x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.118

Vendas e despesas (empresa de Lucro Real)

Carla Rodrigues

Carla Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 15:37

Boa Tarde!

Colegas, tenho um dúvida referente a venda de combustível através de Cupom Fiscal.
Tenho um a empresa cuja tributação é Lucro Real( Posto de Combustível), sem conveniências, este vende óleo diesel portanto tem uma receita nessa venda e ao mesmo tempo que vende ela envia o próprio Cupom Fiscal para ser lançado em despesas. Isso porque ele usa essa venda para abastecer o caminhão da empresa Isso é correto?


Att.
Carla Rodrigues.

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 anos Domingo | 17 abril 2016 | 21:51

Boa Noite,

Carla,

recebi a seguinte sugestão:

Não existe um procedimento para o caso em questão, já que para qualquer retirada de combustível, automaticamente é gerado um cupom fiscal.

1) ao retirar o combustível do tanque gerará o cupom fiscal e neste caso, aparecerá na Redução Z deste dia como uma receita.

Para esta operação não ser considerada uma receita, a empresa emitirá uma nota fiscal de entrada como se fosse uma devolução da venda, informando em Dados Adicionais o que ocorreu (retirada para uso e consumo) e também informado o número do cupom fiscal.

2) Teoricamente com a emissão da nota fiscal de entrada o produto voltaria ao estoque e neste caso, será emitida nota fiscal com o CFOP 5.949 de transferência de estoque para uso e consumo.

Como trata-se apenas de sugestão, sugerimos que a empresa faça uma consulta junto à Copat.

2) Demais mercadorias retiradas do estoque para uso e consumo:

Neste caso, aconselha-se que seja emitida uma Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A ou ainda NF-e, de saída, contra o próprio estabelecimento, contendo além dos demais requisitos exigidos, no:

I - Campo CFOP: 5.949;

II - Campo Natureza de Operação, descreve-se: "Transferência de mercadoria em estoque para uso e consumo";

III - Campo Descrição dos Produtos: a descrição completa dos produtos, compreendendo nome, marca, tipo, modelo, série, espécie, qualidade e demais elementos que permitam sua perfeita identificação;

IV - Campo Base de Cálculo do ICMS: deixar em branco;

V - Campo Valor do ICMS: deixar em branco;

VI - Campo Informações Complementares:

a) "Mercadoria que estava registrada no Estoque de Mercadorias para Revenda e que está sendo transferida para a conta de Material Destinado ao Uso ou Consumo do Estabelecimento."

b) Caso a empresa tenha regime normal de apuração do ICMS, deverá constar a seguinte observação: "Não Constitui Fato Gerador do ICMS, conforme o art. 1º do RICMS-SC/01".


Em se tratando de empresa com regime normal de apuração do ICMS, deverá ser efetuado o estorno do crédito do ICMS, se este havia sido aproveitado no momento da aquisição das mercadorias. O estorno será efetuado através de lançamento direto no Livro de Registro de Apuração do ICMS, no Quadro "Débitos do Imposto" na linha "Estorno de Créditos" (RICMS-SC/01, arts. 36 e 82, inciso I).

esta sugestão foi aqui para SC mas foi informado para se fazer uma consulta ao COPAT

mas talves lhe sirva como sugestão

Gilmar Jesus Mendes
Robson Máximo

Robson Máximo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 17:30

Boa noite Carla!

Outra Sugestão

Tenho a mesma situação, e procedemos da seguinte forma:

Todo cupom retirado como abastecimento para a própria empresa, é utilizado para emissão de NF-e com CFOP 5557 -Transferencia para Uso e Consumo (configurar software para não baixar estoque) indicando o numero do cupom no campo observações. Como o ilustre Gilmar Mendes disse, todo combustível retirado gera inevitavelmente o cupom, que por sua vez entrará no LMC dando baixa no estoque normalmente. Você deve contabilizar a transferência para uso ou consumo abatendo na Venda Bruta (pois não houve venda), e arquivar o cupom junto com a nota emitida para eventual verificação do Fisco.

Obs.: Estou em MG e não há crédito de ICMS na compra de combustíveis para revenda.

Att.:
Robson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.