x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 937

Primeiro Imposto de Renda

Helen Queiroz

Helen Queiroz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 março 2016 | 14:54

Boa Tarde Colegas!
Me formei a um tempo em Ciências Contábeis, porém nunca trabalhei na área.
Este ano peguei alguns impostos de renda pra realizar, para uma renda extra, porém estou com dúvidas para fazer pois nunca fiz antes.
Alguém teria modelos para me mostrar? Quanto devo cobrar de honorários? e o que devo apresentar ao cliente após fazer o IR?
Desde já agradeço, obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 10 março 2016 | 21:24

Boa noite Helen,

É imperativo que você use o menu Ajuda do programa em cada ficha que você estiver preenchendo e que pergunte sobre tudo o que tiver dúvida, pergunte muito e aprenderá muito. Você tem um "Fórum inteiro" a sua disposição.

Muita atenção quanto a variação patrimonial de cada contribuinte para quem você elaborar a DIRPF, lembre-se que você está "mexendo com dinheiro dos outros", se o cliente ficar em malha fina, certamente (para ele) você será a culpada mesmo que não o seja. O melhor contador não é necessariamente aquele que faz com que o cliente receba mais dinheiro de restituição, ainda que os clientes pensem assim.

Face a isto não procure agradar o cliente e fazer o que não deve para que ele pague menos imposto ou tenha maior restituição. É preferível não se responsabilizar por este tipo de DIRPF. Os valores a serem cobrados variam bastante em razão do trabalho puro e simples. Aqui não cobramos menos que R$ 150,00 mas temos DIRPFs que chegam a três mil e quinhentos reais.

Boa sorte na nova empreitada e (repito) conte conosco.

...

antonio w. f. de campos

Antonio W. F. de Campos

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Técnico
há 8 anos Quinta-Feira | 10 março 2016 | 22:13

Como bem disse o amigo Paulo Heusi, às vezes somos obrigados a agir como advogados "mais com a razão do que com o coração ", bom em contrapartida eu também aqui em Araçatuba, eu cobro a partir de R$ 150,00 e dependendo dos bens, imposto, e todo trabalho vou subindo gradualmente, já a algum tempo eu venho utilizando uma planilha do excel disponível no site do Prof. Angelo Adalberto Tonon, é uma planilha muito bem elaborada e da para vc calcular a Apuração da Variação Patrimonial e Comparativa Declaração Completa e Simplificada. de fácil utilização e os resultados são idênticos à declaração que vc irá transmitir., boa sorte na sua nova empreitada.

Antonio de Campos
Tc/Sp

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.