x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 6.933

Comprovação de rendimentos sem NF para MEI

Leandro Rodrigues Chaves

Leandro Rodrigues Chaves

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 8 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2016 | 20:45

Boa noite, pessoal!

Quando o MEI recebe pagamentos depositados ou transferidos para sua conta-corrente/poupança por clientes PF ou PJ sem ter emitido NF, como fazer para que estes valores sejam reconhecidos para efeitos de comprovação de renda e provar que não foi, por exemplo, doação de amigos e parentes?

Grato.

Marcos Roberto da Silva Pereira

Marcos Roberto da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 16:48

O MEI deverá informar, uma vez por ano, o faturamento anual através da Declaração Anual do MEI - DASN-SIMEI, acessando o Portal do Simples Nacional, entre 1º de janeiro e 31 de maio de cada ano. Nesta declaração não há descrição de recebimento com ou sem nota fiscal e sim o faturamento total, sendo assim, sugiro levantar toda a receita inclusive as que foram depositadas diretamente em conta bancária e fazer a declaração e sugiro, também, abrir uma conta corrente de PJ para as suas atividades.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 17:02

Leandro Rodrigues Chaves
Boa tarde!

Cabe lembrar que, ao MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Leandro Rodrigues Chaves

Leandro Rodrigues Chaves

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 17:11

Obrigado, senhores. Mas, e quando é o primeiro ano e ainda não foi feita esta declaração? Ao surgir, por exemplo, a necessidade de alugar um imóvel residencial e comprovar renda junto à imobiliária? Teria que fazer um DECORE? Se for esse o caso, como o contador reconhece que os depósitos são legítimos e realmente relativos a pagamentos que o MEI recebeu, sem que tenha ocorrido emissão de NF?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.