Contábeis o portal da profissão contábil

23
Out 2014
19:15

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


DIRF por regime de caixa ou de competência

1   respostas
7.821   acessos
  

POSTS RELACIONADOS

Daniella Jesus

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 6 de abril de 2009 às 11:36:22
Bom dia


Tenho uma dúvida a respeito do preenchimento da DIRF, pois a contabilização é feita pelo regime de competência, mas a DIRF menciona quanto ao preechimento do rendimento tributável como regime de caixa.

Texto de lei sobre o IRRF: "Fato gerador do IRRF é o crédito ou pagamento, dos dois o que ocorrer primeiro".

Texto da instrução da DIRF : "relativamente aos rendimentos tributáveis: Deverá ser informada a soma dos valores pagos em cada mês, independentemente de se tratar de pagamento integral em parcela única, de antecipações ou de saldo de rendimentos, e o respectivo imposto retido.

Exemplo, o lançamento da NF é feito no mês de JANEIRO /08, o pagamento dessa NF é feito em FEVEREIRO/08, e o imposto retido foi em FEVEREIRO/08.
Assim, de acordo com a lei do IRRF (fato gerador) o cálculo do imposto foi feito com base janeiro, ou seja, lançamento (crédito), porém na DIRF o que rege são os pagamentos efetuados no mês.

A dúvida é que em qual mes eu lanço na DIRF o rendimento tributável, em janeiro ou fevereiro?

Saulo Heusi

Usuário VIP

postada em: Segunda-Feira, 6 de abril de 2009 às 11:53:38
Bom dia Daniella,

Como você mesma constatou em consulta ao Menu Ajuda da DIRF;

Em relação ao beneficiário incluído na Dirf, deve ser informada a totalidade dos rendimentos pagos, inclusive aqueles que não tenham sofrido retenção.

Deverá ser informada a soma dos valores pagos em cada mês, independentemente de se tratar de pagamento integral em parcela única, antecipações ou de saldo de rendimentos, e o respectivo imposto retido.


Ratificando as informações de acima, os rendimentos a serem informados são os efetivamente pagos no mês, ou seja, no exemplo de acima, deverão ser informados no mês de Fevereiro/2008 (Regime de Caixa)

...

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades


Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.16 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César