Contábeis o portal da profissão contábil

23
Sep 2017
01:00

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

DIRF - Informe de Rendimento PAGSEGURO

30respostas
20.976acessos

mostrando página 1 de 2
1 2
Suellen Zarelli

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens15
pontos366
membro desde18/06/2015
cidadeJundiai - SP
Postada:Quarta-Feira, 10 de fevereiro de 2016 às 18:12:37
Boa tarde pessoal,

Estou com uma empresa, que tem a maquininha de cartão do PAGSEGURO, solicitei o informe de rendimento para a cliente, e a mesma me enviou a resposta que eles encaminharam a ela, essa resposta é valida?Isso procede?

"A relação que o Pagseguro tem com os vendedores é a intermediação dos pagamentos/recebimento da suas vendas. Essa operação não gera Retenção na Fonte para emitirmos Informe de Rendimento. Nesse caso, não disponibilizamos deste documento."

Espero ajuda de vocês..

Obrigada!!!

2 pessoas aprovaram esta mensagem.

Marcelo Luis da Silva

Usuário Frequente

profissãoContador(a)
mensagens78
pontos628
membro desde30/07/2008
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 11 de fevereiro de 2016 às 15:00:49
Boa tarde,
Estou com o mesmo problema.
Intermediação não gera IRF?
Se não gera na PAGSEGURO, porque gera nas demais?

Alguém sabe?

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Rafael Masiero

Usuário Novo

profissãoAdministrador(a)
mensagens5
pontos206
membro desde07/05/2010
cidadeCascavel - PR
Postada:Quinta-Feira, 11 de fevereiro de 2016 às 16:40:02
Boa tarde, estou na mesma.

Luisa

Usuário 2 Estrelas Douradas

profissão
mensagens1.901
pontos11.929
membro desde05/11/2015
Postada:Quinta-Feira, 11 de fevereiro de 2016 às 17:35:57
Pessoal, me ajudem.

Quando tenho que solicitar dos clientes esse extrato da maquininha do cartão?
Não é somente lançar os valores de IR retido da folha de pagamento não?
Estou perdida, minha primeira DIRF
Me ajudem...

Marcos Vinícius

Usuário Iniciante

profissãoAnalista Fiscal
mensagens47
pontos476
membro desde04/05/2012
cidadeSete Lagoas - MG
Postada:Quinta-Feira, 11 de fevereiro de 2016 às 17:59:31
Boa tarde Maiara a melhor forma de você começar a lidar com este assunto é ler o MAFON-Manual de Imposto de Renda Retido na fonte 2015. Nele você encontrará todas informações necessárias para preencher e transmitir a dirf.

Luisa

Usuário 2 Estrelas Douradas

profissão
mensagens1.901
pontos11.929
membro desde05/11/2015
Postada:Sexta-Feira, 12 de fevereiro de 2016 às 10:45:19
Marcos Vinícius, bom dia!

Obrigada pela ajudar, vou dar uma lida sim.

Jamile C Z

Usuário Ativo

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens129
pontos946
membro desde25/08/2011
cidadeItatiba - SP
Postada:Quarta-Feira, 17 de fevereiro de 2016 às 12:01:35
Boa tarde a todos

Meu cliente PJ recebe através da PAG SEGURO, e entrou em contato com eles para obter o informe de rendimentos para DIRF2016 e foi informado que eles não fornecem o informe.
Como deve ser informado a PAG SEGURO na DIRF 2016 se nao temos o informe anual???? Alguém já fez/sabe?

Jamile

Daniel Pinheiro Camara

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens9
pontos60
membro desde04/09/2015
cidadeJundiai - SP
Postada:Quinta-Feira, 18 de fevereiro de 2016 às 07:48:37
Bom dia,
Estou com o mesmo problma. Dei uma lida no MAFON 2015 e no código 8045 diz:
Fato gerador: "Importâncias pagas ou creditadas por pessoa jurídica a outras pessoas jurídicas a título de comissões, corretagens, ou qualquer outra remuneração pela representação comercial ou pela mediação na realização de negócios civis e comerciais."

Ao meu entender o PayPal/Pagseguro se qualificaria como PJ de mediação de negócios civis.

