Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 6.801

Declaração do IRPF - Obrigatoriedade com o cliente

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 07:56

Bom dia Rodrigo,

A elaboração da DIRPF não é obrigação do contador. Via de regra é feita por ele até por uma questão de comodidade do cliente, entretanto nada o impede de elaborá-la e (naturalmente) cobrar pelo serviço extra.

Exigir a devolução do arquivo de importação é um direito do cliente. Entregar a cópia da DIRPF pronta em papel ou PDF é obrigação do contador. Felizmente não existem leis regulamentando este procedimento, já as temos demais!.

O que deve existir é o bom senso do contador. Aqui costumamos entregar uma cópia impressa (se não for DIRPF de cliente) e uma em PDF se for de cliente.

Arquivamos uma cópia em PDF de todas as declarações elaboradas e os arquivos .DBK, DEC. e REC. Desta forma sempre as temos disponíveis sem o retrabalho de digitá-las se preciso.

...

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 08:13

Bom dia Rodrigo,

Entendo que não é obrigado a entregar o arquivo não, e não entregamos. Não existe lei que regulamenta.

Entregamos somente a declaração e o recibo de entrega, impressos ou em PDF.

Abraço.

PATRICIA OLIVEIRA

Patricia Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 21 abril 2016 | 11:52

Bom dia, á todos!

Tivemos problemas no computador que foram feitas as Declarações de Imposto de Renda 2015 e, os dados salvos acabaram sendo deletados.
Como recuperar o arquivo back-up das Declarações de IR?
Existe a possibilidade de recuperar pelo E-CAC?

Não gostariamos de ter que digitar todas elas novamente e, sim restaurar no programa para apenas fazer as alterações e enviar a DIRPF 2016.

Muito obrigada e, aguardo ajuda.

Paulo Suzuki

Paulo Suzuki

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 21 abril 2016 | 14:43

Acredito que nao tera como recuperar, mas acredito que gerando um codigo de acesso para os cleintes voce consegue baixar o arquivo pelo ecac

Robison Luiz dos Santos

Robison Luiz dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Perito(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2016 | 20:47

Sergio Fernandes,

Existe lei que regulamenta, só não é específica mas entra no direito do consumidor... o cliente o contratou para fazer a declaração e pagou pelo trabalho... é direito dele receber o arquivo transmitido, justamente para que possa importar o ano anterior caso faça a próxima em local diverso...

Na minha opinião contador que nega a entrega do arquivo está agindo de má fé e não respeitando os honorários pagos pelo cliente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.