuir vida própria, também não pode pagar, pois não tem dívida, então efetuo as compra em nome da Empresa A, sendo que são para a SCP, e pago pela empresa A. Quando eu for fazer a apuração do custo, quando for vender os imóveis, como vou fazer, porque no nosso caso, como efetua a venda dos imóveis pela CAIXA, minha casa minha vida, teve de criar um CNPJ para o RET, aí sim foi uma filial. Esta filial terá a receita destas vendas, mas terá o custo, porque foi toda a obra pela Empresa A, agora Matriz. E aí? Alguém pode nos auxiliar, porque já estamos no segundo ano fazendo lançamentos contábeis sem uma direção certa, porque quem sabe, não nos deu auxílio, almenos uma luz.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.