Sobre a Responsabilidade do Recolhimento: "O recolhimento do imposto deverá ser efetuado pela pessoa jurídica que receber de outras pessoas jurídicas importâncias a título de comissões e corretagens relativas a:
(...)
f) administração de cartões de crédito
(...)
Os rendimentos e o respectivo imposto sobre a renda na fonte devem ser informados na Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) da pessoa jurídica que tenha pago a outras pessoas jurídicas comissões e corretagens nas hipóteses mencionadas nas letras de “a” a “h”."

Portanto no meu intendimento o Pagseguro deveria reter o IR, e enviar o "Informe Anual de Comissões pagas s/Cartão de Crédito 2015" para todos os usuários PJ.

Suellen Zarelli

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens15
pontos366
membro desde18/06/2015
cidadeJundiai - SP
Postada:Quinta-Feira, 18 de fevereiro de 2016 às 08:27:37
Bom Dia Colegas,

Depois de muito liga aqui e liga ali, consegui chegar a uma solução.
A Pagseguro não disponibiliza relatório, portanto temos que pegar todas as NF's emitidas por ela, e verificar se há IR retido, ai sim com esse valor declaramos.
é isso.. espero ter ajudado.

profissãoAuxiliar Escritório
mensagens1
pontos6
membro desde19/02/2016
cidadeTambau - SP
Postada:Sexta-Feira, 19 de fevereiro de 2016 às 15:00:23
Boa Tarde.

Tá.. se intermediação não gera IR, quem paga/recebe SIM. E nesse caso, quem seria? Ta sinistro isso hein.
Aguardo resposta porque tbm to nessa. =/

Suellen Zarelli

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens15
pontos366
membro desde18/06/2015
cidadeJundiai - SP
Postada:Sexta-Feira, 19 de fevereiro de 2016 às 19:45:21
Olá Angela
Intermediação gera sim IR, desde que o valor prestação de serviço de intermediação ultrapasse R$ 667,00 e que a empresa de intermediação seja optante pelo lucro presumido, real ou arbitrado.

Espero ter ajudado.

Daniel Pinheiro Camara

Usuário Novo

mensagens9
pontos60
membro desde04/09/2015
cidadeJundiai - SP
Postada:Quinta-Feira, 25 de fevereiro de 2016 às 08:06:34
Pesquisei mais um pouco a legislação, e cheguei a conclusão que a Cielo/Redcard/etc Não emitem sobre as taxas cobradas, portando, sim, a empresa precisa emitir o relatório DIRF. Contudo as empresas MercadoPago/PagSeguro/PayPal/etc EMITEM NF sobre as taxas cobradas, ao fazer isso, se isentam da obrigatoriedade de emitir o relatório, já que não irá reter IR na forma do COD 8045 em nome de seus clientes.

Conclusão Cielo e Redecard precisam do relatório (comissões pagas) pois retem em nome de terceiros. MegadoPago, PagSeguro e PayPal não precisam emitir o relatório (comissões pagas) pois não terem imposto em nome de terceiros.

Espero ter ajudado.

Jamile C Z

Usuário Ativo

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens129
pontos946
membro desde25/08/2011
cidadeItatiba - SP
Postada:Quinta-Feira, 25 de fevereiro de 2016 às 09:03:35
Bom dia Daniel,

De acordo com sua conclusão, meu cliente seria obrigado a informar a PagSeguro ou não? Pois não tenho o relatorio anual (a PagSeguro não disponibilizou), nem as notas (meu cliente disse que nao recebeu nota nenhuma)... :(

Jamile

Daniel Pinheiro Camara

Usuário Novo

mensagens9
pontos60
membro desde04/09/2015
cidadeJundiai - SP
Postada:Quinta-Feira, 25 de fevereiro de 2016 às 16:41:16
Jamile,
Antes de tudo deixe ratificar uma informação, o PagSeguro e o MercadoPago, enviam sim notas fiscais. Contudo, o PayPal não.

De acordo com sua conclusão, meu cliente seria obrigado a informar a PagSeguro ou não? Pois não tenho o relatorio anual (a PagSeguro não disponibilizou), nem as notas (meu cliente disse que nao recebeu nota nenhuma)... :(

Quanto a sua pergunta, o PagSeguro e o MercadoPago não tem retenção 8045, portanto não apresentam o relatório, portanto nada será declarado na DIRF (a não ser que tenha uma retenção simples de 1708 (IR) ou 5952 (CSRF)).

