Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 113

acessos 158.054

Enquadramento CNAE Simples Nacional

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 11:21

Bom dia Claudio

Peço para que verifique o Seguinte Topico, no qual Deve-se dar créditos ao nosso Amigo Saulo Heusi pela sua explicação.

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
Claudio Magalhaes Polonia

Claudio Magalhaes Polonia

Bronze DIVISÃO 3
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 11:28

Já estou pensando em mudar a atividade para 62.09-1/00 SUPORTE TECNICO.MANUTENÇÃO E OUTROS SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, será que para esta que também a ambigua terei problemas?

Cláudio Polónia
Douglas Adolpho

Douglas Adolpho

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 11:33

Bom dia Cladio.

Atividade citada acima 62.09-1/00 SUPORTE TECNICO.MANUTENÇÃO E OUTROS SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO é Ambigua - Anexo II da Resolução CGSN nº 6/2007 e Resolução CGSN nº 50/2008.

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 11:38

Claudio

Neste Topico também contem algumas informações no qual ira de fato lhe esclarecer melhor suas dúvidas.

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
Arcileu Ramos Bosque

Arcileu Ramos Bosque

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a) Financeiro
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 10:54

Bom dia,

Gostaria de tirar algumas dúvidas. Estou abrindo uma empresa para elaboração de projetos para financiamentos agrícolas e achei o CNAE que acho que se enquadra melhor que é o 7490-1/03, entretando esse CNAE é IMPEDIDO de aderir a Simples. Gostaria de saber se posso utilizar algum outro CNAE que se enquadre no Simples, e caso isso não seja possível qual será a tributação para esse CNAE?

Atenciosamente,

Arcileu Ramos Bosque

Ana Carolina de Lima Grosso

Ana Carolina de Lima Grosso

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 13:57

Olá, alguém pode me ajudar?
Estou incluindo atividades em uma empresa, à mesma é optante pelo simples nacional, e o dono pretende continuar nesta opção. Portanto ao consultar o cnae 0230-6/00 ou no anexo II aparece a situação Códigos previstos no CNAE que abrangem concomitantemente atividade impeditiva e permitida ao Simples Nacional. Não entendi. Será que existem atividades deste cnae que podem ser executados e outras não? Onde encontro isso?


Carol
Rio Doce
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 14:13

Boa tarde Ana

0230-6/00 - ATIVIDADES DE APOIO À PRODUÇÃO FLORESTAL
Atividade permitida desde que não preste serviços florestais tais como inventário florestal;
consultoria técnica de administração florestal;
avaliação da madeira;
semeadura aérea de espécies florestais;
controle de pragas florestais;
repovoamento florestal - replantio de espécies florestais, inclusive em encostas, em margens de rios e de lagos;
inspeção aérea de repovoamentos florestais


Fonte: Alfredo Portinari Maranca
Co-autor do livro "Regulamento do Simples Nacional Comentado"
Representante dos Estados SE - Comitê Gestor do Simples Nacional

...

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 junho 2013 | 17:49

Boa tarde Marco

Se a atividade secundária não é impeditiva, e cumpridas as demais exigências da leis, sua empresa não será excluída.

Att

SINEI MENEZES

Sinei Menezes

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Banco de Dados
há 10 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 17:35

Boa Tarde

Por favor, gostaria de um esclarecimento quanto a seguinte dúvida:

1) Empresa de Estética que utiliza o uso de Carboxi. Pode um empregado Tecnólogo ou Técnico em estética fazer este procedimento nas clientes? Poderia também nos dar a base legal?

Desde já agradeço,

André Oliveira

André Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 6 fevereiro 2014 | 15:41

Boa tarde,

Gostaria da ajuda dos colegas quanto a seguinte situação:

Uma biomédica está querendo abrir uma clínica de estética que realize procedimentos estéticos com o uso de Carboxi e Botox.
Alguém sabe qual CNAE eu poderia enquadra-la para que sua modalidade de tributação seja Simples Nacional?

Desde já agradeço!

André Oliveira
Contador
[email protected]
PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 6 fevereiro 2014 | 15:55

André Oliveira

Boa tarde

Me parece que esses procedimentos somente podem ser realizados por médicos, e sendo assim penso que o cnae é 8630-5/01, e não há opção de coloca-la no simples

Att

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 11:39

4684-2/99 - Comércio atacadista de outros produtos químicos e petroquímicos não especificados anteriormente

Atividade Ambigua
O CNAE 4684-2/99 está incluso no ANEXO VII - § 2º Art. 8º da Resolução CGSN nº 94 de 2011 - Códigos previstos no CNAE que abrangem concomitantemente atividade impeditiva e permitida ao Simples Nacional.

Nota: A ME ou EPP que exerça atividade econômica cujo código da CNAE seja considerado ambíguo poderá efetuar a opção de acordo com o art. 6º, se:
I - exercer tão-somente as atividades permitidas no Simples Nacional, e;
II - prestar a declaração que ateste o disposto no inciso I.
(§ 3º Art 8º da Resolução CGSN 94/2011)

Caso a empresa exerça tão-somente atividades permitidas, poderá segregar a receita pelo Anexo I

SANDRA MOREIRA

Sandra Moreira

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 08:34

Bom Dia!

Estou alterando uma empresa que já é enquadrada no Simples Nacional para a atividade de comércio atacadista de bebidas não alcoólicas e não refrigerantes com o CNAE 46354/03 - ATIVIDADE CONCOMITANTE - PERMITIDA E IMPEDITIVA . Neste caso, deverei enviar declaração à RFB de que não exerçe atividade impeditiva, mesmo já estando no Simples Nacional em virtude de outras atividades?

RODOLFO MACIEL DIAS ALVES

Rodolfo Maciel Dias Alves

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 14:57

Boa Tarde,

Gostaria de saber se posso usar o FPAS 825 com o seguinte CNAE:

1013-9/01 Fabricação de Produtos de Carne

Através desde FPAS a empresa irá fazer uma enorme economia com a relação aos encargos previdênciários.

Desde já agradeço

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 15:13

Boa tarde Rodolfo!

Não, pois de acordo com a atividade econômica identificada através do código FPAS definem-se quais empresas serão obrigadas a contribuir para: Seguridade Social e outras entidades; e Fundo / terceiros (Salário-Educação, INCRA, SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEBRAE, DPC, Fundo Aeroviário, SENAR, SEST, SENAT, SESCOOP).

O contribuinte tem a responsabilidade de enquadrar a empresa utilizando o código de FPAS nas tabelas disponíveis na Internet, no site da Receita Federal do Brasil.

Se não me engano, pelo seu CNAE o FPAS é 507.

RODOLFO MACIEL DIAS ALVES

Rodolfo Maciel Dias Alves

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 17:21

Boa Tarde Jaqueline,

Obrigado pela sua resposta!

Estava usando o FPAS 507, só que a empresa contratou uma consultoria, e os advogados orientaram que o recolhimento deverá ter como base o código FPAS 825.

A empresa agora só pagará o valor de terceiros, já que o mesmo não pode ser compensado, outros valores serão compensados devido o valor recolhido a maior nas demais competências recolhidas no FPAS 507.

Será que está correto?

Obrigado

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 17:48

Boa tarde Rodolfo!

Você estava usando o código FPAS correto!

Pelo que entendi essa consultoria quer enquadrar um industria como agroindústria, porém o CNAE não permite isso!

Copie e cole este link na sua barra de pesquisa e verifique

http://auditecma.com.br/

Tabelas Práticas - Tabela de Código FPAS com Descrição de Atividades

Boa Sorte!

Página 4 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.