x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 76

acessos 59.260

Tema de Monografia

CRISTIANE

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Domingo | 16 outubro 2011 | 11:33

Renata,

Há um livro em formato digital chamado "Contabilidade do Terceiro Setor" do Júlio César Zanluca que podes comprar através do link http://www.portaldecontabilidade.com.br/obras/terceirosetor.htm, o mesmo custa R$ 69,00 e a compra te dá direito a atualização do conteúdo durante um ano.
Além dele há o "Contabilidade para Entidades Sem Fins Lucrativos - Terceiro Setor" do Paulo Arnaldo Olak e Diogo Toledo do Nascimento (Ed. Atlas) que podes adquirir, por exemplo, na Saraiva, e que atualmente custa R$ 46,80.

Diana Queiroz

Diana Queiroz

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 00:07

Olá galera,
devido a grande quantidade de postagens aqui gostaria de uma ajudinha,
estou ingressando agora no último ano de contábeis e ainda não sei sobre
que tema abordar o tcc. Já pensei em muita coisa e em nada ao mesmo tempo.
Diferentemente da maioria, gosto muito da área de Dep Pessoal a qual já
tenho uma noção e bases para desenvolver algo. Pensei em falar sobre o
FAP um tema, digamos que, novo ou ainda os tributos da folha de pagamento
de uma empresa lucro real con ênfase nos mais onerosos.
O que acham? Alguma idéia?

DJONES D. T. SANTOS

Djones D. T. Santos

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Operações
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 12:17

Diana,

Voce esta no caminho certo. Acredito que o proximo passo a ser adotado é eliminar todas as outras opcoes e passar a focar unicamente no Dpto pessoal. Alem de que vc tb ja tem o tema especifico que sao os tributos da folha. Voce esta bem a frente dos seus colegas, pode ter certeza.

Cintia Sabino Senra de Assis

Cintia Sabino Senra de Assis

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 13:23

Boa tarde pessoal, estou no 8º periodo de ciências contabeis e gostaria de saber se alguem conhece um site ou algum material que possa me enviar para dar inicio a minha monografia, meu tema é : "Planejamento Tributario" e meu estudo é sobre empresas que atuam no ramo de distribuidora hospitalar.

bjos a todos...


Cintia Assis

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 17:31

Sobre a questão do tema, não acho que se deve buscar algo que “está na moda”, mas essencialmente algo que possa ser útil, principalmente para a organização na qual você atua. Lembrem-se de que se for necessário realziar trabalho de campo, deve ser levado em consideração o esforço e a viabilidade necessários para tal etapa de desenvolvimento.
Delimitação de tema é fundamental, Alinhamento com a área de estudo do orientador, idem. Veja algumas dicas. Assista gratuitamente à aula demonstrativa do Curso em vídeo aulas de Metodologia do Trabalho Científico
http://unieducar.org.br/cursos.asp?cod=2&cod_curso=451

Cássio

Cássio

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 21:46

Boa noite

Estou fazendo um TCC (Revisão Bibliografica) cujo tema é - A importância do conhecimento dos profissionais da area sobre gestão tributaria.

Estou tentando encontrar como e aonde nós profissionais nos atualizamos.

Alguem pode me auxiliar.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 10:51

Cassio,

alguns livros, revistas, jornais, boletins informativos, o diário oficial, cursos e palestras do CRC e SESCON são atualizações.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Fabi Oliveira

Fabi Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2012 | 13:51

oi gente, para o TCC eu havia escolhido um tema relacionado a elisão fiscal, mas a orientadora têm um certo preconceito quanto ao tema, visto que não há muitas descobertas nesse meio, já que os parâmetros pelos quais se pode fazer uso para diminuir a carga tributária, já estão todos expostos em dispositivos legais, portanto, eu ia só chover no molhado.

Eu pesquisei bastante novamente, e resolvi falar algo relacionado à "Neutralidade Fiscal para convergência Às normas internacionais da Contabilidade". nesse assunto, poderiam me ajudar dando sugestão a delimitação to tema? ou posso partir justamente desse que achei interessante?

"A Escrita, Compreendi, foi invenção não de um poeta, mas de um Contador, na necessidade de fazer registros".
Giseli Maria Da Silva

Giseli Maria da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 22:43

Caros, colegas estou com muita dificuldade para execultar, este trabalho, é um estagio - TCC, é para escolhermos uma ramo de atividade, e falar sobre os impostos federais estaduais e municipais, folha de pagamento e sobre mercadologia, produtos, ou prestação de serviço, concorrencia,etc

esta empresa imposto de renda lucro rela trimestral

por favor se alguem tiver algum, material disponivel, e puderem me orientar, quanto, qual melhor seguimento para trabalhar, agradeço.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 15:23

