x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 3.102

Autenticação Livro Diario - ECD

RENATA BDM

Renata Bdm

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 07:35

Com a alteração do Decreto 8.683/2016 , as empresas que entregam o Sped Contábil ao entregar o arquivo , o livro será automaticamente autenticado , e a taxa para a autenticação não precisa mais pagar ?

CARVALHO

Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 08:27

Bom dia!

Prezados

Com relação a assinatura dos livros permanece o que está no manual, onde só é permitido assinar mediante E-CPF A3, pois a maioria dos nossos clientes e do Simples Nacional e ambos não tem o E-CPF ou seja os mesmos terão que adquirir o certificado?

Carvalho
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 08:39

Jailton,

Devem ser utilizados somente certificados digitais e-PF ou e-CPF, com segurança mínima tipo A3. Os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ ou e-PJ) não podem ser utilizados.

A empresa em si poderá fazer procuração para o e-CPF do contador, sendo possível o envio.

--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 08:55

Bom dia a todos,

O que nosso colega Kaik R. Vieira explicou é como funciona. Há realmente a possibilidade de fazer a procuração para o contador assinar pelo sócio.
Mas eu tenho restrições a isso e não recomendo, pelo fato de que assim o contador vai ser o único responsável se houver alguma irregularidade.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Luciana Araujo Emmerich

Luciana Araujo Emmerich

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 10:26

Bom dia

Tenho uma dúvida quando a sequencia numérica dos livros na ECD.
Essa será a primeira transmissão pela ECD referente o ano calendário 2015. Os livros anteriores ainda não foram registrados.
Qual a sequencia devo seguir ? A ordem numérica, ou pelo último livro registrado ?

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 18:53

Boa noite Luciana Araujo Emmerich,

Para seguir a ordem é pela sequencia de livros ao longo dos anos. O correto seria autenticar os livros anteriores e para depois transmitir na sequencia da numeração.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
DEIVIS R.

Deivis R.

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2016 | 08:44

Estou com um dúvida, fiz o registro normal do livro diário n° 07 em 2014, só que enviei o ECD ref. a 2014 como n° 01, gostaria de saber como posso resolver isso, lembrando que a empresa é registrada em cartório.

Em 2015 foi enviado o ECD como n° 02.

Se alguem souber como resolvo isso agradeço.

Att.

Deivis

DEIVIS R.

Deivis R.

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 17:06

Marcos, o de 2014 foi registrado como livro 07 normalmente no cartório, o de 2015 fui enviar pelo RTD (eletrônico), aí deu exigência no n° 02 de 2015 dizendo que já tinha registrado o n° 07 de 2014 (livro papel), no curso do ECD me falaram que no caso de cartório a numeração começaria como n° 01.
2014 registrei n° 07 no cartório e enviei ECD como n° 01;
2015 ainda não registrei, to em dúvida no que fazer, se registro como n° 08 no cartório ou retifico os ECd's e envio para registro eletrônico.

Alguem tem alguma idéia se retifico os 2 ECD's (2014 e 2015 como numeração 07 e 08) ou deixo os ECD's assim mesmo e registro em papel.

Att.

Deivis

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 20:10

Boa noite,

Me parece que tem como fazer a retificação do arquivo. Aqui no forum mesmo você pode procurar que deve haver algum tópico sobre retificação do ECD.

A autenticação do livro físico entendo que deve ser igual ao SPED e consequentemente seguir a numeração que vinha sendo usada.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
DEIVIS R.

Deivis R.

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 09:23

Marcos bom dia, eu estava fazendo assim com os livros da Jucesp, só que fomos numa palestra e nos informaram que para livro registrado em cartório a numeração começaria do 1.
Dureza

Grato pela atenção.

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 18:54

Boa noite Deivis R.

Entendo a confusão... Aqui teve alguns consultores também passando informações que cairão por terra. É a dura vida de contador.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 19:03

Boa noite,

Aqui não chegamos a ter essa informação quanto ao numero. Aqui nos cursos foi passado o certo quanto ao numero dos livros, portanto não precisou retificar. Quando me referi a informações que caíram por terra era sobre o ECD foram sobre outras coisas.

Mas acredito que você deveria ver se tem como retificar e proceder com a retificação.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.