Todavia, o PayPal, ao não emitir NF se serviço, se qualifica como operadora de cartão, caindo no mesmo caso da Cielo e da Redecard, assim tendo a obrigação de enviar o relatório da DIRF.

Ficou mais alguma dúvida?

profissãoContador(a)
mensagens2
pontos128
membro desde18/12/2014
cidadeAbreu e Lima - PE
Postada:Terça-Feira, 22 de março de 2016 às 16:01:45
Amados, Boa tarde! Graça e paz.
É o seguinte: Porque as credenciadas autorizadas como Pagseguro, IZETTLE, e outras não enviam Informe de Rendimentos Anual para Imposto de Renda? Porque ela é uma prestadora de serviços que apenas é autorizada a receber suas vendas e antecipar o dinheiro através de depósitos e cobra por este serviço, mas as VENDAS são suas, não da Operadora. A única coisa que ela fornece são as Notas Fiscais de Serviço. Então, o que devo fazer?
Vamos lá: Se for Pessoa Física, faça o Carnê Leão. Nas Receitas veja o seu extrato bancário mês a mês ou salve o relatório das vendas que a Operadora oferece (Salva em Excel e o relatório sai as vendas diárias), separe mês a mês e confira com os depósitos nos extratos. Confeccione o Carnê Leão (O seu autônomo deve ser Profissional Liberal vendedor (529), lançando as Receitas mês a mês (Recebi da Pagseguro... CNPJ. .., referente vendas conforme extrato) coloque as despesas inerentes a profissão, como todas as notas fiscais de compra dos fornecedores, porque Apurado não é lucro, você teve que comprar a mercadoria para vender, correto? Se for vendedor ambulante você pode se creditar das despesas de combustível, alimentação e manutenção do veículo. Se for empresa, não precisa de nada disso, pois a própria contabilidade já dará conta do recado.
OBS: As vendas que você recebe da operadora já é líquida. Vem descontada as taxas cobradas).
Espero ter ajudado.
Boa sorte a todos!

Elaine M. C. Oliveira

Usuário Novo

profissãoAnalista Contabilidade
mensagens3
pontos146
membro desde30/01/2013
cidadeBelem - PA
Postada:Sexta-Feira, 6 de janeiro de 2017 às 14:17:42
Com relação as notas do PAGSEGURO, serão lançadas como despesa, porém de qual forma estaremos dando baixa desse serviço prestado ?

profissãoContador(a)
mensagens2
pontos128
membro desde18/12/2014
cidadeAbreu e Lima - PE
Postada:Terça-Feira, 10 de janeiro de 2017 às 16:58:37
Boa tarde Elaine.
Você fala em relação a empresa? Se for, você vai cadastrar a PAGSEGURO como fornecedor, como segue abaixo:
NOTA FISCAL
D-= Despesa
C= Fornecedor

PAGAMENTO
D= Fornecedor
C= Banco

Miriam

Usuário Novo

profissãoDentista
mensagens3
pontos17
membro desde16/11/2016
cidadeSao Jose dos Campos - SP
Postada:Quinta-Feira, 12 de janeiro de 2017 às 12:44:49
Boa tarde pessoal!
Como fica a declaração PF dos valores recebidos no Pagseguro, para fazer o Carnê Leão? Eu sou dentista e vou fazer a minha primeira declaração. Coloco os pagamentos por paciente/CPF ou coloco o valor transferido do meu saldo Pagseguro naquele mês para a minha conta com o CNPJ deles? Estou muito perdida com isso!
Outra dúvida, posso declarar os meus gastos com material/insumos e protético como despesa?

Luan Martins

Usuário Novo

profissãoSubcontador(a)
mensagens1
pontos21
membro desde14/12/2015
cidadeGeneral Carneiro - PR
Postada:Sexta-Feira, 13 de janeiro de 2017 às 10:58:43
Bom Dia...

Na pagina do PagSeguro tem informações que explicam por que não disponibilizam o informe de rendimentos...

Segue link: https://pagseguro.uol.com.br/atendimento/perguntas_frequentes/categoria/seguranca/pela-internet/o-pagseguro-envia-comprovante-de-informe-de-rendimentos-para-ir-e-dirf.jhtml#rmcl

Regis Goulart

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens4
pontos428
membro desde06/06/2014
cidadeTubarao - SC
Postada:Quarta-Feira, 1 de fevereiro de 2017 às 23:39:03
Peçam para os clientes que usam o pagseguro para gerar o extrato no caminho <MINHA CONTA - INFORME ANUAL DA DIRF>, tem que estar logado na conta da empresa.

