x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 653

Sou microempreendedora (MEI) como me aposentar

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 29 abril 2016 | 19:26

Boa noite,

Adriana Lucia, a contribuição paga pelo MEI dá direito a aposentadoria por idade e garante um salário mínimo. Para poder requer a aposentadoria por tempo de serviço ou com um valor maior do que o salário mínimo, deverá ser recolhido o INSS de forma complementar em guia separa a guia do MEI.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 2 maio 2016 | 15:02

Adriana Lucia


Boa tarde!

O MEI primeiramente se aposenta por idade com um salário minimo.... Mas pode-se fazer um complemento ... Neste caso basta calcular 20% sobre o valor que deseja pagar e subtrair desse valor os 5% do salário mínimo que está sendo pago. Será feita uma guia complementar através de carnê do INSS. ..

Sugiro que antes de pagar este valor a mais verifique através de uma consulta no INSS se vale a pena fazer esta complementação pois em muitos casos o valor do investimento é menor que o do retorno ...


Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.