x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 653

Animal morto durante o transporte

Frank Guimarães

Frank Guimarães

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 09:06

Bom dia, estou em dúvida de como proceder em relação a morte de um gado durante o transporte na entrega, devo emitir uma NF de retorno ou de devolução? qual seria o CFOP correto? sei que tenho que emitir uma NF de baixa no estoque, o CFOP correto é o 5.927? Caso eu envio outro gado no lugar é só emitir uma nova NF de venda?

Grato.

Pessoal, já obtive a resposta e deixo aqui para quem se interessar.
Não será NF de devolução e sim retorno da venda, deverá ser emitido uma NF de entrada com o CFOP "1.949" ou "2.949" com a Natureza de Operação "Mercadoria não Entregue ao Destinatário", e constar em Informações Complementares o Motivo e os dados da NF que acompanhava o animal, como número, data e destinatário.
Para a baixa no estoque deverá ser emitida uma NF de saída com o CFOP "5.927" com a Natureza de Operação "Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de Perda" e deverá constar novamente em Informações Complementares o Motivo e os dados da NF que acompanhava o animal, como número, data e destinatário.
E caso a venda permaneça deverá emitir uma nova NF de venda.
Obs: Os demais dados na NF serão iguais a da NF de venda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.