x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 18.096

Distribuição de Lucros - comprovante da distribuição.

RODRIGO SANGALI

Rodrigo Sangali

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 08:15

Gostaria de saber se o comprovante de deposito por si só serve para comprovar a distribuição dos lucros ou se é necessário um recibo assinado pelo sócio para comprovar a distribuição.

Se possível postar a fundamentação legal.

Renato Soares

Renato Soares

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 08:59

Bom dia grande Rodrigo,

Na empresa que trabalho (escritório de contabilidade) sempre enviamos para os sócios um recibo em papel timbrado e com a assinatura do Contador e carimbo. Esse recibo sempre atendeu nossos clientes aqui em Pernambuco.

Infelizmente não disponho de base legal, apenas da experiência que tenho aqui.


Espero que tenha ajudado amigo.

Cordialmente,

Renato Soares
HVR Soluções em Contabilidade LTDA

"Você nunca sabe a força que tem, até que sua alternativa é ser forte!"
RODRIGO SANGALI

Rodrigo Sangali

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 16:50

Prezados, o modelo do recibo eu tenho, só preciso saber se existe um lei, norma ou jurisprudência que obriga ter o recibo além do comprovante de depósito.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 21:47

Boa noite Rodrigo

Nada há em lei que obrigue a emissão do recibo além (é claro) do bom senso. Tudo que é pago deve ter um comprovante do pagamento.

É recomendável a emissão do recibo apenas para que os sócios não possam afirmar que desconheciam a distribuição naquele valor e ou que discordem dele, e para que a empresa tenha mais um comprovante de que este foi feito.

Entretanto a empresa tem vários outros comprovantes do pagamento da mesma, tais como débito em conta corrente em favor do sócio, os lançamentos contábeis no Diário e Razão, Balancetes de Verificação, Notas Explicativas das Demonstrações contábeis,Demonstração dos Fluxos de Caixa, etc.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.