Oi Giseli,
Quando falamos sobre qualquer tipo de trabalho de pesquisa, para escolher um tema, o ideal é que façamos uma delimitação do assunto, pois, caso contrário, será impossível escreer algo bom a respeito.
Definitivamente não dá para falar – num único TCC – de todas essas variáveis de uma vez só.
Agora vou mostrar como é possível segmentar o objeto de estudo, passo a passo:
Vamos supor que você quer falar sobre tributação, então escolha uma das esferas: Federal, Estadual ou Municipal;
Se optou pela tributação federal, agora você deve escolher um dos tipos ou então dois, para realizar uma análise comparativa entre os escolhidos. Vamos supor que você optou pela comparação da carga tributária federal entre os regimes de Lucro Presumido e o Simples Nacional;
Agora você deve escolher se irá analisar indústria, comércio, ou serviço, em função de que a tributação no Simples e no LP muda em função da área de atuação. Vamos supor que você optou então pela atividade comercial;
Agora você deve segmentar ainda mais. Dentro da área comercial, você deve então selecionar uma atividade específica, pois como bem sabemos, há peculiaridades existentes em cada uma dessas atividades que podem interferir negativamente na pesquisa realizada. Segmentando ainda mais, vamos então optar pela escolha da atividade de comércio varejista de confecções;
Segmentando ainda mais, vamos optar por estudar apenas uma empresa de pequeno porte, com faturamento anual entre R$ 1.800.000,00 e R$ 2.400.000,00. Isso porque as alíquotas também mudam em função de faturamento da empresa tributada.
Agora vamos estudar o que? Um bom tema seria a análise comparativa da carga tributária federal, comparando os efeitos tributários do Lucro Presumido x Simples Nacional sobre uma determinada empresa que atua no comércio varejista de confecções, que possui faturamento anual de R$ 2.000.000,00
Bom, agora podemos adiantar e escolher o nome do trabalho: Seria algo mais ou menos assim:
Tributação de microempresa comercial varejista de confeções na cidade de ?????. Análise comparativa da carga tributária federal. Efeitos gerados a partir da opção de tributação entre o Lucro Presumido e o Simples Nacional.
Detalhe: você não precisa identificar a empresa estudada.
Ajudei? Se tiver mais dúvidas, acesse o conteúdo do curso gratuito Curso Online de Monografia e Trabalhos Acadêmicos - Como elaborar
Em: http://unieducar.org.br/cursos.asp?cod=2&cod_curso=487
Se quiser se aprofundar no assunto, recomendo o curso Curso em vídeo aulas de Metodologia do Trabalho Científico
Você pode assistir à videoaula gratuita em http://unieducar.org.br/cursos.asp?cod=2&cod_curso=451

Giseli Maria Da Silva

Giseli Maria da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 19:09

Oi, Juracy, na verdade não me expressei, bem, este trabalho ja foi defenido,pelo coordenador do meu curso, quando eu falo em dizer sobre a esfera estadual, municipal e federal, estou dizendo a respeito dos impostos que vai ser gerado dentro desta empresa, ja foi estabelecido que esta empresa é de grande porte enquadrada no lucro real e seu imposto de renda é trimestral, então tenho que escolher um ramo de atividade, acho que vou falar da prestação de serviço de contabilidade, portanto este escritorio tem que ser de grander porte e optante pelo lucro real, dai devo fazer a contabilidade desta empresa destacanto a folha de pagamento, escrita contabil,as declarações etc, antes tenho que falar da história, da mercadologia etc, algo que ja esta determinado pelo coordenador.Portanto se vc tiver algum material que eu posso aproveitar, agradeço.

um abraço.

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 10:16

Bom dia pessoal!!

Estou terminando minha POS graduação e é necessario fazer um artigo ou uma monografia para a conclusão. Eu já tenhu uma monografia na parte de Planejamento Tributário, o que eu quero que voces me ajudem é como posso fazer para aproveitar essa monografia para fazer um artigo? estou sem ideias.

Att
Humberto

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Lidy Borges

Lidy Borges

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 10:20

Ricardo A. Borges Teotonio Por Favor me ajude... rs!
Estou precisando de um Tema interessante para fazer minha monografia, me dê sugestões de bons temas... Inicialmente pensei em fazer algo do tipo "Processos de Fraudes em Licitações Publicas" Mas seria difícil conseguir material...
Obs: Me identifico com a parte de Administração.

Giseli Maria Da Silva

Giseli Maria da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:59

Olá Pessoal, tudo bem, por favor estou precisando da ajuda de vcs novamente, estou em um estudo de caso em que devo decidir em exportar ou não os moveis da empresa em questão para a cidade de Serowe do pais Africano Botswana Continente sul africano, acontece que eu tenho que fazer um levantamento referente a economia de serowe, mas encontro apenas dados geografico e populacional da cidade ficando dificil tomar a decisão de exportar ou não

Anna Gabriela Queiroz

Anna Gabriela Queiroz

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contas à Pagar
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 01:32

Olá...
Estou no meu primeiro ano de contábeis.
Preciso fazer uma previa do tcc,de 5 á 10 paginas, estou com muitas duvidas referente ao assunto que devo escolher, pra falar a verdade estou completamente perdida.
Gostaria de dicas e opções, algo que não seja muito difícil mais que seja interessante e tenha vasta fontes de pesquisas.
Obrigado!

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.