x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 6.596

Contabilização taxa de franquia

Paulo de Tarso

Paulo de Tarso

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Domingo | 14 fevereiro 2016 | 11:18

Bom dia nobres colegas.

Como posso fazer a contabilização do pagamento da taxa de franquia? supondo que essa taxa foi paga através de empréstimo do esposo da sócia, antes da abertura da empresa.

Lembrando que a taxa de franquia é uma taxa paga pelo franqueado ao franqueador pelo direito de uso da marca.

JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 21 abril 2016 | 17:41

Boa tarde,
Estou com a mesma dúvida amigos do forum!
Tenho clientes que estão adquirindo franquias; ou seja; são franqueados de uma rede de lojas.....abriram a empresa normalmente com Contrato Social e um valor de Capital Social X. Agora eles estão pagando a Taxa de Franquia que seria a compra da mesma e mensalmente irão pagar os Royalties referente as vendas da Marca.
Em que conta do Plano de Contas devo contabilizar esse pagamento da Taxa de Franquia? Seria no Ativo ou posso lançar em despesas com Franquias?E os Royalties pagos mensalmente posso contabilizar em Despesas mesmo?
Agraço a quem me ajudar.
Abçs

"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.