Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 938

projeto para rotinas administrativas

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sábado | 16 abril 2016 | 11:53

bom dia

gostaria de implantar algumas rotinas fiscais !
alguém teria uma dica,ideia,modelo?

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 07:55

Bom dia Michele

Vamos lá... algumas dicas que julgo ser primordias para uma boa escrituração fiscal e seus efeitos:

1) Efetuar a conferência da escrituração fiscal analisando as operações com crédito dos impostos checando base de cálculo e respectivos tributos. Mesma regra para saídas (ainda que tenhamos um sistema seguro, acho importante periodicamente analisar as operações se estão sendo tributadas corretamente).
2) É preciso analisar as operações em relação ao CFOP e CST. Deve ser verificado se o CST combina com o CFOP.
3) Conciliação dos impostos com relatórios contábeis.
4) Cruzamento das obrigações acessórias.
5) arquivamento do xml de todas operações (entradas e saídas)
6) Cruzamento de lançamentos de notas com retenção dos impostos e respectivas guias de recolhimento.

Enfim, cada empresa monta seus procedimentos de acordo com suas operações. Se tiver alguma situação específica que queira nos informar, talvez fique mais fácil para auxiliá-la.

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 08:35

Enides Trevisan

bom dia


foram validas as suas dicas,irei acrescentar no meu projeto.
vi que vc é coodenadora fiscal,quais as maiores dificuldade em coodenar o setor fiscal?

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 09:35

Michele

Acho que o maior desafio é estar sempre atualizada. Acompanhar o setor fiscal sem leitura, sem acompanhamento das alterações em legislação é certamente incorrer em erros. Eu atuo nos impostos indiretos (ICMS, IPI, Pis e Cofins) , temos alterações praticamente todos os dias, dentro das quais, muitas nem se relacionam direto ao objeto da empresa em que atuo, mas para saber se aplica ou não, tem que fazer a leitura, a interpretação.

Também é importante conscientizar as pessoas que atuam no operacional que a leitura e interpretação dos conceitos por elas também é fundamental, pois por mais que um sistema esteja bem configurado e aplique corretamente as operações, podem haver falhas, por isso, o profissional que atua na área precisa conhecer conceitos, entender os fatos geradores dos impostos, conhecer suas alíquotas e bases, etc para uma boa escrituração e apuração dos impostos.

abs

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 09:37

Enides Trevisan

verdade

obrigado pelas dicas,pela explanação,me ajudou muito.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.