x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 648

Empresa no Simples e recolhendo os impostos como lucro presu

Liliana

Liliana

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar
há 8 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2016 | 10:29

Bom dia !

Alguém que possa me ajudar ou já passou pela mesma situação...
Quando entrei no escritório de contabilidade assumi algumas empresas dando continuidade a que já estava sendo feito.
Não percebendo que dentre as empresas tinha uma na seguinte situação.. Foi feito em 2012 uma alteração contratual dessa empresa passando ela de comercial para representação comercial, porém não alteraram o regime de tributação e a mesma desde então encontra-se enquadrada no simples e sendo recolhido seus impostos todos como se estivesse no lucro presumido ...
Só fui ver essa situação agora que fui optar pelo simples...
Fui até a Receita e me disseram pra que fizesse a DASN/DEFIS dos anos em atraso e deixasse a Receita apurar as informações, porém gera multa...
Não sei qual caminho devo recorrer...

Att.

Liliana

Sergio Roberto Bueno

Sergio Roberto Bueno

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2016 | 12:31

Infelizmente não há alternativa, é necessário efetuar o preenchimento do PGDAS e gerar os impostos pelo Simples Nacional. Com as multas (20%) e juros.

Os impostos pagos pelo Lucro Presumido é possível pedir ressarcimento e utilizar esses valores na compensação com outros tributos. O valor pago indevidamente pode ser atualizado pela taxa Selic.

Sds,
Sergio Roberto Bueno
Liliana

Liliana

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar
há 8 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2016 | 14:06

Sergio obrigada...
Mais essa empresa estava em uma atividade que só foi admitida no simples a partir de 2014 que é a de representação comercial ...

Sergio Roberto Bueno

Sergio Roberto Bueno

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 11:30

É necessário rever a questão das atividades descritas no contrato social e confrontar com o cadastro da Receita Federal, pois estranha a empresa ter atividade impeditiva e estar no Simples. Provavelmente a alteração não foi registrada na RFB.

Sds,
Sergio Roberto Bueno

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.