Espero ter ajudado.

Att

Regis Goulart
Contador
CRC/SC: 037685/O-0

Aliança Contabilidade
Rua Acácio Patrício Lima, 203, Vila Esperança, Tubarão/SC
Telefone: (48) 3628-3937 / 99680-7540

Marcos Vinícius

Usuário Iniciante

profissãoAnalista Fiscal
mensagens47
pontos476
membro desde04/05/2012
cidadeSete Lagoas - MG
Postada:Quinta-Feira, 2 de fevereiro de 2017 às 09:18:50
Bom dia, ajudou muito sim Regis Goulart. Só me responde uma pergunta: você sabe dizer se essa opção já existia, ou é uma atualização do PagSeguro?
Porque confesso que ja tinha procurado no site e nunca a localizei.

Regis Goulart

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens4
pontos428
membro desde06/06/2014
cidadeTubarao - SC
Postada:Quinta-Feira, 2 de fevereiro de 2017 às 13:36:35
Acredito ser uma opção nova, pois foi a primeira vez que encontrei assim.

Att

Regis Goulart
Contador
CRC/SC: 037685/O-0

Aliança Contabilidade
Rua Acácio Patrício Lima, 203, Vila Esperança, Tubarão/SC
Telefone: (48) 3628-3937 / 99680-7540

Eduardo Martins André

Usuário Novo

mensagens29
pontos350
membro desde24/06/2009
cidadeNova Friburgo - RJ
Postada:Sexta-Feira, 3 de fevereiro de 2017 às 15:53:30
Mensagem Editada por Eduardo Martins André em 03/02/2017 16:10:22
Boa tarde, Sr Daniel Pinheiro Camara, concordei com seu primeiro entendimento retirado do MAFON, contudo, não consegui chegar a mesma conclusão que o senhor chegou no segundo momento:

Contudo as empresas MercadoPago/PagSeguro/PayPal/etc EMITEM NF sobre as taxas cobradas, ao fazer isso, se isentam da obrigatoriedade de emitir o relatório, já que não irá reter IR na forma do COD 8045 em nome de seus clientes.

Trecho extraído do MAFON para o código 8045: "O recolhimento do imposto deverá ser efetuado pela pessoa jurídica que receber de outras pessoas jurídicas importâncias a título de comissões e corretagens relativas a:
...
f) administração de cartões de crédito;"

Ou seja PagSeguro recebe de meu cliente (Empresa X) a importância a título de comissões através de uma nota fiscal.
Esta nota vem sem a retenção porque conforme o próprio MAFON a recolhimento do IRRF deverá ser efetuado pela própria PagSeguro, conforme exposto acima, através do código 8045 até o último dia útil do 2º (segundo) decêndio do mês subsequente ao mês de ocorrência do fato gerador.

A informação que vou colar abaixo foi extraída da IN 1671/2016 mas em todas as INs anteriores que disciplinam a DIRF vem a mesma coisa:

"Art. 16. Os rendimentos e o respectivo IRRF deverão ser informados na Dirf 2017:
...
f) administração de cartões de crédito;
...
Art. 17. As pessoas jurídicas que tenham recebido as importâncias de que trata o art. 16 deverão fornecer às pessoas jurídicas que as tenham pagado, até 31 de janeiro do ano subsequente àquele a que se referir a Dirf 2017, documento comprobatório com indicação do valor das importâncias recebidas e do respectivo imposto sobre a renda recolhido, relativos ao ano-calendário anterior."

Minha conclusão a PagSeguro que recebeu do meu cliente (Empresa X) importâncias sobre administração de cartões de crédito conforme artigo 16 supracitado, deveria fornecer conforme artigo 17 o Extrato.

Agora!! Porque o PagSeguro emite nota e a CIELO/REDE não?
Acredito que seja, porque, o PagSeguro é uma credenciada autorizada prestador de serviço e não uma Operadora de Cartão de Crédito.

O foco da questão, acredito que deve ser voltado para o tipo do pagamento, parametrizando-o na legislação, como fiz acima, o que nos leva a crer que trata-se de uma comissão paga da administração de cartões de crédito feito pelo meu cliente (Empresa X) para uma credenciada autorizada (PagSeguro).

