Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.451

Venda com ST para Industria

JOAO PAULO

Joao Paulo

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 7 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 14:41

Boa Tarde.

Um atacadista de SP compra produtos de outros Estados, tais produtos que aqui em SP estão sujeitos a ST, então quando fazemos a revenda aqui para dentro do Estado usamos CST 060 e CFOP 5405, e quando vendemos para industria usamos os mesmos códigos e colocamos no campo observação a mensagem "Artigo 272 - O contribuinte que receber, com imposto retido, mercadoria não destinada a comercialização subseqüente, aproveitará o crédito fiscal, quando admitido, calculando-o mediante aplicação da alíquota interna sobre a base de cálculo que seria atribuída à operação própria do remetente, caso estivesse submetida ao regime comum de tributação.” , pois sabemos que a industria aqui em SP pode se creditar nesses casos.
Acontece que uma industria está se recusando a receber a nota fiscal, e afirma que por se tratar de produto para industrialização somos obrigados a destacar o ICMS com CFOP 5102 e alíquota de 12%. Outro contador me afirmou que não devemos fazer isso pois seria destaque indevido do ICMS. E agora quem está com a razão? Continuo no 5405 ou mudo para 5102? Mas se mudar para 5102 ai vamos pagar ICMS duas vezes?

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 15:24

Boa tarde João Paulo,

Seu procedimento está correto, manter conforme aludido no artigo 272º do RICMS paulista. O contribuinte industrial neste caso pode se aproveitar do crédito aplicando a alíquota interna sobre o valor da compra sendo o remetente contribuinte substituído, a contrário dito, pelo que conheço somente afasta esta hipótese quando o remetente for o substituto tributário do produto, caso este deverá o industrial informar que será utilizado como insumo para não aplicação da substituição tributária.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 16:38

Imagina João,

Suas dúvidas e de muitos um dia foram as minhas. Compartilhar é o essencial.


Abraços e bom final de semana.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.