Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 756

Wesley

Wesley

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 31 março 2009 | 15:16

Trabalhei por 14 meses como autonomo em uma empresa. No RPA era descontado o IRRF, mas não o INSS. A empresa é obrigada a fazer o desconto de 11% no salário, além dos 20% que ela deve pagar. Como posso solicitar que isso seja reparada para poder contar na aposentadoria?
Outra questão: se alguem fica desempregado por alguns meses, e depois volta a trabalhar registrado novamente, tem como pagar os meses que não trabalhou ao INSS para contar na aposentadoria?
Obrigado,
Wesley

Franlley Gomes Belem

Franlley Gomes Belem

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 31 março 2009 | 17:49

Ola Colega,

A sua primeira questão,
Se vc têm os documentos em mãos, primeiro tente falar com o responsavel pela firma, caso a situação continue, vá ao ministério do trabalho. Em último caso, procure um advogado, é seu direito.

Ref. a segunda questão,

sim vc pode pagar o período que estava desempregado, mas cuidado se vc por acaso recebeu seguro-desemprego neste período.

Att:

Franlley Gomes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.