Att
Eduardo
profissãoContador(a)
mensagens2
pontos14
membro desde03/02/2017
cidadeFortaleza - CE
Postada:Sexta-Feira, 3 de fevereiro de 2017 às 16:57:12
Galerinha, vamos lá.

Um cliente me procurou para ajudá-lo. Ele é MEI, no entanto possui a máquina Moderninha da PagSeguro com cadastro no CPF dele e NÃO no CNPJ do MEI.

Pergunta: Como proceder para DIRF dele?

Grato ;)
Eduardo Martins André

Usuário Novo

mensagens29
pontos350
membro desde24/06/2009
cidadeNova Friburgo - RJ
Postada:Sexta-Feira, 3 de fevereiro de 2017 às 17:08:22
Mensagem Editada por Eduardo Martins André em 03/02/2017 17:12:48
Boa tarde; Sr Cledson Alexandre,

MEI não é obrigado a fazer DIRF.

Visto que os rendimentos estão no CPF, aconselho proceder com o preenchimento do Livro Caixa (Carne Leão) , logo acima (22/03/2016) a nobre colega Maria das Neves de França fez uma ótima explicação sobre esse recebimento na pessoa física.

Bons estudos!!

E/T - A respeito do que falei acima neste dia às 15:53, confirmo que emiti todos os Informes de Renda para DIRF do PagSeguro através do link: https://pagseguro.uol.com.br/minha-conta/dirf.jhtml

Att
Eduardo

Att
Eduardo

profissãoContador(a)
mensagens2
pontos14
membro desde03/02/2017
cidadeFortaleza - CE
Postada:Sexta-Feira, 3 de fevereiro de 2017 às 17:28:32
Eduardo, boa tarde.

Obrigado pela resposta.

No caso, ele ´também terá que fazer a Declaração Anual de IR 2017 para informar os valores de 2016 que informou no carnê-leão?

Grato,
Alex
profissãoContador(a)
mensagens2
pontos17
membro desde09/02/2017
cidadeAdamantina - SP
Postada:Segunda-Feira, 13 de fevereiro de 2017 às 09:45:55
Pessoal bom dia.
Uma empresa que teve aplicação financeira com imposto retido, é obrigada a entregar a DIRF?
Obrigado
Wilian Jorge de Oliveira

Usuário 2 Estrelas Novas

profissãoContador(a)
mensagens299
pontos3.063
membro desde27/03/2009
cidadeRondonopolis - MT
Postada:Terça-Feira, 14 de fevereiro de 2017 às 10:00:47
Bom dia a todos.

Quem me passa a base legal que na DIRF é obrigatório informar valores oriundos de operadoras de cartão de crédito.

Grato.
Gabriella

Usuário Novo

profissãoSecretária
mensagens1
pontos6
membro desde14/02/2017
cidadeNova Mutum - MT
Postada:Terça-Feira, 14 de fevereiro de 2017 às 17:11:53
Boa tarde!Recebi um e-mail da PAGSEGURO em janeiro/2017 referente ao DIRF. Segue informações passadas para meu e-mail. Caso alguém esta com dúvida de como tirar o extrato DIRF.
Caro Cliente,
Em atendimento ao regulamento alínea "f", inciso I, do artigo 15 combinado com o artigo 16 da Instrução Normativa RFB nº 493/2005, estamos disponibilizando pelo site do PagSeguro o Informe Anual da DIRF 2017.

Para acessar o Informe Anual da DIRF 2017, favor seguir as instruções abaixo:

Acesse sua conta no PagSeguro > Clique em Minha Conta > Informe Anual da DIRF > Selecionar o Informe da DIRF referente ao ano-calendário (para abrir o documento digite a senha com o CNPJ de 14 dígitos sem pontos, virgulas ou símbolos).

Em caso de dúvidas entrar em contato com a Central de Atendimento: 4003-1775 capitais e regiões metropolitanas e 0800-728-2174 para demais localidades, exceto celular.

Atenciosamente,
Equipe PagSeguro.

PagSeguro. Sua compra protegida.
Ana Aguiar

Usuário Novo

profissãoAdministrador(a)
mensagens2
pontos1
membro desde12/09/2017
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 13 de setembro de 2017 às 00:12:58
Maria das Neves de França gostaria de conversar com você, poderia entrar em contato por favor?

mostrando página 1 de 2
1 2

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.4 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César