x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 537

NF-e de entrada por destinatário

YAGO QUEIROZ

Yago Queiroz

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 16:43

Boa tarde prezados colegas!
Empresa 47.24-5-00 - Comércio varejista de hortifrutigranjeiro.
A empresa compra frutas, porém, o vendedor por ser do campo e não ter Inscrição Estadual, muito menos internet, não emite NF-e.
A empresa sendo destinatária poderá emitir uma NF-e de entrada? Pois, isto tem causado transtornos para os registros contábeis e gerenciais.

BRUNO DE AZEVEDO

Bruno de Azevedo

Bronze DIVISÃO 5
há 8 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 17:04

Não. A nota fiscal de produtor rural é um documento obrigatório para acompanhar a produção agropecuária nas operações efetuadas pelo agricultor, seja venda ou transporte e deve ser emitida em todas as saídas de bens e produtos. Quem não emitir está sujeito a multas e cobranças de impostos, que poderiam ser dispensados caso houvesse a emissão.

YAGO QUEIROZ

Yago Queiroz

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 17:11

Bruno de Azevedo, entendo desta maneira de acordo com o que prevê a legislação, só que infelizmente este segmento é um caso serio no que se refere as compras com NF-e. Por conta dos baixos preços, as empresas optam em compras com esses produtores irregulares. Com isso, a destinatária acaba sendo penalizada por contas dos registros fiscais e descontrole gerencial. Por conta desses fatores e alguns outros é que temos buscado a melhor maneira de tentar achar uma saída antes que sejamos obrigados a trocar de fornecedor.

BRUNO DE AZEVEDO

Bruno de Azevedo

Bronze DIVISÃO 5
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 12:00

Yago,

Infelizmente não há saídas quanto isso, ou ele se filia-se a uma cooperativa de agricultores ou faz o MEI que é muito fácil de se fazer, sem custo na abertura e ainda trara benefícios para ao próprio. Entendo perfeitamente a sua preocupação, mas a lei ta cada dia mais rigorosa a tendência é enforcar mais para ter mais arrecadação.

JOSEILMA MATIAS

Joseilma Matias

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 08:15

Yago Queiroz,

tenho esse mesmo problema aqui, uma industria de cerâmica que compra matéria prima a produtor que não emite nota fiscal. Fui orientada pelo contador a emitir a nota de entrada na própria cerâmica, já faço isso a um algum tempo e nunca tivemos problemas.

Att,

Joseilma Matias
Administradora de empresas - Especialista em Direito administrativo e gestão pública.
A serviço no Ativa Contabilidade e Consultoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.