Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.668

Licença maternidade não informada na época correta

Fernanda Lopes

Fernanda Lopes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 7 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 11:15

Bom dia,

Estou com uma situação bem complicadinha... Uma empresa não me passou que uma funcionária tinha dado a luz, então não foi informada a licença maternidade dela, isso foi em novembro. Agora eu informei o afastamento no meu sistema e não rodei o cálculo, reenviei a SEFIP somente com a informação do afastamento dela, e vou começar a pedir compensação a partir de maio. Na SEFIP, as guias ficaram com os valores que tinham anteriormente, porém só com o afastamento informado. A pergunta é, eu posso pedir compensação de salário maternidade em qualquer momento, ou deveria ter recalculado tudo para trás e informado as guias com as compensações? Porque se eu fizesse isso, as guias que já foram pagas estariam com valor sobrando que eu pediria a compensação agora, que a meu ver, daria na mesma coisa...

Grata.

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe. Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 11:55

Fernanda, bom dia

Da forma como você fez está correto. Prazo que a Previdência coloca, até onde sei, é de 5 anos para pedir compensação.

O salário da empregada, durante a licença, foi pago normalmente, certo?

Fernanda Lopes

Fernanda Lopes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 7 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 14:13

Boa tarde, Andréia

Sim, a empresa pagou tudo corretamente. Só preciso pedir a compensação agora. Minha colega questionou a parte de não ter recalculado para trás e só ter informado o afastamento, disse que de repente a Receita não ia aceitar a compensação.

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe. Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 16:16

Isso mesmo, concordo com a Patrícia. Administrativamente o que lhe garante o crédito para efetuar a compensação é a retransmissão do valor correto, o que vai resultar em "pagamento a maior" da guia de INSS da época. Esse crédito você aproveita agora.

Fernanda Lopes

Fernanda Lopes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 7 anos Sexta-Feira | 27 maio 2016 | 17:04

Muito obrigada pelas respostas!
Vou refazer.

Grata.

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe. Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.