Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 698

Carnê Leão 2015

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 11:02

Bom dia,

Estou fazendo a declaração de imposto de renda de um dentista, só que me surgiram algumas dúvidas.

- A dentista não fez carnê leão em 2015.

1 - Como ela tem muitas despesas dedutíveis: aluguel, condomínio, luz e etc ... (todas elas em seu nome), quando eu fiz a simulação em nenhum mês deu imposto a pagar. Se eu transmitir os carnês agora (retroativamente) ela terá algum problema no ajuste de declaração?

2 - Se eu ignorar o envio retroativo do carnê leão e fizer somente a declaração de IR ela terá imposto a pagar. O que seria mais prudente: Fazer o carnê leão retroativo e ao fazer o ajuste na declaração de IR, não ter imposto a pagar ou lançar tudo no imposto de renda e pagar o imposto?

Obrigado!

Vinicius de Moraes
Contador

" Seja paciente com as limitações dos outros, se coloque no lugar do outro, ajudar nunca é demais."
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 14:05

Vinicius de Moraes,

Se você fez a apuração mensal e não deu imposto a pagar em nenhum mês, então ela também não terá imposto a pagar na DIRPF, referente aos rendimentos tributados no carnê-leão. Você vai gerar o arquivo de exportação, no programa do carnê-leão, e depois importar no programa da DIRPF.

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 14:32

Márcio,

Obrigado pelo ajuda, mas uma outra dúvida

O carnê leão dela não foi transmitido em 2015, para eu exportar para a DIRPF eu não deveria primeiro transmitir esses carnês retroativamente?


Vinicius de Moraes
Contador

" Seja paciente com as limitações dos outros, se coloque no lugar do outro, ajudar nunca é demais."
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 14:52

Vinicius, não tem como transmitir o carnê-leão. Ele é um programa auxiliar ao programa da DIRPF. Serve só para fazer o cálculo mensal, gerar a guia/darf (se for o caso), e depois exportar para a DIRPF. Aí sim, a DIRPF é que será transmitida.

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 16:55

Muito obrigado pelo esclarecimento Márcio.

Abraço

Vinicius de Moraes
Contador

" Seja paciente com as limitações dos outros, se coloque no lugar do outro, ajudar nunca é demais."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.