x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.813

ajuste de exercícios anteriores

ALINE APARECIDA ALMEIDA MOURA

Aline Aparecida Almeida Moura

Iniciante DIVISÃO 4, Analista
há 8 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2016 | 13:45

Olá, boa tarde.

Alguém poderia me auxiliar em uma dúvida?


A empresa recebeu o IPTU de 2010 na época, não contabilizou. Entrou com processo na Prefeitura, solicitando revisão do valor. O deferimento com o novo valor saiu em 2015. Chegou novo boleto, corrigido, porém com vencimento para 2015. Como contabilizar?

Grata.

Aline

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2016 | 11:32

oi, contabilizam-se

faz-se as provisões:
> valor principal = debite: * ajuste de exercícios anteriores [patrimônio líquido\lucros ou prejuízos acumulados]
> acréscimos de multa, juros e juros de mora = debite: multa/juros s/ impostos [despesas operacionais\despesas tributárias]
> valor total = iss à pagar [passivo circulante\obrigações fiscais (ou tributárias)]

na quitação do imposto:
debite: inss à pagar [idem acima]
credite: banco c/c. [ativo circulante\caixa e equivalentes de caixa (antigo "disponível")]

* esse lançamento terá efeito na:
- demonstração do balanço patrimonial (bp) 2015
- demonstração do fluxo de caixa (dfc) 2015
- demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (dlpa) 2015
- demonstração das mutações do patrimônio líquido (dmpl) 2015
- deve- se constar nas "notas explicativas" do encerramento do exercício de 2015.

ps.: segue-se referência sobre como e quando se aplica "ajustes de exercícios anteriores":

www.contabeis.com.br

bom trabalho e bons estudos!

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 18:16

oi, caso o regime de tributação da empresa, no ano de 2010, tenha sido pelo lucro real trimestral ou ajuste anual, deve-se atentar a orientação do colega acima, no que se refere a escrituração (ajustes e controles) do livro de apuração do lucro real (lalur) .

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 9 maio 2016 | 15:00

Eu estou com dúvida na mesma situação. No meu caso, não foi efetuada a provisão de um INSS ref. o ano de 2013, e acabaram fazendo o recolhimento deste apenas agora. Empresa do Lucro Presumido.
Assim sendo, deveria ser lançado a D: Ajuste de Exercícios Anteriores e C: Caixa/Banco ?

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.